Promocão dos jogos a preço livre ultrapassa US$ 1 milhão e leva a abertura de código
Via @rbp chega a notícia de que a promoção do pacote de jogos a preço livre que divulgamos na semana passada (e na qual os usuários de Linux receberam destaque positivo) alcançou um marco surpreendente (arrecadando mais de US$ 1 milhão, sendo mais de US$ 300.000 destinados às instituições sem fins lucrativos beneficiadas) e vai retribuir o fato abrindo o código de vários dos jogos participantes.
O lançamento sob licenças livres deve ocorrer ainda na semana corrente, começando pelo jogo Lugaru HD e se estendendo também aos jogos Aquaria, Gish e Penumbra Overture. (via wolfire.com)
Isso sim é notícia boa!
Não esperava que eles fossem lucrar tanto. Muito bom pra o software livre e pra nós usuários, de repente agora, as industrias de jogos, vão dar mais atenção pra os usuários linux. Já que foram a maioria a doar! ou melhor, que doaram a maioria ;)
Nossa, essa merece um chope! :-)
Para quem não jogou este Lugaru, é um jogo em terceira pessoa onde vc controla um coelho (aliás, todos no game são coelhos) e tem q desvendar (basicamente batendo e matando os outros coelhos) e se vingar daqueles que mataram sua familia. Se vc ver um corpo no chão vc pode esfaqueá-lo, chutá-lo, dentre outras coisas. É bizarro.
Embora os gráficos não tenham uma qualidade extrema, é muito divertido e pasmem, violento pra caramba, com sangue e tudo.
O cara que criou o jogo devia estar drogado quando pensou nele… hauaha
Coelhos, sangue… E agora em código-aberto?
Já o penumbra é outro jogo excelente, ótimo para quem gosta do gênero terror.
Quem sabe este case faça com que mais fabricantes de jogos lancem promoções do tipo para games multiplataforma.
amei! ^^
Excelente noticia! Só o pessoal da 2D Boys ficou devendo… :-( Nada de código aberto… Se eles não pretendem investir no desenvolvimento de uma nova versão, que liberem o código e deixem a comunidade seguir com isso… :-)
Ah sim, o Lugaru foi licenciado sob a GPL: http://hg.icculus.org/icculus/lugaru/file/0b8beb014a87/COPYING.txt
Nossa, essa merece um chope! :-) x2
E o pessoal do Penumbra já confirmou no fórum que será GPL também… :-) http://www.frictionalgames.com/forum/thread-3337-post-27603.html#pid27603 – Fantástico!!!
Muita gente que “compra” software, na verdade, compra apenas uma cópia e uma licença de uso para aquela cópia. O que aconteceu com esses jogos abre precedentes para um novo tipo de mercado: o mercado de venda de código; onde os desenvolvedores se comprometem abrir o código se conseguirem uma determinada quantia em dinheiro.
Essa estratégia deu muito certo com o Blender e fortalece estúdios independentes, favorece a liberdade do usuário, apoia o software livre e leva ao desenvolvimento de jogos mais inovadores.
Espero que isso ocorra com maior frequência de agora em diante.
Mais uma vez a prova do “pague quanto acha que vale”, vende muito mais que o normal.
Claro que isso se aplica em software, nada fisico, mas é um ótimo começo e ai vemos a que ponto chegou.
Parabéns :D
O fonte é aberto mas os arquivos de dados continuam proprietários. O que não deixa de ser uma boa notícia.
Nossa! Essa merece um chope (x3).
Uau! adorei jogar World of Goo é muito legal e tem que ser um bom arquiteto e engenheiro, tá nem tanto, mas com um pouquinho de raciocínio consegue.
Penumbra, joguei a um tempo atras, cheguei em uma parte que não consigo mais sair, até tem tutoriais na internet, porém a emoção é descobri sozinho. Ótimo jogo e bem assustador, pelo menos eu fiquei com medo em certas horas dos lobos/cachorros.
Agora com código aberta, a tendência é só melhorar. =D
Isso deveria acontecer com todos os jogos.Tem muitos jogos que faturaram muito mais que isso ,mas mesmo assim não lançaram em código aberto.Ao contrário,preferem aproveitar o copyright infinito para lucrar e revender o jogo milhares e milhares de vezes.Isso é ilogico,pois assim o fabricante do jogo rouba o dinheiro da população.
O software feito de forma justa e lógica deveria ser lançado ao público depois que o trabalho já fosse custeado, porque depois disso todo o dinheiro que ganha sem trabalho correspondente é roubo.
Por favor, não vão se desconectar da realidade. O trecho destacado aqui no BR-LInux só conta metade da história. Leiam o artigo de um dos envolvidos:
http://www.4colorrebellion.com/archives/2010/05/11/gamers-are-awesome-gamers-are-assholes-observations-from-the-humble-bundle/
Com relação a “pirataria”:
Well, over the past few days, Wolfire has seen 49.3 TB of raw downloads. The average user has downloaded about 490 MB of data (again, this is skewed by outliers – one user downloaded 10.3 GB). If you do some simple math, you find that there have been 105,497 downloaders. At the time that these numbers were released, there has been 79,000 paying customers. So, how about that? At least 25% of downloads of the Humble Indie Bundle have been by pirates (this doesn’t even include those that copied all of the games and mirrored them off-site).
Ou seja, mesmo com o “pague quanto quiser”, *pelo menos* 25% dos downloads não vieram de consumidores. Isso considerando os que ainda fizeram o favor de torrar a banda deles.
The lesson there? Some people will always be assholes. No matter how easy a developer makes the process for the end-user, someone will pirate the game. The noble fight against DRM? Bull. Piracy will always exist, regardless of DRM. Sadly, publishers will probably never pick up on this lesson, and will keep inventing more and more punishing measures that will only effect the legitimate customers.
Precisa dizer mais nada.
@Henrique, 25%… Ainda me parece um percentual bem baixo para o mundo do software, onde há países como a Rússia onde a maioria esmagadora das licenças de software são ilegais.
Ou em Cuba, onde 100% americanos são, já que os EUA não podem negociar com a ilha comunista :-)
Eu mesmo baixei o World of Goo tanto para Linux quanto para Windows. Aliás, para Linux foram três vezes: uma pro meu pc, outra pro pc da minha namorada (né, dona @Kelyane?) e outro pro pc da minha irmã. E só paguei por uma cópia.
Os desenvolvedores não criaram nenhum mecanismo de restrição para os downloads. Os links dos arquivos são absolutos, ou seja, qualquer um que os tenha pode obter os arquivos. A “chave” para quem comprou é só um link que leva a uma página com a lista com os arquivos. Só isso.
E não, não me senti lesado por ter pago por algo que poderia ter “obtido” de graça, como estes 25% aí. Pelo contrário, pelos resultados (bons games e abertura do código de alguns deles), senti que o que eu paguei (um valor baixo, confesso, pois universitário não recebe salário) valeu a pena.
Como disse acima, espero que esta tática de “pague o quanto quiser” sirva como exemplo para outras fabricantes de jogos multiplataforma.
@Henrique
Pirataria é invevitável, sempre terá, mas vamos por os pés no chão: foram 25% de pirataria e 75% vendidos legalmente o que esta muito além de minhas espectativas, já que pelo modelo adotado esperava algo em torno de 45% vendido legalmente e o resto pirata mesmo.
O pessoal de Blender estava quebrando e ofereceu o software primeiro para a “comunidade” de software livre. Se não conseguissem o dinheiro, iam vender o código para alguma empresa. Foram US$ 400.000,00. Lembro-me do caso porque fiz uma pequena doação.
Um exemplo que não deu certo foi o do Xara, pois o pessoal queria uma doação (se não estiver certo me corrijam, por favor) para liberar uma versão light e manter a versão completa proprietária. Parece que não interessou muito.
Essas iniciativas são interessantes para mostrar para as empresas que elas tem um público usuário de software livre disposto a comprar software proprietário de qualidade. Eu me sujeito a usar Windows porque muitos programas profissionais que eu uso simplesmente não existem para Linux ou Mac e não existem alternativas.
Eu comprei os jogos, e comprarei outros se houverem propostas semelhantes.
Não utilizo linux porque “é de grátis”, mas sim porque tenho controle total do que quero na minha máquina.
Se o software é bom, porque não comprá-lo por um preço justo?
@Henrique
Queria ver quantos destes downloads “piratas” foram feitos no Brasil, só para ver a quantas anda a Lei de Gerson.
:-D
Queria ver quantos dos downloads piratas vieram de usuários windows e quantos de usuários de linux.
Meio off, mas vou aproveitar pra fazer um paralelo:
Fui a um teatro ver uma comédia e desisti pq o ingresso estava 50,00. Na saída tinham outros comediantes oferecendo filipeta pro show deles à 15,00. Não pensei 2x comprei o ingresso. O teatro estava lotado e a comeria era ótima. Devem ter sido umas 500 pessoas pelos meus cálculos.
A semelhança nisso é q se vc faz algo acessível, a população responde. Eu adoro world of goo. Não é mais fácil eu pagar mesmo que sejam US$ 2,00 pra comprar do que caçar ele pirata? Multiplique isso por milhares de pessoas e temos um modelo de software sustentável e justo.
Quanto a abertura do código é claro q é excelente, mas mesmo que continuasse fechado, só a acessibilidade do produto já valeria a pena.
Henrique, como o Tenchi disse, não é porque alguem copiou e ainda não usou que ele “pirateou”, ou, se ele pagou uma vez e fez duas a tres copias porque possue mais de um computador, cai no mesmo ponto.
Matemática pode levar a esse tipo de engano algumas vezes.
A mais liberar só o codígo fonte?
Já vale mais se fosse todo o jogo seria muito melhor.