“A Arte das Comunidades Virtuais”, da Novatec: ganhe seu exemplar!
A editora Novatec lançou a versão em português de A Arte das Comunidades Virtuais, de Jono Bacon – que alguns de vocês devem conhecer como ex-colaborador frequente da revista Linux Format, e outros possivelmente conheçam como o ‘Ubuntu Community Manager’ da Canonical, posição que ocupa desde 2006.
O foco do livro, como você já deve ter adivinhado, é a construção, desenvolvimento e gestão de comunidades virtuais, assunto no qual o autor é não apenas experiente, mas também bem-sucedido. Ao longo das 427 páginas da obra, publicada inicialmente pela O’Reilly, Jono explica como fazer e dá exemplos – muitos deles baseados na comunidade de código aberto, como a memorável campanha Spread Firefox, ocorrida por ocasião do lançamento da versão 1.0 do navegador.
Eu gostei especialmente dos capítulos sobre planejamento e sobre comunicações, 2 aspectos que frequentemente vejo falhar tanto em iniciativas deste tipo estritamente comunitárias quanto nas de origem corporativa.
O sumário em PDF está disponível para sua consulta, e o site da editora traz os demais detalhes.
Ganhe seu exemplar: Eu tenho um exemplar do livro e vou sortear entre vocês na quarta-feira que vem. Pra concorrer, basta seguir o @brlinuxblog (que é novo, e também é o único perfil oficial do BR-Linux no Twitter) e twittar a seguinte frase: Estou concorrendo ao livro sobre comunidades virtuais que o @brlinuxblog vai sortear - http://miud.in/4L6
Nao basta fazer uma das duas coisas: é necessário ambas, ou seja: seguir o @brlinuxblog E twittar a frase. O vencedor vai ser anunciado via Twitter no dia 19 de maio, quarta-feira que vem, para poder me informar um endereço postal no Brasil para receber o livro via Correios – portanto fique ligado!
Vale lembrar que o Jono Bacon fez o maravilhoso trabalho de liberar o livro sob a licença Creative Commons BY-NC-SA! [1] Isso significa que você pode fazer modificações e distribuir livremente, desde que cite a autoria original, libere pela mesma licença e não faça uso comercial dela. ;)
A versão original, em inglês, vocês podem pegar no site do livro. [2]
Mas, assim como o Jono, eu recomendo que vocês comprem o livro pra ajudar a promover a causa, dentre outros motivos citados no site.
[1] http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0
[2] http://www.artofcommunityonline.org/get