Primeiro Milestone do openSUSE 11.4
Enviado por Kayo Hamid (kayohfΘgmail·com):
“O projeto openSUSE acaba de lançar o primeiro Milestone da sua nova versão, a 11.4. A nova versão conta com melhores no sistema de pacotes com mudanças na libzypp, um novo XOrg, KDE e Gnome. Faça o download, teste e ajude reportando bugs. Para mais informações, converse conosco, acesse #openSUSE-pt na rede Freenode.” [referência: software.opensuse.org]
• Publicado por Augusto Campos em
2010-09-03
Milestone não é aquele celular da Motorola?
Acabei de instalar o 11.3, vou pensar em instalar este!!
@Alexdbars
Note que é apenas um M1, ainda irá mudar muito até se ter um RC ou ainda a versão final.
Não use em máquina de produção.
Antonio
Li isto agora e fiquei decepcionado, mas OpenSUSE 11.3 me encanto com apenas uma semana, o Zypper e Yast são perfeitos, estou usando há 1 mes e adorando, tanto que larguei o Gnome pelo KDE até sair uma versão decente do Gnome-Shell !!
Antonio, obrigado por esse complemento
@Allan Taborda dos Santos
Pensei na mesma coisa, kkkkkkkkkkkkkk
–
Como será que andas a estabilidade do Yast? Apesar de não ser um grande fã dele reconheço que é uma mão na roda para muitos usuários.
@ Allan Ferreira
A estabilidade está 100 %
@Allan
Milestone não é um celular, é uma palavra em inglês que significa um marco ou uma pedra colocada ao lado de uma estrada para mostrar distâncias, ou ainda eventos importantes em um projeto.
Att.
Voltando ao assunto do tópico…
Também estou usando o openSUSE 11.3 que está muito bom e esta próxima versão estará ainda mais rápida, KDE 4.5.
O que mais gostei são as melhorias no YaST.
Fonte:
http://news.opensuse.org/2010/09/02/opensuse-announce-first-11-4-development-milestone-with-improved-package-management-performance-new-xorg-kde-and-gnome/
Não fazem mais geeks como antigamente.
Ainda nem sai do 11.2… a falta do sax2 junto com a instabilidade do KDE 4.5 não me motivaram em nada migrar para o 11.3.
O KDE com o tempo vai ficar estavel, agora a decisão de confiar no X para acertar configurações de video,(na minha opinião) foi lastimavel.
Pelo jeito vou pular para o 11.4, quem sabe esse “novo” X não seja mais inteligente. Alias, não era pra ser a versão 12?
Sobre a versão 12, foi discutido sobre isso em uma das listas internacionais, ficou decidido que até então vai ser 11.4, e que quando estiver perto do lançamento é que vai ser visto novamente a questão de 12 ou 11.4
E sobre o sax2, ele foi descontinuado pois o XOrg já faz bastante coisa ultimamente. Ele é bom.
Ué @Miranda, que eu saiba o OpenSUSE 11.3 está utilizando o Kde 4.4 por padrão, e não 4.5 como vc disse. Aliás em minha máquina ele se mostrou bastante estável. Só parei de utilizar o OpenSUSE 11.3 e passei para o Kubuntu 10.04 pelos seguintes motivos:
1. Acho o OpenSUSE muito burocrático, o Kubuntu/Ubuntu é mais simples e direto;
2. Quantidade de pacotes disponíveis;
3. O openoffice em minha instalação do OpenSUSE estava incrivelmente lento!
Instalei o OpenSuSE 11.3 em um netbook da Login com processador Intel Atom, 2 Gb de RAM e HD de 320 e, ao que parece, fui premiado: o Yast2 não está funcionando por erros na instalação do Perl, que não consigo resolver nem com reza braba, me obrigando a instalações pelo zypper; áudio de modo geral e vídeos pela Internet apresentam uns travamentos chatos, parecendo mídia ótica arranhada. Não duvido da estabilidade da distro, pois já a usei por vários anos, mas essa experiência está me convencendo de que pra netbook é necessário alguns ajustes a mais.
@Lauro Cesar
Eu deduzi errado mesmo, mas num contexto geral o 11.3 me desagradou por completo. :(
Instalei no meu notebook como cobaida e ja começou mal porque não detectou minha resolução corretamente (procurei o sax2 e nada), extremamente lento (em um dualcore, 2 gb ram, HD 120 GB) e como em time que esta ganhando não se meche, fiquei com o 11.2 mesmo com KDE 4.4 (igual do 11.3) e com o kernel mais atualizado que o do 11.3 (2.6.35).
Gosto do openSuSE mas concordo com sua opinião, está mesmo muito burocratico.
@Sri_Dhryko
Cara, sai fora do 11.3, instale o 11.2 que você faz melhor negocio.
“Acho o OpenSUSE muito burocrático, o Kubuntu/Ubuntu é mais simples e direto”
São dois, então. Coisas que faço em um ou dois cliques no Ubuntu e Mandriva, preciso de 8 no OpenSuse. Até o OneClickInstall, precisa de muito mais que um clique.
Uma coisa positiva é que é muito estável e tem um cliclo de vida um pouco maior, dando mais tempo pras versões estabilizarem.
Tinha ouvido falar que o 11.2 é mais estavel, mas como o OpenSUSE 11.3 no meu Alien funcionou tudo menos a Wireless(broadcom funcionou, susa), no Resto Perfeito!
Kubuntu usei e realmente é mais facil de utilizar, mas NAO Tem uma dupla Yast/Zypper eficiente, alias o diferencial do OpenSUSE.
PS: Porque pessoas que nem usam OpenSUSE fica devagando toda vez que fala de OSUSE, sei nao parece dor de cutuvelo!!
Cruz credo, instalei numa segunda partição ontem nem a Wired reconheceu…kkk agora so testo beta, chega de milestone,alpha,test!! kkk
“Porque pessoas que nem usam OpenSUSE fica devagando toda vez que fala de OSUSE, sei nao parece dor de cutuvelo!!”
Ué, acontece o mesmo com o Mandriva e, principalmente, com o Ubuntu.
Os fãs de cada distro é que precisam aprender a receber críticas.
@Marcos Alexandre,
Críticas CONSTRUTIVAS são sempre bem vindas, mas tem lugar certo pra se fazer isso.
Ao invés de ficar aqui no BR-Linux repetindo sempre as mesmas coisas a cada notícia do openSUSE vá até a “lista de desejos” ou de características do openSUSE e preencha um formulário que ao invés de ficar aqui discutindo em vão tu estará contribuindo em alguma coisa.
Segue o Link:
https://features.opensuse.org/
Att.