Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Pré-pré-alfa: Mozilla libera versão “pré-alfa oficial” do Fennec para Android

Segue trecho da nota do iG Tecnologia sobre o que a Mozilla disponibilizou oficialmente como um pré-alfa do navegador Fennec para a plataforma Android – e um site citado na cobertura classificou como “pré-pré-alfa”, enquanto outro tranquilizou os usuários, pois não há com que se preocupar: ele não causará dano aos aparelhos.

Para os desenvolvedores e ‘alfa-testers’, a Mozilla disponibilizou oficialmente a versão pré-alfa do Fennec, o Firefox para Android.

Vladimir Vukicevic, da Mozilla, ressalta que a versão ainda pode conter muitos bugs, e que é, na verdade, um pouco anterior ao que poderia ser considerada uma versão pré-alfa, mas que o software está bom o suficiente para que a empresa possa disponibilizá-lo aos interessados em testar. “Está usável o suficiente, e queríamos conseguir um pouco de retorno sobre ele para que continuemos a desenvolvê-lo”, disse ele em seu blog.

O site TechCrunch afirma ter testado o aplicativo em um Motorola Droid e em um Nexus One, conforme recomendação da Mozilla, e diz que o aplicativo não deverá causar nenhum dano aos celulares utilizados para testá-lo, mas que alguns bugs e erros podem fazer com que o aparelho pare de responder, precisando ser reiniciado. (via tecnologia.ig.com.br)

A Info testou o pré-alfa em um Motorola Milestone, e conta: “Digamos que para uma versão pré-alfa, o Fennec está bem.” Ela também publicou um conjunto de screenshots dele.


• Publicado por Augusto Campos em 2010-04-29

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Elessar (usuário não registrado) em 29/04/2010 às 12:47 pm

    Baixei e vou testar em alguns minutos. Espero que esteja mais legal que o browser que estou usando, o Dolphin.

    Kayo Hamid (usuário não registrado) em 29/04/2010 às 3:43 pm

    eu estou usando o fennec aqui e agora para ler o br-linux e responder o comentário.

    O interessante é que ele transforma o site em imagem para deixar que o usuário navegue por ele arrastando as imagens, fica bem legal, e da para ver que ele tem algum esquema de marcação por cima da imagem para que eu consiga tanto clicar em links como escrever, como estou escrevendo agora.

    O que se passa é que, por mais que pareça que eu estou digitando dentro dessa textbox, eu sei que nao estou, que é só uma simulação por cima de onde ele, o fennec, entendeu que existe uma forma do usuário interagir.

    e eu não vi nenhum bug até agora.

    Ele é só para Android 2.0 ou maior, não é? O meu celular ainda é 1.5… :-(

    E não há sinais de que a Samsung vá liberar um upgrade oficial. Por enquanto, só existem algumas ROMs alternativas com o 2.1, mas nenhuma totalmente funcional ainda (falta câmera e alguns outros detalhes, pelo que sei).

    O jeito é esperar mais um pouco…

    Lewis (usuário não registrado) em 30/04/2010 às 1:16 pm

    Achei muito lento e gigante.

    Elessar (usuário não registrado) em 30/04/2010 às 4:33 pm

    Achei muito lento e gigante. [2]

    Pelo menos por enquanto. Espero que emagreçam o código, quando lançarem o estável. Deve estar cheio de código pra debugging no meio, talvez por isso esteja gordão.

    Mas gostei da interface, do “look-and-feel”.
    Promissor !

    @Elessar, se para desktop o pessoal da Mozilla está há anos “emagrecendo o código”, imagina para este aí :-)

    gustavo1 (usuário não registrado) em 3/05/2010 às 10:37 am

    @tenchi, tão fazendo emagrecimento igual fizeram no wolverine, tiraram as banhas e os ossos e colocaram adamantium no lugar..
    ficou magrinho magrinho, mas ….. :D

Este post é antigo (2010-04-29) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.