Porque o Chrome OS não é uma ideia tão ruim assim (ou talvez seja…)
Enviado por Carlos E. Morimoto (morimotoΘgdhpress·com·br):
“No final de 2009, o Google anunciou o Chrome OS, um sistema operacional baseado em Linux destinado a simplificar a experiência de uso dos desktops, oferecendo apenas uma janela maximizada do Chrome e baseando toda a experiência de uso em torno do navegador e da web. Em outras palavras, o Chrome OS foi concebido não como mais um sistema operacional para desktops, mas sim como uma plataforma de acesso à web, sem firulas. Mas a demora no lançamento e toda a onda de interesse em torno dos tablets fizeram com que o sistema perdesse muito de seu destaque inicial. Contudo, quanto tudo parecia ter esfriado, o Google aparece com o Cr-48, o primeiro notebook comercial baseado na plataforma. (…)” [referência: guiadohardware.net]
• Publicado por Augusto Campos em
2010-12-22
essa porra vai fundar igual o google wave.
fundar???
introdução, dissetação e conclusão. Cadê o segundo e o terceiro parâmetros do seu texto?
Tem gente que adora criticar as tecnologias sem ao menos ter testado ou parar pra ver para criar um comentário util.
@ph_tune – não querendo defender o cara, mas se você dirigiu esse comentário ao Gabe, acho meio sem propósito. Não há a necessidade disso em um comentário de blog. O seu texto – e esse meu texto – também não tem introdução, dissetação (SIC) e conclusão.
A única coisa que me causa medo nessa onda de Cloud Computing (ou agora, Cloud Web) é algum servidor principal lá do Google (ou de algum app) falhar e perder todos os dados, ou algo assim. Só isso que me preocupa.
Na questão da privacidade eu não me preocupo muito, não sou alguém do alto escalão que têm segredos para guardar (Wikileaks?), não faço nada de errado na Web, sou apenas uma pessoa comum que acessa a internet. Nada demais.
Acho que se o Google fazer o marketing certo, junto com um preço bacana nos ‘Chromebooks’, o Chrome OS poderá ser um sucesso entre os jovens e pessoas ‘noobs’ em informática.
@Eduardo
Os servidores do google estão em datacenters enormes, com arranjos RAID seguros (podendo suportar queimas de discos sem perdas de dados), cópias de backup… O PC de nossas casas é muito, mas muito mais inseguro contra perda perda de dados.
Meu, eu adoro a idéia, e se chegar aqui por um preço camarada, to nessa!
Não entro nessa de Cloud Computing/Cloud Web, mesmo sendo um cara comum como o sujeito do comentário acima, não me agrada a idéia de todos os meus dados, documentos, fotos, e-mails, etc. ficarem armazenados em um servidor de uma empresa.
Os dados são espalhados por vários servidores mundo a fora. São difíceis de serem roubados (não impossível) e se forem roubado de um único servidor, são criptografados e fragmentados. Agora me diz uma coisa: O Wikileaks conseguiu muitos dados que faziam parte de servidores particulares e aí? Não adianta, pois o que manda é como você trabalha com estes dados. E nada te impede de ter um cópia em um ou mais HDs em sua casa ou onde você quiser. Muita gente já usa as nuvens de alguma maneira, eu uso há muitos anos e nunca perdi nada e olha que é muita coisa e de todo tipo. Mas, está tudo criptografado e compactado, exceto coisas que eu quero que todo mundo veja.
Sabe de uma coisa? Eu sei! Eu quero usar e me faz bem e sei que tem muita gente como eu. Agora, para aqueles que não querem/aceitam este tipo de “usabilidade”, tudo bem e devemos respeitar…
Tá, tudo lindo e maravilhoso mas e internet pra isso? Ou os senhores acham que com a banda-bunda-larga brasileira isso vai dar certo?
Eu defendo piamente a ideia da Google jogar esse projeto no lixo e empacotar uma distro desktop.
Acreditar em Cloud Web no Brasil (com a internet lixo que temos) é mais facil acreditar em papai noel!!
@miranda
Só que os pontos com banda larga ruim no Brasil não são o centro do mundo.
O Google não criou esse OS pensando no interior do Brasil.
Pensou nos locais em que existe internet decente.
O Brasil não é o centro do mundo.
Jogar o OS fora por isso?
Não vão nunca.
Engraçado que esse tradicionalismo não se encontra muito em pessoas fora dos fa de PC!
Ha…acho o Chrome OS uma falta de respeito à inteligencia humana!!
Sem contar que eu não confio mais no Google. O porque?? Dados de acesso sendo capturados pelo Google Street View na Inglaterra…(perdi o link….hunpf!!:/) e sem contar que tudo que o Google lança o povo já fica tudo entusiasmado achando que é o grande barato do momento.
Só 1 produto do Google que chamou minha atenção nos últimos tempos: Android. E pelo fato da plataforma ser livre e possível de se desenvolver alguma coisa em cima. Mas ChromeOS e computação 100% na nuvem, ainda mais eu que trablaho com dados sensíveis 100% do tempo, sem chance, pois nunca sabemos para quem, quando e porquê o Google pode disponibilizar os seus “preciosos” dados a quem interessar e tiver mais poder do que eles…
Apesar de não concordar com ele em muitas de suas posições por achar que software deve ser utilizado de acordo com o caso de uso independet de ser SL/CA, eu sou da mesma opinião que ele quando a opinião é ChromeOS.
@Davi
Simples. Se você acha que o OS não é para você, não use.
Agora dizer que é falta de respeito para com a inteligência humana… Ai você saiu do razoável.
O que não serve para você pode servir muito bem para outras pessoas. E elas não são necessariamente menos inteligentes.
Pega leve. Não jogue para mundo como verdade absoluta aquilo que na prática, é apenas sua opinião.
@André
Isto é apenas minha opinião. Em nenhum momento quis dizer que sou o dono da verdade. Só acho que o ChromeOS não serve e vai acabar sendo “engolido” pelo Android, como muitos já citaram (inclusive o criador do Gmail).
Tem um erro no texto, no qual quis citar a opinião de Stallman no mesmo, que passo prontamente corrigido (sorry…:-P):
“Apesar de não concordar com Stallman em muitas de suas posições pois acho que software deve ser utilizado de acordo com o caso de uso independente de ser SL/CA (melhor ainda se for SL/CA), eu sou da mesma opinião que ele quando a opinião é sobre o ChromeOS.”
Quanto a citar inteligencia, gosto de manter minha privacidade e não deixar meus dados todos na mão de uma única empresa, mesmo que sejam dados pessoais e mais ainda quando são dados comerciais. mas tudo é questão de ponto de vista. O meu é este.
Na minha opinião o Google deu uma “bola fora” com o ChromeOS. Testei o beta e realmente o sistema é limitado demais.
De qualquer maneira vlw pelo reply e sigamos adiante…:-D
BTW, parafraseando um amigo meu de um fórum: flames > /dev/null…:-P
Peace…
Só tenho medo que o Google se torne uma Microsoft da vida: um dia forçando os usuarios a pagar taxas exorbitantes para usufruirem de seus produtos, pois hoje todos são gratuitos e quem precisa usar produtos corporativos a cooisa piora ainda mais.
[]´s
@André Luis Pereira dos Santos
Cara, moro em SP, capital, a terceira metropole do mundo (salvo engano) e se internet ruim é sinonimo de interior, to morando numa oca no meio da selva.
Se a gigante de Montain View não pensou nos “interiores do mundo” não é de se espantar, é tipico do americano olhar só pro proprio umbigo.
E se só eu um morador do “interior do mundo” tivesse essa opinião podiam acender as tochas, mas tem muito gringo na terra do Tio Sam tambem pensando a mesma coisa.
ChromeOS: tiro no pé, melhor… na cabeça mesmo. :D
@miranda e @Davi
Acho que eu também usei um tom meio áspero na forma que me coloquei.
Foi mal.
De qualquer forma, o que eu coloquei foi que o tal OS possui seu nicho.
Questões de privacidade são sempre sérias. Mas estas dependem também de quem está envolvido.
O que eu acho sensível outros acham que não é.
Sobre a questão da qualidade de conexão, ela é bastante heterogênea ao longo do mundo, não só no Brasil.
É fato que em alguns locais ela é muito melhor que em outros.
Mas mesmo no Brasil, muita, mas muita gente possui banda mais que suficiente para usar o tal sistema.
Mesmo porque já usam gMail, Facebook, Google DOCs etc hoje no Windows e Linux. A diferença é que irão passar a usar as mesmas coisas em um sistema especializado nisso.
E quem já baixou os últimos builds do Chrome já percebeu que ele deixa manter versões offline de uma pancada de coisas, como email e documentos.
Então não é tão extremos assim o problema do “ah mais e se eu estiver com a rede pifada eu fico na mão”.
Fora o também fato, que muita gente hoje já não usa praticamente coisas offline. Eu mesmo conheço muita gente que não usa mais editor de textos offline, não usa cliente local de email etc.
Eu mesmo não uso. É política aqui da empresa. O que não fica na nuvem privada nossa, fica na nuvem de parceiros, inclusive na do Google.
Obs: Os emails corporativos nossos que são mais sensíveis, transitam assinados e criptografados pelo GPG. Documentos guardados em nossa nuvem privada e em nuvens externas, também são criptografados por nós antes de saírem de nossa rede.
Só fica descriptografado aquilo que não é sensível e que vai ser compartilhado com pessoas de fora.
“Este arquivo foi removido por infringir a DMCA Act” – Cloud Computing!? não obrigado.
As pessoas esquecem que todas essas empresas obedecem o governo. (WikiLeaks provou isso.)
Arquivos na mão dessas empresas é um perigo.
A humanidade não tem jeito mesmo, só aprende depois que a m*rda acontece.
@Davi
Assino embaixo…
Vide caso MasterCard, PayPay com Wikileaks…
Onde o Google vai usar os dados coletados? Quem sabe…
a idéia não é ruim não!