Por onde anda o Big Linux?
Enviado por Ricardo Martiniano (ricardomartinianoΘgmail·com):
“Trecho da conclusão do artigo: “Torço para que meus pensamentos estejam totalmente equivocados e que essa aparente pausa, seja apenas fruto da dedicação a finalização do sistema. O Big Linux foi meu sistema padrão por um bom tempo e não quero ver seu fim nem tão cedo. Me envolvi muito com a distro e ainda sou moderador dos dois canais oficiais de contato direto entre a equipe e os usuários. No fórum do sistema, conheci diversas pessoas muito legais, dedicadas, sedentas por conhecimento e que lutavam juntas pelo ideal de tornarem realidade o lema do sistema que é Em Busca do Sistema Perfeito.”” [referência: espacoliberdade.blog.br]
• Publicado por Augusto Campos em
2010-04-13
Sim, você está equivocado, recentemente foi colocada a seguinte mensagem na comunidade:
Em teste BIG5 beta2…
Em fase de finalização compatível com os repositórios Ubuntu 10.04 Lts (Lucid Lynx)
no momento é só…
Cristiano – Big Linux
Mais uma distro que passa por uma pausa? Nesses tempos atrás foi o Dreamlinux, agora o Big… :(
Mais uma distro que passa por uma pausa? Nesses tempos atrás foi o Dreamlinux, agora o Big… :(
Isso sem falar do Resulinux.
Trolls, como diria Augusto na entrevista pro Nerdson “Castelos têm seus fantasmas, blogs têm seus trolls”, hauahauahauhauahaua.
Não considero troll, é normal preocupar com o rumo da distro quando ela tem uma pausa um pouco maior no desenvolvimento. Muitas dessas pausas são somente o que o nome diz, mas outras vezes são sinais de problema pro projeto.
Com o amadurecimento do mercado Linux é comum algumas distribuições serem canibalizadas por uma outra maior e desaparecerem ou se fundirem com outra. Espero que não seja o caso do Big Linux, mas pra sabermos, basta aguardar os próximos capítulos.
@Smaug
Resulinux morreu?
Caro Ricardo,
pelo visto você não anda frequentando o fórum do projeto caso contrário, certamente, saberia que não houve ou há nenhuma pausa no projeto BigLinux. Saberia também que está previsto um beta 2 para o próximo mês.
Considerando o que você disse: “sou moderador dos dois canais oficiais de contato direto entre a equipe e os usuários” creio que não ficou muito bem esta sua postagem.
Retorne ao fórum e procure se informar da posição atual.
Abraços!
Não acho que seja a demora do lançamento do Big 5 final se deve a um possível fim da distribuição,isso está fora de cogitação,se deve sim às complicações do novo kDE que gerou sérias dores de cabeça,parece que agora está chegando nos eixos,além disso,o Big é baseado no Ubuntu e não dá mais pra lançar uma versão final em cima do Ubuntu 9.10 e sim em cima do 10.04 que sairá em breve e ainda por cima será LTS (melhor ainda,pois será de longa duração) quem frequenta o fórum do Big sabe que o Bruno sempre dá essas sumidas quando está trabalhando em uma nova versão,nunca vi o Bruno,que é o Mantenedor da distro ser grosseiro com ninguém,muito pelo contrário,o Cristiano Maia precisa tomar umas aulinhas com o Bruno nesse quesito,ele pode muito bem explicar as razões da demora sem sair distribuindo “patadas” por aí,sei muito bem que existe usuário folgado e desaforado,mas retribuir esse desaforos com respostas àsperas acaba afastando possíveis novos usuários e quem está de fora acaba tendo uma má impressão dos desenvolvedores,quem conhece o ambiente do Big linux sabe muito bem que esse ambiente nunca foi ambiente de discórdia.
Jogar na cara do usuário que ele não está pagando nada pra usar,indiretamente o chamando de parasita só piora as coisas,o usuário é que dá prestígio ao trabalho dos desenvolvedores,não dou razão para o mal educado que chega exigindo,mas também não dou razão para respostas do tipo do Cristiano,isso acaba ofendendo a maioria dos outros usuários que nada tem a ver com esses conceitos e pré-conceitos,ainda bem que o desenvolvedor principal,o Bruno, não age dessa maneira tão indelicada.
Distros pequenas possuem uma equipe reduzida, investimentos desprezíveis e tempo reduzido.
Devido a esses motivos, o ideal na MINHA OPINIÃO, seria investir em pacotes destinados as distros “grandes” (Debian, OpenSuSE, Slackware, Mandriva, Fedora, Ubuntu).
Ou seja, a equipe ficaria responsável por alguns scripts e não por uma distro completa.
Nenhuma pequena distribuição sobreviverá, devido a pequena equipe, nenhum investimento e poquíssimo tempo disponível.
Simples assim.
O Big Linux continua a todo vapor quanto ao seu desenvolvimento. Acompanho os fóruns diariamente, assim quando possível, envio respostas para soluções de problemas que sei solucionar. E a maior preocupação é fornecer um módulo do Kubuntu onde o KDE realmente funcione a 100% de sua devida capacidade, durante o lançamento do KDE SC 4.4, alguns problemas como o plasma desktop e configuração de teclado, tela de abertura não carregava devido a arquivos de configurações do KDE mal-estruturados durante um upgrade, foram sitomas detectados por mim e muitos usuários ativos do fórum. Tanto que em menos de dois meses o KDE já foi para a versão 4.4.2. Isso parece pouco mas é muito bug corrigido do KDE. E como o Painel de Controle do Big em BigBashView que é uma execelente ferramenta de interface entre usuário e scripts agora funcionando a contento.
O mais importante dessa “demora” é que sei que vamos ter um ambiente KDE leve (sim, pelas configurações padrão do Big, com o composite do KDE ativado, o consumo não passou de 190MB RAM em cold start).
Aguardamos também um possível lançamento com um desktop LXDE para quem tem máquinas modestas ou querem muita performance.
O projeto BigLinux é muito importante para o usuários linux, com diferencial para nos (brazucas) tem o BrOffice no lugar de OpenOffice, Painel de Controle (para facilitar instalação de hardware e programas, scanners), tem o Big Converter (melhor programa para converter videos e áudio), e muito para ser criado e desenvolvido com ajuda da comunidade.
Parabéns para equipe do BigBruno! ;)
Foi mal em Ricardo falar algo que ninguem em lugar nenhum disse que pena, olhe no site do Big Linux e vera que o projeto ta mais vivo do que nunca.
o Big é um projeto mto bom, mas a escassez de recursos é um problema q deve ser contornado, espero, no futuro.
Querem ajudar o Big linux mas não entende nada de programação,scripts e perfumarias? muito simples,use o Big linux e configure o Big busca como barra de pesquisa padrão,o Big busca é um projeto do Bruno para que o Big linux se torne auto suficiente num futuro próximo,quanto mais pessoas usarem,melhor remuneração o Big linux vai receber.
A última postagem do usuário Ricardo no fórum do Big Linux foi em 14/02/2010, às 10:26 am, ou seja há 60 dias atrás, como pode um moderador ficar todo esse tempo sem visitar o fórum no qual ele supostamente modera, se nem sequer como usuário o frequenta?.
Os desenvolvedores do Big Linux estão aguardando o lançamento oficial do ubuntu 10.4, pois será uma LTS, da mesma maneira que foi o ubuntu 8.04, base do bom Big Linux 4.2, mas isso não quer dizer que a equipe está parada, O Centro de Controle Big teve que ser refeito,inclusive em função das grandes mudanças que aconteceram com o KDE 4.X, este Centro de Controle já está em fase de testes, aguardando eventuais correções que possam acontecer no ubuntu 10.4 versão final. Vamos pesquisar antes de postar sem conhecimento de causa…
Hum, ficou feio hem ^^`
ehehehee brincadeira ^^`
Para que existe se temos o Kubuntu? Ou ainda melhor, o Ubuntu?
“O sistema conta com uma equipe bastante reduzida e fica cada vez mais complicado manter um sistema desse tamanho, de maneira totalmente voluntária.”
Para mim, explica tudo!
A minha opinião – a qual será prontamente ignorada – é que, antes, tinhamos uma distro que representava uma identidade nacional do Linux: a Conectiva. Após sua fusão com a Mandrake, perdemos essa identidade e, hoje, temos várias distros pequenas com suporte precário (em relação às profissionais) sem garantias de compatibilidade e continuidade.
Acho que os desenvolvedores do BigLinux, DreamLinux, ResuLinux e outras distros nacionais baseadas no Debian/Ubuntu deveriam todos se unir e criar uma única distribuição com o melhor de cada uma. Essa distro unificada seria forte e não confundiria o usuário vindo do Windows no tangente à escolha do sistema, afinal, os grandes e profissionais usuários de Linux usam distros como Debian, Slack e outras grandes.
Para que dividir se podemos nos unir?
André Machado esta ótimo qual sua distro mesmo?
Supondo que se use como base da “nova” (mais uma distro entre mais de 450…) o que faríamos com o trabalho já desenvolvido por cada equipe de cada uma das distros que iriam se fundir?
Como você mesmo citou a fusão de duas ótimas distros resultou em um monstro que só “aproveitou” o que cada uma tinha de pior e deixou de lado as qualidades de uma e de outra.
Vamos aos fatos:
1)-Mandrake era a distro com único particionador não destrutivo na instalação sem falar que possuía o melhor reconhecimento de hardware da época (inclusive alguns “Winmodens”) alem de ter a melhor performance entre todas as distros desktop…
2)-Conectiva era bonito fácil de usar, todo em português facil instalar e configurar (linuxconf) e possuía o Synaptic (para instalar programas) porem tinha suporte ZERO a modems discados que nao fossem Hardmodem…
Ao final da fusão temos o “Mandriva” que afastou tanto os usuários do Conectiva como do Mandrake…
De qualquer forma ouvimos sua idéia…
Atenciosamente
Cristiano C. Maia – Big Linux
Referente à pergunta do Tancredo Sena, o Big Linux existe e é melhor que o kubuntu, porque é uma personalização feita por brasileiros, usa o BROffice no lugar do OpenOffice, ou seja, pode usar o corretor ortográfico, do acordo ortográfico do idioma português, tem scripts de conexão discada, com os telefones de TODOS os provedores de todas as cidades do Brasil (60% da internet no Brasil é discada, IBGE, 2007), e ainda usa o Big Centro de Controle, com scripts de configuração próprios, reunindo nesse centro tudo que o kubuntu apresenta espalhado; e é melhor que o ubuntu por tudo isso e porque usa o KDE 4.x no lugar do feio gnome, kde copiado pelo windows 7…
bom acho que depois do que o Jorgebadad falou não preciso acrescentar mais nada…
Atenciosamente
Cristiano – Big Linux
Pessoal, enquanto um dos membros fundadores do Espaço Liberdade, eu venho fazer uma retratação da postagem do Ricardo, que foi postada segunda feira. Ele escreveu o post no Domingo e só não pegou um pouco mais pesado a pedido meu. Apesar do Br-Linux só ter publicado a notícia hoje (13/04), o post foi publicado originalmente na segunda, quando a única coisa que tínhamos eram alguns boatos e informações não confirmadas em relação ao beta 2. Apesar de achar que o post seria “pesado”, eu preferi não intervir além do que eu já tinha intervido, respeitando o príncipio da individualidade, um dos pilares sobre o qual o Espaço Liberdade foi gerado e cresceu.
Ainda não falei com o Ricardo sobre os reflexos da post, mas enquanto membro ativo e participante desse fórum, eu me senti um pouco na obrigação de me retratar por ele. Informo também que fiz questão de publicar a retratação no nosso fórum e postá-la no Blog também, além de fazer uma pequena intervenção na postagem em si. Os links referentes as retratações, ao aviso oficial das novidades em relação ao desenvolvimento da versão 5 e a intervenção no post:
http://goo.gl/IjRd
http://goo.gl/nm3b
http://goo.gl/HGDL
http://goo.gl/37kX
Abraços e, uma vez mais, perdão.
Gente…. será que me expressei tão mal assim? Eu não disse que o Big Linux havia acabado e tal. Mostrei apenas a minha preocupação como usuário do sistema. Hoje estou meio afastado de tudo, não por desprezo, mas sim por falta de tempo mesmo. Torço muito que essa nova versão venha para arrasar, assim como foi a 4ª. Em momento algum eu disse que o sistema acabou, e sim que houve uma distancia considerável desde a primeira especulação de seu lançamento até hoje. Hoje o Big é um dos unicos projetos representantes das distros Linux nacionais de qualidade e isso me deixou bastante preocupado.
Sempre soube que a equipe de desenvolvedores é bem reduzida e totalmente voluntária. Não há o apoio que o sistema merece e poucos membros chegam querendo ajudar. Simplesmente, fazem exigências (como o próprio Cristiano Maia) já disse e isso não estimula ninguém.
Infelizmente fui muito mal interpretado até pelos próprios amigos. Fico muito triste com isso.
Abraços
O que precisa ficar claro para quem não conhece a filosofia do Bruno e equipe que mantém o BigLinux é que ele é diferente do Kurumin, que no início de seu desenvolvimento lançava uma versão ou um beta a cada, praticamente, 15 ou 20 dias. A preocupação com a máxima estabilidade aliada a atualização de pacotes não era a plena intenção do desenvolvedor. Eu acompanhei o Kurumin desde seu primeiro Alfa. Houve versões do Kurumin que fui apresentar para uma pessoa (com o live) e nem abria direito o Kword, na época do ISO de 200 megas. O BigLinux prima pela estabilidade e a redução de bugs ao mínimo possível, já que nem sempre é possível, por diversos fatores, zerá-los; se fosse a equipe iria demorar mais e zerar todos, que muitas vezes são dos aplicativos que compõem o Big. Bruno já poderia ter lançado algumas versões betas como finais (houve uma até baseada em Gnome, surgida por causa dos Bugs do KDE 4.X), como às vezes fazem alguns. Mas, pela qualidade que o Big sempre mostrou isso seria um tiro no pé.
Por enquanto se usa o 4.2 ou uma distro como Ubuntu, Mandriva. Tudo é linux! O BigLinux só tem o cuidado de ser melhor trabalhado para a realidade Brasileira e traz mais algumas facilidades. E isso deve ser uma tônica: Atender ao público brasileiro e tornar a vida do usuário mais o fácil quanto possível.
@Valdomiro
Não é de hoje que acompanho o Big Linux e sei muito bem que o objetivo de perfeita funcionalidade é muito presente no Big. Mas fiquei bastante preocupado com e extensão no desenvolvimento do mesmo depois de tantos adiamentos. Fiquei feliz em saber que ontem foi anunciada a proximidade do Beta 2 e com isso o sucesso do Big não para de crescer. Torço muito pelo sistema e espero apenas sua versão final para instalá-lo e divulgá-lo!
Abraços
Ok Ricardo!
De qualquer forma tua postagem trouxe o benefício de popularizar, considerando que aqui é Br-Linux, a informação de que o Big continua de pé.
E serviu até como atualização de informação para você também, mostrando que a comunidade está antenada e ativa!
Tá tudo na paz! Viva o Linux e viva o Big!
É isso mesmo!
Mexeu com o Big Linux mexeu conosco!
Para mim, BigLinux é só mais uma distro “dependente” de uma gigante, que só tem em seus diferenciais uma customização, não é uma distribuição, pois não mantem seus próprios servidores de atualização nem corrigem bugs em programas vindos dos repositórios Ubuntu, então, não colaboram em nada com a comunidade de Software Livre, e só entopem o mercado com customizações sanguessugas.
Acho que deveriam parar de vez, pois o Ubuntu, Mandriva, Suse e outros sim, trazem algo de novo ao mercado. O BL somente se aproveita customizando, colocando o nome de seus “desenvolvedores” e não apresentam nada novo.
Por favor, não levem a mal, é a minha opinião sobre essas customizações que insistem em chamar de “distribuições”. Corrijam os termos.
Prezado sr. Cristiano C. Maia
“André Machado esta ótimo qual sua distro mesmo?”
Atualmente, uso Debian Lenny puro, mas já usei Ubuntu, KUbuntu Mandriva, Arch, Slackware, Debian BR-CDD, quando existia e, é claro, comecei com o Kurumin e, o dia em que minha distro atual deixar de atender às minhas necessiddes, migrarei para outra.
“Supondo que se use como base da “nova” (mais uma distro entre mais de 450…) o que faríamos com o trabalho já desenvolvido por cada equipe de cada uma das distros que iriam se fundir?”
A coisa mais simples do mundo: vocês iriam dizer: “Ei, isso aqui é interessante, vamos manter!”, “Ei, isso aqui pode ser melhor, vamos mudar!”, “Ei, isso aqui pode cair fora”.
É por causa da arrogância de certos desenvolvedores como você que não têm respeito pelos usuários e demais membros da comunidade que eu não uso essas distribuições nacionais e prefiro usar algo já consolidado e profissional. O teor de sua resposta mostra que seu projeto não atende aos pré-requisitos da Qualidade Total. Sugiro que o senhor pesquise sobre filosofias como 5S e kayzen; até lá, respondendo na mesma moeda, eu não vou instalar o seu lixo no meu computador.
@Alfredo Hoss
“não levem a mal” quando você usou a palavra “sanguessugas” pradesignar o trabalho do pessoal do BL, é meio difícil…
Não tenho nada com o BL. Não sou usuário e sinceramente não tenho nada contra. Mas pega leve cara.
O espaço aqui é democrático, mas tem coisas que lêmos por aqui que ultrapassam o bom senso.
Mas são realmente sanguessugas, pois não devolvem á comunidade nada, não corrigem bugs a não ser de seus próprios softwares (criados geralmente em scripts com Kommander e outras ferramentas) … Quando consertaram algum bug ou enviaram um patch de melhoramentos ao kernel? Quanto doaram a FSF? Quantas vezes agradeceram aos desenvolvedores de quem se aproveitam?
Simplesmente customizar um Ubuntu é fácílimo, ajudá-lo a crescer não é, pois o ego dos “desenvolvedores” são mais importantes, pois o nome deles constam como isto, mas, o que são além de script kiddies customizando um Ubuntu?
Big Linux não é uma distribuição, e sim uma customização do Ubuntu, ainda mais agora que disseram que vão compatibilizar o número de versões com as do Ubuntu (Big Linux 10.04 Lucid Linx) …
falah serio……esse brunin agora arrumo namorada, acha q vai para pra faze o linux dele e deixa a muié sozinha?????????????
2)-Conectiva era bonito fácil de usar, todo em português facil instalar e configurar (linuxconf) e possuía o Synaptic (para instalar programas) porem tinha suporte ZERO a modems discados que nao fossem Hardmodem…
Isso é inverdade … eu utilizei por muito tempo o Conectiva 9/10 com softmodens. Não denigra a imagem de uma companhia que fazia pelo cliente o que seu fórum de curiosos não faz: atendê-lo bem.
Compiz, desktop 3D e tudo mais são como uma penteadeira de avó: cheia de perfumes, mas por dentro, pura naftalina.
Sr. Cristiano Maia devia aprender mais sobre outras distribuições, ver os prós e contras do BL antes de soltar inverdades de uma distribuição que nunca utilizou.
Aliás, a Conectiva tinha um funcionário responsável pelo kernel, outro que criou o Synaptic, fora os patches e correções que ela incluía no kernel oficial e em outros softwares, como o próprio OpenOffice.org … o que o BL criou e ficou para a comunidade? Qual software de tremenda importância os script kiddies e customizadores do Big Linux criaram, que está em várias distribuições sérias, ou sendo usado por grandes empresas?
Responda á essas perguntas, Sr. Cristiano.