Plataforma .NET no ReactOS com o Mono
Enviado por Edison Henrique Andreassy (ehasisΘhotmail·com):
Para quem não sabe o ReactOS é um sistema operacional de código aberto binariamente compatível com a plataforma NT. Apesar dele utilizar e contribuir como projeto Wine, o ReactOS implementa o sistema como um todo, como por exemplo, drivers de dispositivos e ecossistema de software.
Sendo bastante superficial, uma maneira de exemplificar seria que o ReactOS está para o Windows assim como Linux está para o Unix. Ou seja, mais uma opção livre disponível para as pessoas.” [referência: reactosbr.wordpress.com]
Engraçado que hoje eu está dando um pesquisada sobre esse sistema, fico muito feliz que o projeto tem mostrado avanços.
Quem sabe um dia eu não possa substituir o Win por ele para jogar meus joguinhos :D
o reactos não deveria rodar o .Net oficial?
Não, pois este só instala no Windows da Microsoft.
Deviam ajudar o linux e o java em vez de perder tempo clonando algo que a Microsoft sempre vai mandar.
Dou os parabéns ao autor do artigo que, ao contrário dos que apenas ficam reclamando aqui, foi atrás do erro, vasculhou o código-fonte do sistema operacional e conseguiu solucionar o problema! Agora, por favor, informe isso para o pessoal do ReactOS para que o erro possa ser corrigido.
Andre Machado, ele não conseguiu resolver o problema não. Ele só consegue executar o Mono em modo de depuração.
Boa! O pessoal do reactos e do wine andam lado a lado no aperfeiçoamento da execução de aplicações Windows em ambientes open source. O reactos ainda está caminhando, mas pode se tornar uma alternativa viável às pessoas que dependem do Windows e de aplicações mais genéricas, mas não querem depender da MS.
Se bem que não duvido que a MS um dia invente de processar os desenvolvedores do React…
@André e Felipe: na realidade antes mesmo de escrever o artigo eu já havia entrado em contato com os desenvolvedores assim como preenchido um relatório no bugzilla com os detalhes da minha investigação.
@o (usuário não registrado): imagino que se o Sr. Linus tivesse seguido a sua linha de pensamento você nem sequer estaria nesse momento defendendo o Linux, que alias, apoiamos e indiretamente contribuimos com ele também.
@tenchi
Na verdade, ela já fez isso, ou quase. Caso não se lembre, há um tempo atrás o site do ReactOS informava que o código-fonte do sistema estava sob uma auditoria para ver se havia algo copiado do sistema da Microsoft. Pelo que eu sei, a auditoria resultou que o sistema livre não possui nenhum trecho de código microsoftiano em suas entranhas.
@felipe
Sim, mas pelo menos ele fuçou e conseguiu executar o Mono, ao contrário de certas pessoas que só ficam reclamando de tudo que veem pela frente.
Por falar em reactos, a quantas anda o Arwinss?
@André Machado, e as famigeradas patentes de software! O ReactOS não fere nenhuma? Que esquisito!
O ReactOS não pega nunca. E não tem nada haver com compatibilidade binária. O ReactOS não emplaca porque é um projeto visado demais, qualquer grande empresa/instituição que precisar de um ambiente Windows, irá ficar com o pé atrás, porque a Microsoft pode simplesmente correr atrás e alegar violação de patentes, o que tornaria o uso do ReactOS bastante arriscado.