Pinta 0.5 com novos recursos de edição de imagens
Saiu a versão 0.5 do Pinta, aplicativo livre para edição de imagem que busca reproduzir no Gtk a receita de facilidade de uso do Paint.NET, sucesso na plataforma Windows.
Embora continue naquela fase do desenvolvimento em que recursos importantes ainda estão pendentes, a versão 0.5 traz algumas ferramentas essenciais, como o carimbo de clonagem, as réguas e uma série de novos pinceis, além da importante possibilidade de ter várias imagens abertas simultaneamente.
O Pinta 0.5 está disponível para download para Ubuntu, openSUSE e Mac OS X, sob a licença MIT/X11, e usando o Mono. (via h-online.com)
Pinta, falta agora um porte para BSD, chamado Borra.
Quer apostar como vai ser o editor de imagens escolhido para alguma próxima versão do ubuntu ?
Pinta é um nome esquisito…Lembra o trocadilho infame: “Pinta como eu pinto”, principalmente porque usa Mono e parece uma tirada da Microsoft.
Olha so… tiraram o Gimp e la vem o Pinta (Mono).
Assim fica obvio demais.
Parafraseando um antigo usuário do blog:
- Mono? No thanks…
Ver novos aplicativos pra linux é bom demais, muito melhor do que ver uma nova distribuição surgindo.
Bem, o pinta é, ao meu ver, o melhor editor de imagem simples para a plataforma gnome. Isso é inegável. O Ubuntu já não tem um editor de imagens padrão, e o pinta seria uma ótima opção. Já que o Ubuntu já vem com mono por padrão, que custa colocar mais uma aplicação que dependa do mono?
Ainda bem que o KDE não precisa disso :-)
PS: mas o paint do windows 7 é muito bom e faz estes paints genéricos parecerem tão…. genéricos… :-)
@Tenchi
“Custa” o seguinte: com o Mono “padrao” no Ubuntu (como vc disse), a Microsoft coloca os pes dentro do Linux.
Dai controla o Linux tb.
Entendeu?
já que vem por padrão, o que custa enfiar mais e mais de dependência Microsoft por padrão, né? Aliás, que tal jogar essa bosta no lixo e simplesmente pôr o ótimo freeware Paintshop Pro rodando via Wine? dependência por dependência, é mais completo e bem acabado que a porcaria do Paint.NET. aliás, o Paint normal parece ter evoluído um pouco e tornou esse último meio desnecessário…
Marcio
Paranoia demais faz mal.
Ubuntu != Linux
Ubuntu == Distribuição Linux
Ubuntu é, sempre foi e sempre será, só mais uma distribição no meio de tantas.
É o que eu comento com as pessoas .A novell e os desenvolvedores pro-mono já planejam isso . Se o Banshee for aprovado,ele dará oportunidade do Pinta ser também.
É triste que os desenvolvedores pro mono estão partindo para a competição destrutiva em vez de ajudar projetos já existentes.
http://www.nathive.org/
E de novo, software não-gpl .Daqui a pouco o GNU/Linux vai virar um sistema super permissivo e acabar com o software copyleft.
@self_liar, isso aí é uma piada de algum pelassaco adolescente espinhudo espanhol.
http://www.nathive.org/media/screenshot06.jpg
pra que repetir os mesmos erros do Gnome com esses controles mequetrefes? Artistas não usam mouse ou teclado pra ficar escolhendo opções, usam um tablet com uma caneta. Esses controles são ultrapassados para softwares gráficos, ainda mais esses numéricos com setinhas minúsculas. Sliders ou coisa melhor são muito mais adequados para puxar pra lá e pra cá pra ajustar o tamanho com a caneta…
a interface do MyPaint põe no chinelo a maioria dos softwares gráficos open-source. Blender também tem recursos de brush para sculpting e pintura de texturas bem mais fabulosos com um tablet.
A idéia de usar um toolkit gráfico feito para aplicações comerciais para aplicações artísticas é risível. Blender tem sua interface customizada implementada em OpenGL. ArtRage para Windows também tem uma interface única e fenomenal. GTK ou Winforms simplesmente não proporcionam liberdade e flexibilidade artística suficientes… e f8d4-se quem gritar “widgets nativos, widgets nativos!”
A falta de escolha chegara a tal ponto onde o Linux precisara do Mono pra conseguir rodar os programas… e eh isso que temos que impedir.
O Mono foi o jeito que a Microsoft encontrou pra se instalar dentro do Linux. Como se fosse um virus ou um trojan dormente esperando a hora certa pra entrar em acao.
Nao eh paranoia… Usar o Mono pq a Microsoft “permite” eh o fim da picada.
Isso mostra quem controla o Mono.
Se a Microsoft estivesse mesmo com boa vontade com relacao ao Mono o “Moonlight” teria sido um cidadado de primeira qualidade… Mas foi relegado a segundo plano e funciona “mais ou menos”…
Pode ser ,mas o importante é que em vez de criar um outro aplicativo como os desenvolvedores do pinta fizeram ,que então ajude os projetos já existentes.
Se não gosta de algo do nathive, que então os desenvolvedores façam alguma coisa para mudar isso.
Mas sim ,isso era planejado pelos desenvolvedores .Primeiro foi tirar o GIMP com a desculpa “ah é muito pesado” e depois fazer rapidamente um aplicativo em .NET para inserir no Ubuntu.
Mas só que desta vez ,se quiserem inserir o Pinta,terão que inventar um grande plano,pois todo mundo vai perceber a lenta adoção do ubuntu pelo .NET.
E de novo , licença MIT ,que é permissiva e não é saudável para o movimento do software livre.
Usem Gimp, Inkscape, Scribus, Synfig, MyPaint, Blender, OpenShot, Kdenlive, Cinelerra :)
Viva GPL, C, C++, Python o/
o pinta é fantástico. Poderoso e simples. Seria ótimo ele se tornar um aplicativo padrão do ubuntu no futuro.
- concordo 100% com o Cristiano…
- foobob, coloca o link do Painshop Pro freeware para download ai…
- vejo pouca inovação em interface seja mono-mundi ou não…
- concordo 100% com o Marcio…
- self_liar, começaram a desenvolver o Pinta e não colaborar com outros por algum bom motivo melhor que paixão…
- benjamim não exagera… não consegui usar o Pinta pq a ferramenta de seleção é fraca… não permite redimencionar a seleção e nem movimenta-la com setas do teclado… etc… o zoom está com defeito pois embaralha as imagens… para reportar um defeito tem que se cadastrar… a vá… tá verde demais… e logo estará inchado que nem o Gimp…
“e usando o Mono”
Não, obrigado!
fala sério… a galera que comenta por aqui é mt ignorante… ninguém falou que o ubuntu vai usar essa porra…
Nessas horas faz falta QT com o Krita…
Tem alternativas online como esta:
http://www.sumopaint.com/app/
Mono? Não, obrigado.
“Nessas horas faz falta QT com o Krita…”
Ou mesmo o KolourPaint, que seria mais adequado para um “Paint-like”.
Pois é, a Canonical prefere colocar o mono como dependência de seus aplicativos padrão do que colocar alguns bons aplicativos do KDE.
Qual é afinal o problema de ter algumas bibliotecas da Qt e KDE como dependência ?
@fuduntu, consumo extra de memória e processador. Aplicações em qt puro usualmente não são pesadas nem consomem muita memória (tô falando do qt, não de outras libs que a aplicação possa usar). Mas KDE é fogo. Pra rodar um simples “capturador de tela” é necessário carregar todo um ambiente de bibliotecas, sistemas de comunicação, etc.