Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


PC World analisa o Samsung Wave com o sistema operacional Bada

Se você acha que já existe diversidade suficiente de sistemas operacionais com o kernel Linux no mercado disputando a atenção de operadoras, desenvolvedores e consumidores, não esqueça de incluir nas contas o Bada, que vem no aparelho Wave que a Samsung está trazendo para o Brasil e o Rafael Rigues analisou.

Separei o trecho inicial:

O Samsung Wave (SB8500) é o mais novo smartphone da Samsung no mercado nacional, e também o primeiro modelo da empresa equipado com o sistema operacional Bada, desenvolvido pela própria Samsung e projetado para concorrer com gigantes como o iOS, e Android, membros da “velha guarda” como o Symbian e novatos como o Meego.

O hardware impressiona: o processador é um ARM Cortex A8 de 1 GHz desenvolvido pela própria Samsung e, especula-se, muito similar ao A4 usado no iPhone 4 e iPad. A tela é um show à parte (veja mais abaixo) e a memória interna de 1.5 GB pode ser expandida a 32 GB com cartões microSD.

Em termos de conexões ele é completo, com 3G, Wi-Fi (802.11 b/g/n), Bluetooth 3.0 e A-GPS. A parte multimídia é composta por uma câmera de 5 MP com flash e rádio FM. Felizmente a Samsung optou por usar conectores padrão em todo o aparelho: um mini USB para recarga da bateria (que pode ser feita com o aparelho plugado a um PC ou com o carregador incluso) e transferência de dados, e um conector de 3.5 mm para fones de ouvido.  (via pcworld.uol.com.br)


• Publicado por Augusto Campos em 2010-07-08

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    luiz (usuário não registrado) em 8/07/2010 às 9:24 am

    O celular (hardware) é muito bom, o software é que deixou a desejar. O Bada faz tudo que o Android faz, só que pior.

    Rafael A. de Almeida (usuário não registrado) em 8/07/2010 às 10:10 am

    Quanto mais sistemas, melhor, pois a briga vai ficar mais quente.

    Rodrigo Carvalho (usuário não registrado) em 8/07/2010 às 10:19 am

    “Quanto mais sistemas, melhor, pois a briga vai ficar mais quente.”

    Discordo… Não sei porque a Samsung teve que fazer OUTRO sistema operacional móvel baseado em Linux… Só vai servir para fragmentar o mercado e atrapalhar os usuários.

    rogerio machado (usuário não registrado) em 8/07/2010 às 10:43 am

    que usuarios?, os que vão lá na loja da operadora comprar?, eles nem sabem o que é um SO, tampouco os vendededores, eles, vão sair loucos de felicidade porque tem um celular com radio, tem joguinho e tira foto.

    Rodrigo Carvalho (usuário não registrado) em 8/07/2010 às 11:30 am

    Não. Os usuários de smartphones querem aplicativos para rodarem nos seus aparelhos e isto é algo que a fragmentação atrapalha…

    Allan Taborda dos Santos (usuário não registrado) em 8/07/2010 às 12:01 pm

    O Bada é o sistema operacional do celular do Beakman: Bada-bin, Bada-ben, Bada-bum!

    Lewis (usuário não registrado) em 8/07/2010 às 12:19 pm

    Não. Os usuários de smartphones querem aplicativos para rodarem nos seus aparelhos e isto é algo que a fragmentação atrapalha…

    Atrapalha quem? No começo pode atrapalhar os primeiros usuários, mas como o Bada usa Enlightenment, pra quem usa essa lib vai ter mais programas com o tempo, então ajuda!

    Parem de querer que o Linux seja o novo Windows e monopolize tudo com uma lib só!

    @Lewis, quem disse que o Bada usa o enlightenment? Creio que haja no meio, como o rasterman declarou tempos atrás, uso da EFL, mas pelo visto o enlightenment, o wm não é usado aí. Tem um módulo especial pra ele chamado illume, adaptado para pequenas telas sensíveis ao toque, que é usado em outros produtos, mas parece que a sansung não aproveitou.

    Ah sim, e tem também a ca*ada da Sansung que é lançar um SDK que só funciona em Windows. Quer coisa mais bizarra que isso? Isso ao meu ver vai auxiliar no decreto de morte do Bada:

    http://developer.bada.com/apis/docs/commonpage.do?menu=MC01040000&mtb1=&mtb2=

    Que morra em paz. Sou fã do projeto enlightenment, mas não foi desta vez que eles arrumaram um parceiro realmente interessado no desenvolvimento da plataforma.

    Pena.

    Marcos Alexandre (usuário não registrado) em 8/07/2010 às 1:13 pm

    Não é uma lib só, mas é fato que corre risco do mercado fragmentar demais, da mesma forma que aconteceu nas distribuições pra computadores.

    Quem compra smartphones desse porte não é usuário que só quer tirar fotinha e ouvir música, são usuários que querem aplicativos e uma série de outras atividades.

    devnull (usuário não registrado) em 8/07/2010 às 1:30 pm

    “Quem compra smartphones desse porte não é usuário que só quer tirar fotinha e ouvir música, são usuários que querem aplicativos e uma série de outras atividades.”

    O problema é supervalorizar os “aplicativos”, imaginando uma demanda que ainda não está lá. Conheço várias pessoas que tem smartphones, e apenas alguns procuram aplicativos, outros querem é internet, e-mail (principalmente), vídeo e GPS. Ou seja, “uma série de outras atividades” que não significa necessariamente a oportunidade de desenvolvimento em larga escala, como alguns gostam de antever.

    Lewis (usuário não registrado) em 8/07/2010 às 1:33 pm

    Usa EFL ou seja biblioteca do Enlightenment :-P

    Rodrigo Carvalho (usuário não registrado) em 8/07/2010 às 2:44 pm

    Perae, você está defendendo o Bada só porque usa EFL?!

    Além disso, o Bada nem open source é! Estou aqui procurando o repositório de código-fonte e, ao invés, achei isto no contrato de licença:

    “8.2 You may not (and you may not permit anyone else to) copy, modify, create a derivative work of, reverse engineer, decompile or otherwise attempt to extract the source code of the Software or any part thereof, unless this is expressly permitted or required by law, or unless you have been specifically told that you may do so by Samsung, in writing.”
    Fonte: http://www.bada.com/terms/

    Mauricio (usuário não registrado) em 8/07/2010 às 3:44 pm

    De novo, em vez da Samsung ficar lançando este sistema meia boca, porque ela não atualiza as versões do android dos celulares dela !!!!

    abc (usuário não registrado) em 8/07/2010 às 3:49 pm

    “De novo, em vez da Samsung ficar lançando este sistema meia boca, porque ela não atualiza as versões do android dos celulares dela !!!!”

    x2

    Meu Galaxy está parado no tempo…

    Tabela2 (usuário não registrado) em 8/07/2010 às 5:37 pm

    Acho que o problema de ficarem criando sistemas é pq:

    1 – é possível
    2 – o software fica no controle da empresa que fabrica o hardware e não de uma outra

    Não sou desenvolvedor e não vi como são as coisas em torno do Android, WebOS e MeeGo. Eu chutaria que por ter o desenvolvimento controlado por uma fundação, o MeeGo teria mais condições de aglutinar empresas concorrentes que o Android. Embora eu saiba que o Android é um sucesso entre vários fabricantes.

    E sobre o LiMo, que eu não conheço e não vejo ninguém comentar sobre ele? Será que foi para o limbo? Vi que a Samsung é membro fundador dessa fundação/consórcio.

    Vou chutar o que deve ter acontecido. O LiMo não deve ter dado muito resultado e a Samsung lançou celulares com Android e desenvolve paralelo o Bada, só para ter alternativa. Ao contrário da Motorola que abraçou o Android e até mudou o status perante o LiMo; de membro fundador a Motorola quiz ficar apenas como membro associado.

    Riser (usuário não registrado) em 8/07/2010 às 10:15 pm

    “What host platforms are supported for bada application development?

    Only Microsoft Windows®2000, XP, Vista and 7. Mac and Linux will not be supported in the near future. More information will be available soon about development with Windows running under Bootcamp or VMware.”

    Pisou feio na bola a Samsumg, que descanse em paz.

    Riser (usuário não registrado) em 8/07/2010 às 10:17 pm

    @Tabela1
    “Vou chutar o que deve ter acontecido. O LiMo não deve ter dado muito resultado…”

    LiMo ficou no Japão, protegido pela DOCOMO.

    tonyfrasouza (usuário não registrado) em 8/07/2010 às 10:46 pm

    O primo de minha esposa é um engenheiro que tem a grana sobrando aqui e comprou um super smartphone justamente por causa do GPS e um navegador que se pode navegar de verdade… Um desperdício, mas ele também usa-o para falar com telefone…

    Marcos (usuário não registrado) em 8/07/2010 às 10:53 pm

    @devnull, os números do mercado te desmentem.

    Sem mais…

Este post é antigo (2010-07-08) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.