Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Passo a passo: construindo um script de acompanhamento do servidor web

Com a ajuda das ferramentas apropriadas, os dados do log do servidor web geram relatórios estatísticos completíssimos, mas às vezes tudo o que queremos é “dar uma espiada” em como o servidor está se comportando, on-line – e aí o excesso de detalhamento do log pode atrapalhar quem esperaria usar uma ferramenta administrativano estilo dos familiares top e tail -f.

Há anos uso um script bem modesto para quando quero “dar uma espiadinha” em como o servidor web está se comportando, mas deixando de lado registros que não me interessam, destacando linhas que indicam erros, e apontando o que os usuários que chegam ao meu site a partir de um mecanismo de busca estavam procurando quando receberam dele um link para o conteúdo que disponibilizei.

Não é minha intenção escrever mais um tutorial de scripts shell ou AWK (não há escassez deles na web…), mas busquei neste primeiro artigo da minha nova série no IBM DeveloperWorks descrever os fundamentos do meu script, juntamente com o código de uma versão bem básica dele (disponibilizada em software livre sob a GNU All-Permissive License).

Nos próximos capítulos da série, ao longo das próximas semanas, buscarei ir incrementando os recursos até chegar ao código que realmente uso para satisfazer minha curiosidade sobre o dia-a-dia do servidor web, e descrevendo (para quem já sabe o básico de scripts) a função de cada um dos trechos.

Considerando o enfoque didático, seria interessante se novas funcionalidades surgissem ou se houvesse alguma reimplementação em outras linguagens, que eu pudesse referenciar na mesma série. Se alguém estiver interessado, entre em contato e mande o link de onde publicou ;-)

Por enquanto fiquem com o primeiro capítulo da minha nova série, e siga acompanhando ;-)


• Publicado por Augusto Campos em 2010-10-26

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

Este post é antigo (2010-10-26) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.