Para a Dell, o Ubuntu é mais seguro do que o Windows
Segue o terço inicial da matéria do iG Tecnologia:
Uma das maiores fabricantes de computadores no mundo, a Dell, tem questionado os novos esforços da Microsoft para tornar o Windows mais seguro, afirmando que a distribuição Linux Ubuntu oferece uma maior proteção, principalmente pelo fato de ser menos visadas em ataques à segurança dos PCs, dado o reduzido número de usuários do sistema.
De acordo com o site IT PRO, a empresa resolveu dar um maior suporte ao Ubuntu, revelando inclusive, em um comunicado, 10 razões pelas quais os usuários de PCs deveriam escolher essa distribuição do Linux ao invés do Windows ao adquirir seus computadores. (…) (via tecnologia.ig.com.br)
Até pros bebês foca o Ubuntu é mais seguro que o Windows, hehe.
Não sei se a Dell elegeu corretamente a causa do Linux ser menos visado por ataques. No meu ver, a quantidade de usuários não tem a ver com isso, e sim a maneira como o sistema operacional funciona.
Pelo menos no ubuntu, se algum “vírus” usasse a tática de usar algum texto aparentemente confiável via gksu, conseguiria fazer um estrago considerável. Outra boa fonte de ataques seriam os .deb disponíveis pela internet.
Dito isto, não há como não levar em conta a quantidade de usuários “alvo” no fator segurança do Ubuntu. Os métodos mais simples usados no mundo Windows tem seus equivalentes no mundo Ubuntu.
(Antes que alguém venha corrigir, falei só do Ubuntu porque é centro da notícia)
[modo self_liar on]
É, mas nas propagandas imperialistas da televisão, “a Dell Recomenda Windows 7″.
[modo self_liar off]
hauahau
O que está faltando ao pessoal da Canonical é economizar um pouco mais de dinheiro de envio de cds grátis pro mundo todo e começar a investir em marketing.
Ontem vi pela primeira vez uma propaganda do Windows 7 na televisão. Acho que em relação ao filme “Sex and The City II”. Minha, não apareceu nenhuma imagem ou característica do sistema na propaganda, mas eu fiquei com vontade de usar o 7! haahuahau
O Ubuntu precisa disso: marketing. Agora em época do Mundo, na África do Sul, o Ubuntu, que tem uma ideia que remete ao continente africano (não, não as ditaduras tribais), não se aproveitou disso para obter mais usuários.
O grande segredo da MS e da Apple é o alto investimento em propaganda.
Dell recomenda Ubuntu.
Só falta começarem a vender computadores com Ubuntu aqui no Brasil.
Uau.
Descobriram a roda, o pessoal da Dell >.<
Agora a Dell dos EUA precisa falar isso para a matriz brasileira.
O meu inclusive é muito mais seguro ainda… A placa wireless do meu Dell não funciona no Ubuntu nem com reza forte! =/
>>> A placa wireless do meu Dell não funciona no Ubuntu nem com
>>> reza forte! =/
Broadcom e precisa de firmware?
Intel e precisa de firmware?
(a maioria dos notes dell precisam do firmware, sendo necessário o pacote bcm43xx-fwcutter)
@Paulo Brito “Outra boa fonte de ataques seriam os .deb disponíveis pela internet.”
é só setar para repositorios seguros e testados. De fato quando se tenta usar repos não oficiais no debian, por exemplo, o sistema te enche de avisos, essa parte a canonical não aproveitou.
Em tempo o linux não precisa do UAC(controle de contas do usuário) tem o root, que é desabilitado no ubuntu, infelizmente.
Já vi esta história antes.
Sendo bem cínico, diria que a DELL está às vésperas de renovar contrato com a MS e está logo dando as cartas para apertar a MS na nefociação.
Caso eu esteja errado no meu cinismo (e como eu gostaria de estar errado … ), então a DELL viu a luz e está dando alternativas para quem quiser, com suporte parecido com o do concorrente.
@Tenchi
Eles já estão parando de enviar os CDs, procure por esta notícia de um ou dois meses atrás.
Flávio
Hmmm… Vender máquinas com Linux (no caso Ubuntu) vai resolver um problema (o da licença) para os clientes da Dell em alguns casos. Olha só:
1) Você compra um computador em o 7 pré-instaldo e sem mídia.
2) Você liga o computador animado como todo usuário feliz com o “brinquedo” novo, não lê manual, e não gera as “mídias de recuperação”.
3) Seu hd dá pau.
4) Você aciona a Dell que – prontamente, após 1 hora no telefone para abrir o chamado – troca o seu hd por um novo *sem* o 7…
5) Você reclama e eles dizem “a Dell não pode enviar a mídia, se você não gerou os discos de recuperação vai ter que comprar outra licença do 7 junto à microbloft”.
Aconteceu com um conhecido meu, advogado. A Dell está no PROCON (ou no Pequenas Causas, não sei detalhes), vamos ver o que vai dar.
O.O.
Esse argumento está mais q ultrapassado “porque é mais utilizado”… MS-Windows nunca prestou mesmo e é fato. Como muito bem citado a MS tem muito marketing e acrescentando TAMBÉM CORRUPÇÃO, já q no Setor Público (e ONGs) há MS, violando a Licitação já de início fora os custos elevados de manutenção e etc… Para quyem conheceu o caso antigo da Auston no Metropolitano de SP e Intel na Europa sabe como funciona esses esquemas de corrupção.
Não adianta o pessoal se animar muito com uma notícia dessas.
Pois do jeito que o próprio Ubuntu caminha, daqui a pouco perde a cara de Linux.
Microsoft sempre teve sérios problemas de Segurança, e vai continuar sendo assim. Pois o usuário quer continuar desse jeito.
Valeu.
1) Você compra um computador em o 7 pré-instaldo e sem mídia.
Sem mídia? Das duas, uma: ou o cara perdeu a mídia, ou ele não comprou um notebook da Dell.
Os notebooks da Dell vêm com um DVD de recuperação do sistemas e de outros softwares que vêm instalados.
Acho que o cara que processou a Dell irá perder o processo.
Se o texto no site da Dell ainda não foi modificado, tem muita chance de ser até a próxima negociação de compra de licenças.
Olá Allan Taborda dos Santos !
Sem mídia e com isso descrito na nota fiscal da Dell que eu vi :-(
Vieram os DVDs com os drivers e alguns softwares. O 7 veio pré-instalado no primeiro HD. DVDs de “recuperação”, se quiser, e souber que precisa, o usuário que crie quando abre o micro.
Modelo: Dell Latitude E4300.
O que vai dar na justiça eu não sei, mas quando souber te conto.
O.O.
Vai ver que a Dell tava tomando muito processo na justiça e resolveu mudar e passar a oferecer o DVD junto com o notebook. Ou pode ser que o modelo em questão não possua o DVD de recuperação, enquanto o Inspiron (que foi o que eu comprei) ofereça.
Nos notes HP não vem DVD de recuperação, você mesmo é que tem que gerar eles. Inclusive o programa para gerar tais DVDs vem pré-instalado, não é um processo complicado e você pode gerar DVDs de recuperação a qualquer momento. É melhor desse jeito, pois eu elimino os crapwares e gero os DVDs sem eles ou melhor ainda, eliminos os crapwares, instalo o que preciso realmente e depois gero os DVDs de recuperação.
Pena estar disponível apenas para Windows.
Legal a Dell ter falado isso, agora só falta vender notebook com linux nativo, e mais barato, pra eu não ter que pagar uma licença de um sistema operacional windows que nem vou usar
Sendo o Ubuntu a distro GNU/Linux que tem a maior falha de segurança, na minha opnião, o “sudo” ativado por padrão. Além claro claro na parte de segurança instrínsceca do sistema, as distros GNU/Linux levam imensa vantagem na parte de segurança isso é fato desde o windows XP.
A Dell deve estar realmente renegociando com a MS e usando o Ubuntu como FUD para conseguir um contrato melhor.
Infelizmente, as pessoas ainda não estão se preocupando com segurança como deveriam.
Veleu DELL.
“O Ubuntu precisa disso: marketing.”
Concordo. E marketing não é só propanda, é estratégia e parceiros fortes, é trabalhar junto com o cliente.
@thiagopriest
E torço por isso, já que Linux nada mais é que kernel apenas.
@Igor Cavalcante
Também desejom isso.
Bonito falar, difícil de fazer.
Liguei pro Suporte Dell pra me ensinaram a particionar o HD pra instalar o Ubuntu, e me falaram que sob nenhuma hipótese dariam suporte a outro sistema senão o da Microsoft.
Vendo por este ângulo:
a) o windows 3.1 é mais seguro que o ubuntu, pois ninguém usa
b) o windows 95 e enos seguro que o anterior e mair seguro que o ubuntu, pois quase ninguém usa
c) o windows 98 é o menos seguro dos anteriores e tb mais seguro que o ubuntu, pois menas pessoas usam-no
Mas poderia dar mais exemplos:
d) o ubuntu é menos seguro que o haiku (antigo BeOS), haiky, hai-sei-lá-o-quê, hay-que-os-parta, pois este ninguém usa meeeeeesmo…
Assim fica fácil, muito fácil!!!
@Marconi
A Dell apenas comentou sobre a segurança de um S.O. Em nenhum momento ela falou que daria suporte.