Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Padroeira: Liam Gallagher diz não se importar com pirataria

Unindo-se ao posicionamento de Shakira, nossa padroeira oficial dos downloads de música encorajados pelos respectivos artistas, Liam Gallagher – vocalista da banda Oasis, da qual há quem goste – declarou não ser contra o download de músicas pela Internet.


A padroeira Shakira

Diz ele: “o download é a mesma coisa que eu costumava fazer quando gravava as músicas que tocavam nas rádios. Eu não me importo.” Seu irmão e também integrante da mesma banda já havia declarado anteriormente: “Se as pessoas estão dispostas a ter CDs nossos em sua coleção, bom para eles. Seria absolutamente ridículo que um rockstar exigisse que pessoas pagassem pelos álbuns.”

O BR-Linux não é a favor de nenhum ato ilegal, mas é plenamente favorável a manifestações de opinião de autores e artistas que ajudem a fundamentar a rediscussão modernizante do modelo vigente de direito autoral, em especial quando ajudam a negar o velho argumento de que as gravadoras reagem contra o pessoal que compartilha músicas em P2P por estarem preocupadas em defender os interesses dos artistas – nem todos eles assinam embaixo disso.

Trecho inicial da nota no iG Tecnologia:

O vocalista da controversa banda britânica Oasis, Liam Gallagher, disse em entrevista não ser contra o download de músicas pela internet.

De acordo com o site ShortList.com Liam afirmou que a distribuição atual de músicas pela internet se assemelha às antigas práticas da fita K7: “Para mim o download é a mesma coisa que eu costumava fazer quando gravava as músicas que tocavam nas rádios. Eu não me importo. Aliás, eu odeio essa reclamação toda que os artistas fazem em torno da pirataria.”

O vocalista disse ainda que desaprova a atitude de artistas que exageram sobre as questões dos direitos autorais: “Pelo menos eles estão baixando suas músicas, preste atenção! Você já tem cinco mansões! Está reclamando do que? Cale a boca!”, ironizou.

A declaração de Liam Gallagher é mais uma das muitas feitas por artistas britânicos. Segundo o site TorrentFreak o próprio irmão de Liam, Noel Gallagher, ex-guitarrista da banda disse no passado não ter problemas em relação ao download de seus trabalhos na internet: “Se as pessoas estão dispostas a ter CDs nossos em sua coleção, bom para eles. Seria absolutamente ridículo que um rockstar exigisse que pessoas pagassem pelos álbuns. Os mais jovens por exemplo não têm muito dinheiro para pagar por um disco. Então, se ele pode encontrá-lo gratuitamente, vá em frente!”, afirmou. (via tecnologia.ig.com.br)


• Publicado por Augusto Campos em 2010-04-16

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Smaug (usuário não registrado) em 16/04/2010 às 9:04 am

    Shakira 10 x 0 Oasis.

    @McGuyver_BR (usuário não registrado) em 16/04/2010 às 9:50 am

    Finalmente alguns artinstas conseguem entender o conceito. Ao copiar uma música do artista este se torma um pouco mais “visível” e “vivo” no mercado.
    A Microsoft sabe disso melhor do que ninguém!!! ;-)

    Saudações aos novos modelos de negócio que estão por vir!!

    chuck (usuário não registrado) em 16/04/2010 às 10:10 am

    ave Shakira

    Denis (usuário não registrado) em 16/04/2010 às 10:31 am

    É q qdo é opinião do Liam, é preciso entender o contexto.. a banda sempre foi muito polêmica, em relação a todo tipo de assunto,

    Mauricio (usuário não registrado) em 16/04/2010 às 10:43 am

    …Liam Gallagher – vocalista da banda Oasis, da qual há quem goste…

    Post bem imparcial…

    Creio que não há nada de imparcial nele, Mauricio. Os posts do BR-Linux escritos por mim refletem a minha opinião, e você é sempre bem-vindo para lê-los!

    André Caldas (usuário não registrado) em 16/04/2010 às 10:58 am

    @Mauricio,

    Ele faz isso de propósito pra poder dizer depois “é a minha opinião, no meu blog e você é bem-vindo…”

    É como um álibi. Assim, quando ele escrever coisas tendenciosas tem maior embasamento pra falar: “eu sempre digo que é a minha opinião, no meu blog e você é bem-vindo… blah, blah, blah.”

    Naturalmente que no meu blog eu escrevo, de propósito, a minha opinião. Não escondo isso de ninguém, e procuro esclarecer isso a quem manifesta esperar algum tipo de imparcialidade, neutralidade, ou parcialidade em direção às opiniões de outrem.

    Acredito que um ponto de vista neutro pode ser tentado, mas raramente é, de fato, oferecido. Há veículos que assumem o compromisso de tentar oferecê-lo. Eu prefiro ser claro quanto a escrever a minha própria opinião, inclusive sobre o Oasis. Todos são bem-vindos se desejarem lê-la.

    Reikainosuke Nekomata (usuário não registrado) em 16/04/2010 às 12:39 pm

    Gostei da foto da Shakira! ;) Não precisa colocar a foto do Liam, neste ponto você pode ser bem parcial, viu! :)

    Não sou fã do Oasis, mas é bom ver que mais artistas famosos estão percebendo as vantagens de distribuir suas obras de forma mais livre. Ao contrário do Metallica, de cujo som eu gosto mais do que do Oasis, mas que tem uma posição bem mais mesqui… digo, conservadora.

    luiz (usuário não registrado) em 16/04/2010 às 12:43 pm

    A (ateh o momento) ultima tirinha dos Malvados eh bem legal sobre esse assunto.

    Sege o LINK pra quem não conhece.

    Felipe (usuário não registrado) em 16/04/2010 às 12:45 pm

    Oasis é muito louco. Fui no show deles no Sambódromo do Anhembi, nem lembro que ano.

    Fellype (usuário não registrado) em 16/04/2010 às 12:51 pm

    Artistas/bandas que vivem de shows e não da venda de cds tendem a concordar com esta opinião. Já as gravadoras…

    thiago (usuário não registrado) em 16/04/2010 às 1:09 pm

    ex-integrante… o oasis acabou (ou não?)

Este post é antigo (2010-04-16) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.