Pacote RPM do GnoMenu para Fedora 13 64bits
Enviado por Alexandre Moura (alexandre·mouraΘgmail·com):
“Disponibilizado um pacote RPM para Fedora 13 64bits do GnoMenu. GnoMenu é um novo menu para o Gnome, com maiores opções de personalização e várias outras características interessantes.” [referência: gnurockreggae.blogspot.com]
• Publicado por Augusto Campos em
2010-08-20
Eu não entendo porque existem tantos projetos de menus estilo Windows ou KDE para o Gnome. Se existisse um projeto para um menu do Gnome para o KDE eu migrava de desktop na hora!
Criticam criticam criticam o KDE e aos poucos o gnome está fazendo as coisas iguais? Cansados da cara feia e velha do gnome? Ou cansaram das n tentativas de maquiar o gnome para ficar parecido com o mac?
“Criticam criticam criticam o KDE e aos poucos o gnome está fazendo as coisas iguais? Cansados da cara feia e velha do gnome? Ou cansaram das n tentativas de maquiar o gnome para ficar parecido com o mac?”
Sem querer criar flame mas ja criando….Concordo com estas palavras.
Nada de mais em copiar, ainda mais de outra ferramenta livre (KDE) mas pela arrogância dos desenvolvedores do Gnome soa como um belo plágio essa copia discarada do Kmenu.
A questão agora é eles admitirem isso (acho dificil).
Sinceramente, gostei, fico clean, essa È uma das unicas partes de que gosto no KDE!!
O GnoMenu no meu linux mint fica todo falho, alguém já resolveu isso? tentei mudar o gerenciador de janelas mas não resolveu, também não tenho nenhum outro problema com transparências ou efeitos no compiz.
É ou não é o menu do KDE
http://farm5.static.flickr.com/4077/4902774615_1dfe849113.jpg
rodado de 90 graus ?
Eu acho os menus padrão do Gnome, ou o clássico do KDE, mais práticos do que esse menus novos.
Algumas vezes é difícil entender a mentalidade de usuários Linux. Se algum recurso/aparência/tema/qualquer_coisa de algum projeto é aproveitado um outro, logo vem um monte caindo em cima dizendo que copiou, que é plágio, que blábláblá. Mas diabos, se o recurso pode ser útil, alguém que gosta do Gnome, mas que acharia interessante se tivesse um menu estilo KDE/Windows, ficaria melhor, por que ele não pode fazê-lo? Então, pra que raios serve a bendita GPL e licenças afins se não posso modificar/criar obra derivada ou coisa assim e redistribuir? Eu mesmo, não tenho a menor vergonha de dizer que aproveito recursos de outras distros na minha, quando consigo fazê-lo. Também não teria vergonha de dizer que aproveitaria alguma ideia de um software proprietário em um projeto livre, desde que não encontre problemas com a lei mais à frente. Se for assim, o OpenOffice também copiou o MS Office? Quanta falta de criatividade da equipe, né?
O GnoMenu ficou legal, ao me ver, no Gnome, apesar de eu prefirir o original.
Outra que que deve ser dita é que (me corrijam se estiver errado) o GnoMenu não é um projeto DO GNOME e sim um projeto PARA o GNOME. Assim, não me parece fazer muito sentido dizer que o GNOME anda copiando alguém no que diz respeito a isso. E como eu disse, se a ideia é boa e pode ser aproveitada no projeto, por que não fazê-lo? O único mal seria uma perda de identidade, mas não vejo isso nesse caso.
Eu particulamente acho o gnome muito sem graça, e nem preciso dizer o porque.
Eu tento usar o kde, acho a concepção dele muito interessante, mas ao mesmo tempo acho ele meio “amarrado” (ao menos no meu note). Mudei o gerenciador de janelas/composição dele pro compiz e achei que melhorou, mas aí perdi a funcionalidade de arrastar uma janela pros cantos e ela maximinimar em tela toda ou meia tela, que não sei como ativar no compiz (nem sei se faz).
Em fim, interface gráfica é um objeto bem complexo de estudo e acho que o modelo padrão do gnome está longe do ideal e toda tentativa pra melhorar isso é válida.
@Ivan, tá usando o Linux Mint e trocou o mene dele por esse?
Cara, gosot é gosto mesmo… Acho o menu do Mint um dos melhores já criados, bem mais prático e bonito que o original do KDE do Gnome ou esse GnoMenu… Questão de gosto.
Embora não use Gnome e o GnoMenu seja uma copia do Kmenu (nada contra, ja disse) eu achei até melhor que o do proprio KDE.
Acho o Kmenu muito largo, um campo de pesquisa grande demais, enquanto no GnoMenu o espaço ficou muito bem aproveitado, só no detalhe do nome “pesquisar” ficar no proprio campo de pesquisa economizou um certo espaço, e no demais o detalhe do nome do usuario e espaço para avatar ficou muito bem pensado.
Pra acabar de matar, no KDE 4.5 no icone “Favoritos” agora esta com o titulo “Aplicativos Favoritos” deixando mais largo ainda o menu. E mesmo com todo esse tamanho não existe a opção de um avatar e ainda carrega o nome do usuario mais o nome da maquina pra tomar mais espaço ainda.
Reinterando: O GnoMenu melhorou bastante o Kmenu. Seria legal a galera do KDE se ater a esses pequenos detalhes.
Pessoal, o GnoMenu tem varios temas, não só esse:
http://gnome-look.org/content/preview.php?preview=1&id=93057&file1=93057-1.jpg&file2=93057-2.jpg&file3=93057-3.jpg&name=GnoMenu+-+consolidated+menu+for+gnome
E alem de tudo, ele Suporta varias plataformas, incluindo o Plasma do KDE.
Não há o que se discutir.
@Lauro César,
Eu não troquei, mas gosto de testar alternativas. Testei por um tempo o Ubuntu System Painel, agora to testando o Cardapio, ambos são bacanas, mas precisam ainda de um polimento.
Mas o menu do Mint é com certeza um dos melhores que achei.
Como disse, uma mudança pequena deixaria bem mais bacana o Kmenu:
http://farm5.static.flickr.com/4101/4910955377_8ced5ecd0d_b.jpg
Não sou expert em edição de imagem, mas já passa a ideia do que eu acharia bacana no Kmenu. Já mandei até um feedback para os dev’s. :D
Nenhum destes chega aos pés do Lancelot