Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Os 5 melhores sistemas operacionais para netbooks, de acordo com os leitores do Lifehacker

O site Lifehacker conduziu uma consulta a seus leitores sobre quais os melhores sistemas operacionais para netbooks, e já divulgou as respostas, que não foram especialmente surpreendentes – mas me agradaram bastante pela presença majoritária de sistemas baseados em Linux (Jolicloud, Ubuntu e Mint) entre os top 5, e ainda na totalidade das menções honrosas (Moblin, Crunchbang e Chromium OS).

No momento em que escrevo, está sendo conduzida uma segunda votação (já com 10.000 votos registrados), para escolher os favoritos entre os 5 mencionados – o WIndows 7 está em primeiro, dividindo o pódio com Ubuntu e Mac OS X, nesta ordem. (via lifehacker.com)


• Publicado por Augusto Campos em 2010-02-15

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Cícero Lourenço (usuário não registrado) em 15/02/2010 às 4:27 pm

    Um detalhe ainda mais interessante é que todas as distro Linux citadas na pesquisa, compartilham o mesmo ramo genealógico, já que Jolicloud e Linux Mint sao baseados no Ubuntu. he he he
    Monopolio do mundo Open?

    erico (usuário não registrado) em 15/02/2010 às 5:49 pm

    @Cícero, essas distros pertencem a um tronco mais antigo da árvore do SL, é o tronco do debian.

    Adriano (usuário não registrado) em 15/02/2010 às 6:12 pm

    Sinceramente, acho que a questão da preferência pelo Ubuntu (e seus derivados) se dá não apenas pela facilidade de uso desta distribuição, mas sim da grande comunidade que a usa e que tem participado ativamente no auxílio aos novos usuários.

    Adriano (usuário não registrado) em 15/02/2010 às 6:28 pm

    É claro que independente da distribuição a comunidade ajuda a todos, mas o que mais se tem visto ultimamente é blog com dicas “para Ubuntu” que na verdade servem pra qualquer distribuição, salvo algumas pequenas adaptações.

    fernando (usuário não registrado) em 15/02/2010 às 6:36 pm

    Eu uso fedora com awesome, grande desempenho , baixo consumo de recursos, perfeito pra mim.

    Philippe (usuário não registrado) em 15/02/2010 às 9:02 pm

    Exato Adriano, e nem por isso são menos válidas. Mas a realidade é que Ubuntu fez com que muita gente conhecesse o Linux e virou a referência do momento, como já foi o RedHat, e no Brasil a Conectiva e até o Kurumin.

    É ótimo ter muito tutorial pra Ubuntu, que todos nos sabemos funcionam para toda a família Debian, e muita distro bem diferente tb.

    Rapaz, o ubuntu netbook remix quase que foi eleita como a melhor para o meu net (positivo mobo 1050), mas como não reconheceu o leitor de cartões, testei o jolicloud e está funcionando perfeitamente bem. Nada a reclamar. Nada mesmo.

    klein (usuário não registrado) em 16/02/2010 às 8:21 am

    @erico
    “essas distros pertencem a um tronco mais antigo da árvore do SL, é o tronco do debian.”

    Sorry, distro mais antiga ainda eh o Slackware.

    Vinícius (usuário não registrado) em 16/02/2010 às 11:27 am

    O klein tem problemas de interpretação de textos.

    O erico disse que essas distros pertencem a um tronco mais antigo, porque o Debian deu origem ao Ubuntu. Em momento algum ele disse que o Debian é a distribuição mais antiga.

    ‘Pertencer a um tronco mais antigo do software livre’ é completamente diferente de ‘pertencer ao tronco mais antigo do software livre’.

    João (usuário não registrado) em 16/02/2010 às 8:55 pm

    O melhor SO é o OpenBSD, porque é o único SO que cuida da segurança, segundo o colega Jack, hahaha

    Sergio Santos (usuário não registrado) em 16/02/2010 às 9:11 pm

    Esqueceram o Mandriva 2010? Usuários comuns deveriam testar. Apesar da facilidade do Ubuntu ser “quase” a mesma do Mandriva, existem problemas muito comuns em algumas máquinas, como a falta de drivers “non free” e as atualizações detonarem o sistema, obrigando a sua reinstalação. Para mim, o Mandriva supera em muito o Ubuntu, em facilidade de uso e estabilidade, para o usuário comum. Instalei em vários notebooks, sempre com muito sucesso, para usuários leigos que estão utilizando muito bem suas máquinas.

    Harback, creio que cada um dos participantes votou no que acredita ser melhor. Não acredito que as ausências da lista sejam por esquecimento.

Este post é antigo (2010-02-15) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.