Oracle silenciosamente desativa servidores de teste do PostgreSQL para Solaris
A Oracle desativou abruptamente um conjunto de 3 servidores que eram usados pelos desenvolvedores do PostgreSQL para garantia de qualidade em ambientes Solaris. Os servidores eram mantidos pela Sun (e pela Oracle, após a aquisição) pelo natural interesse em apoiar a estabilidade do PostgreSQL nas plataformas Solaris.
A Sun (apesar do seu relacionamento com o MySQL) apoiava o desenvolvimento do PostgreSQL de várias maneiras,, inclusive com código, como a inclusão do suporte ao DTrace, por exemplo.
Mas a Oracle pelo jeito pensa diferente, e no começo de julho tirou do ar os 3 servidores sem aviso, levando a comunidade de desenvolvedores do PostgreSQL a uma busca por alternativas. (via lwn.net)
soh tava demorando, infelizmente.
“A bola é minha, e você não pode jogar mais”
Agora sim os caras fizeram inimigos.
Essa c#gada foi de colocar em quandro pra servir de exemplo.
Não havia antes motivos reais para paranóia, mas agora muito mais gente vai ficar louca com a Oracle.
Comercialmente até existe lógica, afinal o PostgreSQL concorre com o MySQL e talvez a Oracle já ache que concorre também com o DB proprietário dela.
Mas essa falta de tato é que vai fazer vários inimigos.
Remove suporte ao Solaris, do PostgreSQL. Fazer o que?
Acho normal, visto que agora o PostgreSQL concorre com a Oracle. Seria dar munição de graça para o inimigo.
Seria o mesmo que a microsoft disponibilizar servidores seus para o projeto openoffice melhorar o suporte ao Windows. Não faz sentido.
As vezes eu acho estranho os comentários desse blog, não parece um site não é mais sobre linux e código aberto.
Nos comentários as pessoas defendem com unhas e dentes defendendo atitudes que de uma forma ou outra prejudicam projetos open source.
Não só o mysql que foi cancelado ,mas projetos como OpenSSO também foram.
A junção da Sun com a Oracle foi tão boa que a maior parte dos integrantes da Sun foram para outras empresas!
E ai vem pessoas tentando justificar o monopólio e que a junção das empresas é tudo de bom.
Isso só piora o que está pior.
@self_liar
Não estou defendendo a Oracle em nada no meu texto agora, mas quando o MySQL foi cancelado?
>>> defendendo atitudes que de uma forma ou outra prejudicam projetos open source.
Desde que a SUN foi comprado, qualquer um pode pensar em um BOX com Solaris + SPARC + Oracle + Java.
Não me admira uma atitude destas vindo da Oracle, e o pessoal do PostgreSQL não tem realmente muito o que fazer…
Desculpem meu comentário anterior, o texto está todo confuso. Segue a versão corrigida:
As vezes eu acho estranho os comentários desse blog, não parece um site sobre linux e código aberto.
Nos comentários as pessoas defendem com unhas e dentes atitudes que de uma forma ou outra prejudicam projetos open source.
@Ironmaniaco
Isso é bom para o software livre? desculpe, talvez não tenha entendido direito o que você quis dizer.
Eu avisei…. Todo mundo fissurado em Apple e MS, e esquecem da mais perigosa de todas….
Peguem os posts de anos atrás, eu avisei.
Open Solaris será o próximo.
Com o Java não vai ser diferente….
Eu avisei.
@ Ironmaniaco
Exato.
É realmente uma situação desgastante, mas o que ficaou claro pra mim é que o Solaris está sendo de fato direcionado pra execução do Oracle Database (aliás convenhamos. Em empresas maiorezinhas, sempre foi). Essa atitude só prova que o PostgreSQL é concorrente direto do Oracle Database, enquanto o MySQL não. Um ótimo reconhecimento da equipe do elefante.
O que fazer agora? Achar outra bola, se eles assim quiserem. (Se eu fosse desenvolvedor do PGSQL, eu não quereria e mandaria a Oracle pra pqp mesmo…)
@ Self_Liar
Se reclama tanto, então por que você nao comprou a Sun quando ela tava indo pro buraco? O que você já fez de bom pela (finada) Sun antes? Se toca… Esse modelo de software livre que você quer non ecziste, é impossível.
a oracle ta preparando algo pro java.
java pago vai ser d+. melhor correr para o ruby.
sermpre quando havia noticias sobre a sun havia um comentarista aqui acusando as pessoas de “viúvas da sun”, dessa vez parece que ele se calou.
Eu posso até saber e reconhecer que no mundo corporativo as empresas fazem isso todo dia, mas eu não sou desse mundo, então isso me causa urticárias.
Minha maior preocupação não é que a oracle “cobre” por alguma coisa, lembrem-se isso aqui é sobre software livre e não sobre software-de-graça, mas o que a oracle deliberadamente mata da antiga sun, e a segunda coisa é saber como manter e preservar os códigos apesar da licença cddl.
Era esperado, mas eles deveriam, no minimo, mandar um e-mail, não levava 5 min. “Olha vocês sabem né? Fica difícil bancar um projeto que não é do nosso interesse…” [AKA bancar um rival] “… então, daqui três dias o servidor sai do ar…”
Só isso é que eu achei estranho.
André Luis Pereira
OOps, errei ai no caso .Ele não foi cancelado .Confundi.
Lucas Timm
A sun estava indo pro buraco ? Eu não sei .No modelo capitalista isso tem vários sentidos .Ir pro buraco para eles é ir perder ações em wall street .Eu preferia que a Sun continuasse neste dito buraco.
O que você já fez de bom pela (finada) Sun antes? Se toca…
O que faz você repetir isso toda hora?Eu tenho ou não a obrigação de fazer algo para sun para obter o direito de dizer a minha opinião?
Esse modelo de software livre que você quer non ecziste, é impossível.
Do que você está falando? Não citei nada de software livre,mas digo que é preferível uma descentralização das coisas ,do que a centralização.
Este sistema não funciona ,como já disse aqui algumas vezes,mas enquanto isso,é melhor ter algo podre do que algo bem mais podre.
Isso serve como demonstração para a comunidade em si se tocar para que não fiquem extremamente dependentes de empresas open source capitalistas.
Tenso! hahahaha
Mas eis a questão, a Oracle é obrigada a ser boazinha com o pessoal do PostgreSql? Até onde eu sei ele é o principal concorrente livre da Oracle! Inclusive perdeu um bom contrato pra Caixa Econômica aqui no brasil!
Não sei responder esta pergunta. Somente a sociedade deve responder.Mas ela deve trocar o seu lugar de aceitar tudo o que uma instituição faz ,para o lugar de mandar em tudo o que uma instituição deve fazer. Mas claro ,ela tem que pensar mais no mundo em que vive para ter o poder dizer que sociedade ela quer e não quer e não se cegar no seu trato egoísta.
Sei que se a Sun estivesse viva ,a oracle não teria tantas oportunidades de acabar com as concorrencias.
O problema é que a sociedade não percebe que a concorrencia é destrutiva.E que disso gera somente morte , coisas repetidas e egoísmo.Com o capitalismo atual e a concorrencia, nunca a poluição e a pobreza acabará.
@Igor Cavalcante
Pois é. A Oracle parece que reconheceu o PostgreSQL como concorrente afinal. Ponto positivo pro PostgreSQL já que o Oracle DB é conhecido por ser o padrão da industria de DBs hoje.
E sobre descontinuar os servidores de apoio, posto o que eu disse acima, é coerente.
So que a c#gada foi fazer isso sem aviso. Tropeçaram na tomada e o Solaris desligou.
Isso só serviu pra aumentar a antipatia com a Oracle por parte da comunidade open source.
Mas é um fato a ser comemorado. Esta notícia reconhece o poder do PostgreSQL!
Isso sim foi uma lição bem merecida na comunidade do software livre/open-source para aprenderem a fazer negócios direito.
@renato
>>> Isso é bom para o software livre?
Não é bom para o OPENSOURCE, pois o PostgreSQL tem uma licença “BSD-Based” e não GPL.
Também não estou “deixado de defender” o OPEN, mas o máximo que a galera do PostgreSQL pode fazer é isso, remover o suporte ao Solaris, ou arcar com as consequências de implementar um “port” do SGBD sem a colaboração por parte da Oracle.
Não é bom para o Open perder algo assim, mas fazer o que?
@Lucas Timm
Concordo
Querendo ou não eles estão diminuindo o “leque” de atuação deles.
Menos SGBD’s em cima do SO deles, menor utilização do SO(licença dos 90 dias, que deu aquele outro bafafá), e um outro SGBD de “menor porte” sendo controlado por eles. Eles devem ter calculado que esta estratégia dará certo.
E sim, esta atitude mostra que o PostgreSQL tem uma capacidade de competir(ou de crescer para competir) com o Oracle, senão, não teriam tomado uma estaratégia desta
@self_liar
Nesse caso não tem escapatória. É uma empresa que não tem tanto interesse no OPEN, em desabilitar outro produto que poderia ser um rival direto, absorvendo uma empresa que era uma das maiores colaboradoras de tal tecnologia open.
Mesmo se o PostgreSQL tivesse mais “fama” que o Oracle, acho que eles teriam tomado a mesma estratégia.
Por isso que digo ,que a competição está destruindo bons usos do software em prol do lucro . E por isso a Oracle não deveria ter absorvido a Sun,mas não podemos esquecer que a Sun quis participar deste jogo capitalista ,então ela ter parte de culpa nisso.
Nunca entendo que uns matando os outro pode ser algo benéfico.
Desde que a Sun comprou o MySQL, embora até mantendo suporte ao PG, ficou um clima meio ruim. Já naquela época teve gente que saiu da Sun (não lembro, acho que foi o Josh Berkus) .
Esse tipo de servidor de teste é importante, mas o Postgres tem apoio de mais empresas. E eu concordo com o Timm (é, as vezes acontece), eu não ligaria, até poderia usar pra promover o Postgres.
Tentaria engolir o mercado do MySQL e tirar um pouco do Oracle.
Eu sei o que a Oracle faz e tem feito freqüentemente, mas essa de que “desligou sem avisar” nao cola!
Ligar eu ligo ,e já é um primeiro passo para matar a proxima concorrencia. Pode ter certeza que a Oracle vai investir pesado para tomar a concorrencia.
Resposta mais óbvia: esse PostgreSQL é bom pacas, é bom o suficiente para incomodar a Oracle…
Sobre o que a Oracle faz e vem fazendo só posso dizer: tragédia anunciada.
Mas gosto de ver a empresa colocando as manguinhas de fora, mostrando a que veio ou para o mal ou para bem.
A atitude da Oracle parece ter sido descortês, mas também me parece querer demais esperar que ela fique patrocinando uma parte do desenvolvimento de um banco de dados concorrente.
O PostgreSQL não vai encerrar suporte a Solaris, isso seria penalizar usuários de PostgreSQL que preferem ou precisam usar Solaris. Não faz sentido descontar nos usuários a atitude da Oracle. O jeito é obter um servidor Solaris próprio, como aliás fazem os projetos Unix BSD, quase sempre graças a doações. E seguir em frente. Acidente de percurso.
A Oracle está certa, pra que ajudar um concorrente? Ainda mais com a divisão Sun no vermelho…
E pro Postgres, como o pessoal falou, é um reconhecimento que já conseguiu incomodar a gigante.
@self_liar, “ir pro buraco” é ter prejuízos bilhonários por trimestre, a Sun não ganhava dinheiro suficiente pra pagar suas contas, que dirá pra investir em melhorias.
O pessoal ficou de mimimi com a Oracle, mas o Glassfish já está no portifólio dela com a mesma política da Sun: uma versão livre e uma paga. O Virtualbox, idem. Até o OpenOffice já teve mudanças, com a Oracle aceitando usar o gstreamer pra multimídia nas versões linux/unix, que a Sun sempre resistiu.
Marcos Alex
Não sei não essa história de prejuízos. Para o capitalismo isso é variável , o prejuízo pode ser perda de ações.
O pessoal ficou de mimimi com a Oracle, mas o Glassfish já está no portifólio dela com a mesma política da Sun: uma versão livre e uma paga. O Virtualbox, idem. Até o OpenOffice já teve mudanças, com a Oracle aceitando usar o gstreamer pra multimídia nas versões linux/unix, que a Sun sempre resistiu.
Então ,você olha somente estes produtos .Os outros vários foram chutados ,pois é vantajoso para a oracle somente ,mas não pro resto do mundo .Ajuda produzir mais lucro para ela a custa de dependencia dos software dela.
Devemos parar de acreditar no capitalismo de hoje .
Se as pessoas olharem ,perceberão que ao longo dos anos as empresas vão morrendo e ficando algumas poucas .Isso aconteceu na televisão,na área de refrigerantes ,na área de computadores e em outras.Isso é natural do capitalismo atual.
Não é certo nem de boa atitude que uns precisem matar o trabalho dos outros para ter mais e para a sociedade progredir(com a história de que concorrencia melhora qualidade).
“As vezes eu acho estranho os comentários desse blog, não parece um site sobre linux e código aberto.
Nos comentários as pessoas defendem com unhas e dentes atitudes que de uma forma ou outra prejudicam projetos open source.”
Estou achando isso a muito tempo. A impressão que tenho é que aqui tem muitas pessoas que, por questões profissionais, tiveram que trabalhar administrando servidores Linux (ou outra atividade correlata), porém são 100% contrárias ao que o Software Livre significa.
E software com licenças BSD é Software Livre também. Atende as 4 liberdades definidas pela FSF.
Esse Marcos Alexandre tem os coments mais idiotas e chupetas da Oracle de toda a web, com certeza. Sempre apoia as cagadas da Oracle, deve ser acionista né ¬¬