Oracle pede à Apache que volte ao Comitê Executivo do Java
Trechos do IDG Now com o novo capítulo da novela mexicana:
Novelón
Fundação, que anunciou sua retirada por discordar das interferências da gigante, avisa que um simples pedido de ‘por favor’ não é o bastante.
A Oracle pediu à Fundação Apache de Software (ASF, na sigla em inglês) que reveja sua decisão de sair do Comitê Executivo do Java, por considerá-la de suma importância para o futuro da plataforma. O abandono foi comunicado na quarta-feira (8/12).
“A preocupação comercial de uma única entidade, a Oracle, continuará a interferir seriamente na ideia de uma direção transparente do ecossistema”, afirmou a Apache, via seu blog oficial, em alusão ao grande controle que a gigante tem sobre a tecnologia.
Ela também mostrou irritação quanto às restrições da gigante quanto ao Kit de Compatibilidade de Tecnologia Java (TCK, na sigla em inglês), usado pela própria fundação nos testes de seu software open-source Harmony. Os obstáculos impostos impedem a adaptação do programa para dispositivos móveis.
Ontem, quinta-feira (9/12), o vice-presidente de desenvolvimento da Oracle, usou de tom conciliatório em seu discurso para reverter a situação:
(…) A princípio, no entanto, a Apache não se mostra convencida. “Dê-nos um motivo para reconsiderarmos a decisão que não seja um simples ‘por favor’”, postou seu presidente, Jim Jagielski, quinta-feira, em seu Twitter. (via idgnow.uol.com.br)
Pô Augusto, faltou uma tag legal ;)
Essa briga Apache x Oracle, confirma que o Google vai se dar mal na disputa judicial com a Oracle por causa do Android?
Me parece que sim…
A oracle arrumou pra cabeça e vai ficar pior.
Seção mimimi de corram pras montanhas, parte 23.
Apache > Oracle #fikdik
Não acho mimimi. Se a Oracle acha que pode fazer tudo no Java e depois ameçar a concorrência com patentes, vai descobrir que alguns compram a briga (com boas chances de detonar a patentes de software) ou simplesmente abandonarão o Java. Em qualquer dos casos, ela perde.
Porque será que estas empresas não aprendem a fazer os melhores produtos, fornecer os melhores serviços e etc? Não, tem que eliminar a concorrência para poder lucrar sozinha. Só que isso tem um preço: ninguém confia em quem faz bullying; na primeira chance você muda de bairro ou escola. Java já tem um ecossitema complicado, que em várias situações pode ser facilmente substituída por outras linguagens mais fáceis e/ou sem estes perigos aparentes (isso vale para o .Net). Falando em .Net, o risco é ainda pior que Java.
Com o aumento expressivo da capacidade de execução dos processadores e da melhoria das linguagens de maneira geral, a Oracle pode estar matando o Java sem querer. É bom ela acordar, senão vai dar complicação …
Flávio Machado
Perdoem-me a ignorância, mas o que tem a ver a imagem com o texto? É com relação a algum filme?
É foto de uma novela, se não me engano americana ou mexicana.
>>> É com relação a algum filme?
Ilustrar a novela Oracle X Apache.
Oracle Manolo: “Bésame, Bésame Mucho”
Apache Guadalupe: “No Te Quiero Más”
Neste caso acho que vocês estão exagerando, ela apenas seguiu a postura da Sun, isso já é uma briga antiga da Apache vs. Sun, e agora quando a Apache viu que a postura ia ser a mesma, decidiu chutar o balde.
Lembrem-se, estou falando desse caso específico.
>>> Oracle Manolo: “Bésame, Bésame Mucho”
>>> Apache Guadalupe: “No Te Quiero Más”
ROFL!
>>> ela apenas seguiu a postura da Sun, isso já é uma briga antiga da Apache vs. Sun,
O problema da novela é a cumulativa de atitudes a Oracle, que acabou queimando o filme da empresa perante o mundo OpenSource.
É fácil dar o tapa, e depois querer assoprar.
A Fundação Apache é também uma grande formadora de opinião.
Oracle, quem faz o que quer às vezes passa pelo que não quer… E agora, o Google está sozinho nessa. Se tiverem que remover o Java do Android não vai ser vantagem para quem programa, mas provavelmente será vantagem para quem usa, pois escuto várias queixas de que a durabilidade da baterias é baixa e isso pode ser justificado por programas mal escritos.
@Bremm concordo nesse ponto, tem até aplicativo para verificar os “comilões” de recursos.
Não, eles nunca vão precisar remover o Java do Android. Seria o caso de desistir de sua implementação própria e se contentar com a padrão ou, mais fácil ainda, simplesmente mudar a licença para GPLv2, tornando a plataforma um fork do Open-JDK.
Eles já não chamam sua implementação de “Java” (marca detida agora pela Oracle), então não haveriam problemas adicionais.
Mudar a licença e pronto, Google… Que tal?
Augusto, essa foto aí tá ótima!
Essa é uma das coisas que mais gosta daqui! O Augusto perde o amigo não perde a piada!
Mas é isso mesmo, tá parecendo novela Mexicana!
O marcosalex deve ser funcionário da Oracle.
Sempre defendendo ela.