Operadora 3G canadense obrigando usuários do Android a fazer upgrade de firmware
Brasileiro e acostumado desde o berço a ser refém de operadoras de telefonia, confesso que fiquei um pouco surpreso ao saber que no Canadá o serviço 3G é monopólio de uma única empresa privada, e que ela se sente à vontade para praticar este tipo de maldade em dois estágios com os seus clientes usuários de Android. Se onde há concorrência o serviço já assusta, imagine o que acontece onde ela não existe.
O primeiro estágio foi o bug que ficou sem conserto por meses mesmo após a empresa ser notificada por um cliente, que potencialmente impediria que usuários do Android fizessem chamadas de emergência (911, por lá).
Mas o segundo estágio foi bem pior: após meses de inação, de repente a empresa colocou no ar um fix obrigatório – quem não aplicar, fica sem poder usar o acesso de dados pelo qual está pagando. E como se a obrigatoriedade não fosse suficientemente antipática, o mesmo fix também muda algumas outras coisinhas no aparelho, impedindo que os usuários possam continuar tendo acesso ‘root’ a seus fones – mesmo quem comprou sem restrições.
Para piorar um pouco mais, consta que há relatos de usuários cujos telefones simplesmente pararam de funcionar definitivamente (no fenômeno geek mais conhecido pelo termo bricking) na aplicação da atualização obrigatória.
Subitamente eu comecei a me sentir um pouco menos maltratado pela minha operadora. Pelo menos eles não têm me impedido de rodar o firmware que eu quiser… (via mobile.slashdot.org)
esta na hora desse usuarios se mobilizarem ou distruirem algo !!
piratas somos noses !
“Pelo menos eles não têm me impedido de rodar o firmware que eu quiser…”
Acho que aqui eles não sabem nem o que é firmware
@Rafael Rossignol
Mas quando souberem…
“Brasileiro e acostumado desde o berço a ser refém de operadoras de telefonia, confesso que fiquei um pouco surpreso ao saber que no Canadá o serviço 3G é monopólio de uma única empresa privada”
A Rogers não é a única operadora do Canadá, tá longe de ter monopólio. É a única operadora GSM do país, por isso a confusão em relação ao texto original. A Bell e a Telus operam CDMA/HSPA+ (tem várias outras, mas todas pertencem a alguma das 3).
Mesmo assim, a 3g pra mim aqui no brasil ainda é um fracasso
Mesmo assim, a 3g pra mim aqui no brasil ainda é um fracasso
Pelo menos comigo tá legal. Uso Vivo, pega em todo lugar onde vou, nada a reclamar por enquanto. Toc, toc, toc…
Na verdade aqui no Canadá nós temos a Bell e a Telus também. Ambas suportam o iPhone 3GS, por exemplo.
O problema é na verdade o Android, que funciona em redes puramente GSM enquanto que outros telefones são capazes de funcionar nas novas redes UMTS (ou 3GSM), como as da Bell e Telus.
Não existe monopólio mais. Existia 4 meses atrás, mas isso acabou.