OpenOffice.org 3.2
Enviado por Rafael Peregrino da Silva (rperegrinoΘlinuxmagazine·com·br):
A comunidade de desenvolvedores não se restringiu apenas ao lançamento da nova versão, mas aproveitou para fazer um balanço de todos os downloads realizados nos últimos dez anos, chegando à impressionante cifra de 300 milhões. A versão agora lançada — após cinco release candidates e com um pequeno atraso — é mais rápida para iniciar (o Writer e o Calc abririam duas vezes mais rápido que os mesmos aplicativos da versão 3.1.1), passou por um intenso “saneamento” de erros de programação, o que serviu também para debelar várias vulnerabilidades em potencial, além de ser mais compatível com o padrão ODF (Open Document Format) e com outros aplicativos para escritório — mormente o Microsoft Word.
No que tange aos seus componentes, o projeto ressalta as melhorias no aplicativo de planilhas, o Calc, que na versão 3.2 ganhou mais de uma dúzia de novos recursos — ou extensões daqueles já existentes. O módulo de gráficos do Calc ganhou melhorias de usabilidade e novos tipos de diagrama. Além disso, o programa aprendeu a lidar com objetos OLE, tabelas Pivot e elementos de controle de formulários do Excel 2007. A nova versão também é capaz de abrir documentos do Excel, do PowerPoint e do Word que estejam protegidos por senha.” [referência: linuxmagazine.com.br]
Creio que quem, assim como eu, usa a versão customizada da sua distro não esteja somado nesses downloads. Então se analisarmos bem esse número pode ser bem maior.
E o bug dos temas pretos? Será que já corrigiram ou posso me preparar pra continuar usando o velho e bom ‘env GTK2_RC_FILES=/usr/share/themes/Clearlooks/gtk-2.0/gtkrc env OOO_FORCE_DESKTOP=gnome soffice’?
Esta é a versão com a cara dos novos MS-Office, ou ainda usa o menu tradicional? não achei nada a respeito disso.
Augusto, meu comentário ficou emparedado pelo seu antispam, só por causa do “cifrão” que coloquei no lugar do S de MS. Radical isso, hein?! :) :)
Apesar de gostar muito da Interface do MS Office 2007, para mim mexer na Interface atual do OpenOffice é um grande retrocesso. Se os desenvolvedores se focarem em criar uma nova Interface para o OpenOffice, eles vão perder bastante tempo e desnecessário. Tempo este que poderia ser utilizado para acrescentar novos recursos, aumentar o desempenho e compatibilidade com MS Office. Veja o caso do Lotus Symphony, que tem uma interface bem legal, mas é muito lento/pesado e perde feio em recursos para o OpenOffice.
Abs,
Parece que melhorou bastante. Bom trabalho.
Quanto ao BrOffice, acredito que saia só depois do carnaval hehehehe. Brincadeira ;-)
Acabei de instalar os “.deb” disponíveis. Só como dica, se usarem o script “update” que vem no pacote, no meu Ubuntu eu precisei editar a linha 188:
dpkg –install –selected-only –recursive “$BASEDIR”/DEBS
E remover o parâmetro –selected-only. Sem isso não consegui instalar pelo script.
Outra alternativa seria rodar este comando na mão como root e sem o dito parâmetro.
ps: Ele está com a aparência original e não com a do MSOffice.
Em termos de velocidade na abertura ficou impressionante, e com a roupagem do KDE 4 sobre ele ficou melhor ainda.
Bom, to dizendo do Go-OO (http://go-oo.org/download) instalado no OpenSuSE 11.2. ;)
@Welington, a nova interface está prevista pra estrear na versão 3.3, mas ainda não começaram a incorporar ela. No ultimo milestone disponível eles melhoraram o diálogo de visualização de impressão.
Essa versão foi mais pra finalizar os recursos que eles tinham começado a implementar na 3.1 e nao tinham terminado e corrigir bugs.
Obs.: não percebi ganhos de velocidade nem de consumo de memória no Mandriva Linux em casa nem no XP e Windows 7 no serviço. Mas isso não quer dizer que não tenha ganho.
no meu Ubuntu 9.10 (trabalho), o openoffice 3.1.1 tem uma certa instabilidade, quando colo um texto muito grande da internet, o writer feche do nada e não dá qualquer informação de bug. Pergunta:
Isso só acontece com o Ubuntu?
Isso é uma falha crítica do Openoffice?
Quanto a nova interface, o pessoal do desenvolvimento do Openoffice deveria mesmo estar concentrado em melhorar o desempenho e estabilidade da suite em vez de se preocupar em imitar Windows Office.
psicoppardo:
Não é só com o Ubuntu não, uso OpenSuSE e ja passei por isso. Embora na epoca usava o Broffice e ainda não fiz um novo teste com o Go-OO ainda.
Embora tenham a mesma base de código, acho o segundo mais rapido e estável, faz um teste com ele pra ver.
Agora não sei porque esse povo insiste em usar a MS como referencia pra alguma coisa, ontem mesmo ganhei um cliente por causa da interface do OO, o motivo foi que era “de gratis” e segundo o cliente era mais facil de usar (comparando ao MSO 2007).
Coloquei em todas as maquinas da empresa essa nova versão e todos gostaram.
Realmente deveriam se preocupar com coisas mais importante, a estabilidade por exemplo.
Eu gosto da interface atual, mas se houver a possibilidade de alternar entre as aparências para agradar aqueles que já se habituaram a nova cara do MSO, certamente seria muito bom.
Melhor ainda se fose feito um estudo de usabilidade pela própria comunidade para criar uma interface mais amigável e simples, que fizesse a MS morrer de inveja e copiar para a sua nova versão.
@weligton, eles têm estudo de usabilidade. Tanto que estão reformulando a função de localizar palavras baseada nisso.
A nova interface vai manter os menus antigos (coisa que o MSOffice não fez) e deixar a barra de tarefas moderna e mais bonita.
So a favor da interface ser parecida, já que 80% dos usuários potenciais usam a ferramenta da MS, estão acostumados com ela e procuram algo que seja pelo menos familiar. O que não pode acontecer é as inovações se limitarem a isso, porque senão seremos sempre a cópia gratuita e mal acabada.
No blog dos desenvolvedores tem mais notícias sobre as pesquisas de usabilidade:
http://blogs.sun.com/GullFOSS/
No comparativo do Linux Journal entre o OpenOffice e o MS Office 2007
http://www.linuxjournal.com/magazine/openofficeorg-vs-microsoft-office
os dois empatam na maioria dos quesitos, com o MS Office sendo melhor no software para apresentações (Powerpoint).
Considerando que a grande maioria usa apenas o editor de textos e uma menor quantidade usa somente o editor de textos e a planilha, pode-se dizer que o openoffice é uma alternativa muito boa para a grande maioria das pessoas.
E considerando a questionabilidade da eficiência de apresentações com muitos efeitos e frescuras, posso dizer que o openoffice pode suprir decentemente a necessidade de fazer apresentações simples também.
Utilizo o Broffice 3.1 no meu Debian Lenny, e funciona perfeitamente. Irei depois, baixar esta nova versão para verificar a sua estabilidade.
Jairus Lopes