Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Openmoko Freerunner + Beagle Board

Enviado por Lewis (levy·santannaΘgmail·com):

“Projeto cria hardware híbrido com base no celular Openmoko Freerunner. ” [referência: wiki.openmoko.org]

• Publicado por Augusto Campos em 2010-05-30

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    flavioalsoares (usuário não registrado) em 30/05/2010 às 10:19 pm

    Pelo que entendi o cara conectou a tela + touchscreen do openmoko original e mandou pro inferno a sua placa de controle original, se for isso no fundo no fundo não é nada demais, o mercado está cheio de telas+touchscreens mas quem sabe isso mais a recente e incrível ascensão do Android no mercado não re-acenda a idéia de um celular totalmente open-source incluindo o hardware ?

    O que matou o projeto original do OpenMoko foi o seu custo final (absurdo e irreal pela qualidade do produto) para o usuário ou desenvolvedor com a concorrência brutal dos concorrentes “closed-source” que tinha “mojo” enormemente maior (Apple e Nokias da vida) e simplesmente funcionavam, era como se você comprasse um Uno pelo preço de um Honda Civic só pela promessa de poder desmontar ele e se quisesse poder trocar o volante e colocar um câmbio de siri (putz, essa é velha) e a sua pilha de software seguindo o princípio “samba-do-criolo-doido” onde ninguém sabia o que ia rodar naquela tranqueira se seria baseada em Qt, em GTK ou seja lá o que fosse, e convenhamos seja lá o que fosse abriria o bico do S3C2410 fácil, fácil (e realmente abre, eu brinquei com um do laboratório onde trabalho e a interface é lerda que dói), um S3C2440 que roda com o dobro de clock vai bem melhor (eu sei pois eu estou mexendo num desses : http://www.friendlyarm.net/products e roda bem melhor mesmo), enfim pediu pra fracassar mesmo.

    Este processador que vai na BeagleBoard (o Texas Instruments OMAP3530, da mesma familia do que vai no Nokia N900) tem um poder de fogo fenomenal (não tenho a menor idéia quanto a consumo de energia, implicando em duração de bateria, mas no site dizem que é ridículo e considerando que move celulares deve ser baixo mesmo) e juntando com um Android da vida seria uma bela idéia de re-projeto do OpenMoko (um re-design do nome também seria bemvindo), só restando a stack de controle 3G que é – segundo meu chefe que trabalhou em algumas grandes empresas de semicondutores – guardada a 7 chaves e defendida a pau e pedra pela industria de celulares (mas…como diz a Wikipedia : “carece de informações”)

    Particularmente eu acho a placa IGEPv2 ( http://www.igep-platform.com/ ) mais negócio que a BeagleBoard pois por US$20 a mais temos wifi com o essencialmente o resto igual.

    No mais boa sorte pro maluco lá e com certeza vários aficcionados por circuitos eletrônicos (se tiver Linux rodando dentro melhor ainda) incluindo eu torcendo por mais notícias do que isso aí vai dar

    self_liar (usuário não registrado) em 1/06/2010 às 8:04 am

    Esse openmoko é muito bom,pena que não tem dado muito certo devido ao preço.

    Lewis (usuário não registrado) em 1/06/2010 às 5:40 pm

    @flavioalsoares
    Vc nao leu nada né? hehe
    O projeto da noticia é colocar o processador, o LCD e o UMTS da BeagleBoard com o GSM do Openmoko, para ter um processador central e grafico melhores alem de 3G.

    Sobre o que vc disse sobre o Openmoko, está desinformado, pois o meu aparelho possui o processador S3C2442 e não o mais antigo S3C2410.

    Sobre as stacks, cada distribuição usa uma diferente, não tem isso de Qt com GTK :-)

    Para acabar, o Openmoko não morreu, SL não morre, é reutilizado em outro produto ou por outras pessoas!!! Mas ainda acredito que uma Beagle Board será um bom começo de upgrade.

    Lewis (usuário não registrado) em 1/06/2010 às 5:43 pm

    @self_liar é possivel comprar um usado por 30 dolares mais a postagem #ficadica :-)

    http://lists.openmoko.org/nabble.html#nabble-td5087770|a5127372

Este post é antigo (2010-05-30) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.