OpenASB 0.5.0: Cyber Café e Lan House com Linux
Enviado por Diogo (diogotrcΘgmail·com):
Acessar internet em uma lan house pode ser muito problemático, principalmente se você pretende usar e-mail, acessar sua conta bancária ou qualquer tipo de serviço mais sigiloso. Não existe nenhuma segurança, já que esses terminais, em sua maioria esmagadora, funcionam com o Microsoft Windows, muito conhecido por sua completa e notória vulnerabilidade.
O que acha de ter sua Lan house como um ponto de acesso seguro, rápido e econômico? Seria muito bom não ter que se preocupar com vírus e com o altíssimo valor cobrado por um sistema operacional tão falho como o Windows.
O OpenASB permite que você tenha sua lan house baseada em Linux de maneira fácil e intuitiva! Essa nova versão foi portada e testada no Mandriva Linux (versões anteriores foram desenvolvidas para Ubuntu Linux) e muitas novas funções foram agregadas.
Mais do que um Software Livre, o OpenASB é um exemplo de como podemos crescer juntos com o Software Livre!
Em breve, terei o prazer de inaugurar um CyberCafé baseado em Mandriva Linux, graças ao Antônio Cientista, que é o desenvolvedor do OpenASB, e que tive o maior prazer em conhecer e trocar ideias e experiências com o objetivo de portar esse software para o Mandriva Linux, inclusive tornando disponível nos repositórios BDK-Packagers.” [referência: diogoparker.wordpress.com]
Eles também dão suporte a instalação, manutenção e operação?
Já vi uma quantidade grande de lan houses fechando aqui na minha cidade por não terem como suportar os custos.
No mínimo se o Governo for coerente os CyberCafés, LanHouses e afins p/ serem consideradas como Centros de Inclusão Digital e Acesso a Internet “p/ os menos favorecidos” e afins de cunho social DEVEM SOMENTE utilizar Software Livre. Elas tem sim o direito em utilizar as porcarias da Microsoft, mas no mínimo NUNCA deveriam ser reconhecidas oficialmente como algo benéfico à sociedade! Haver incentivos junto às Universidades e afins p/ dar apoio/suporte em SL/CA e etc.
Qual a configuração mínima recomendada para o servidor e os clientes ? Estava pensando em usar ltsp, mas acho que o desempenho não seria muito bom.
O software é escrito em Gambas, então não deve ser pesado.
Depende do tipo de serviços de sua Lan House. Se for para jogos, o melhor é ter máquinas dedicadas, mas s for pra prover Internet, digitação de texto, planilha, gravação de CD/DVD, ai o LTSP pode vir a ser interessante.
LTSP é usado em alguns telecentros (no Acessa SP também, faz tempo que não passo em um então não sei se continuam), com desempenho aceitável para praticamente tudo (vídeos, navegação, OpenOffice, etc). Claro, ao optar por isso tem que ter um servidor parrudo, mas dá pra economizar muita coisa com as máquinas clientes e reduzir os custos com manutenção de hardware.
Muito boa a ideia!
Qual o preço do Software?
Elmeson,
É de graça, é software livre. O grana terá que ser gasta na contratação de um técnico para instalar, configurar e manter em funcionamento no ciber-café ou lan-house.
Nem precisa gastar esse dinheiro, pra quem tem experiência de instalar um amsn, já consegue configurar tudo.