O que os gerentes de TI precisam saber antes de adotar o BrOffice
Enviado por Lucas Filho (lucascoeΘyahoo·com·br):
“Muitas vezes somos chamados para apresentar o BrOffice para uma empresa. Nestes encontros, sempre surgem as mesmas perguntas. Resolvi então – para ajudar aos gerentes de TI das empresas que querem conhecer o BrOffice e para as empresas que prestam este serviço, escrever através de perguntas e respostas algumas verdades e mentiras que nos deparamos.” [referência: open-ce.com.br]
• Publicado por Augusto Campos em
2010-09-28
Só achei um pouco agressiva a resposta da pergunta 8. E ficou engraçado que começa com um “veja bem”. rsrs…
Mas legal o documento.
Pergunta 07:
“são aquelas que não __tiverão__ um treinamento eficaz no mesmo.”
O corretor de texto falhou …
Sobre a questão 8, com o último Service Pack o Office 2003 consegue abrir documentos da versão 2007, com a única ressalva que os recursos novos ficam desabilitados, mas mesmo salvando, eles ficam funcionais quando voltamos pra versão 2007. E a versão 2007, por sua vez, abre a versão 2010.
Alem do mais, tirando essa mudança pro OpenXML as versões mais velhas do Office já conseguiam abrir as versões mais novas.
@Marcos Alexandre – abre arquivo Excel com mais de 64 mil linhas?
Li o texto, mas faço as seguintes considerações.
Antes de mais nada, é preciso entender que o OpenOffice é um, conjunto de aplicativos e tratar as questões de maneira individual.
Editor de Textos
Planilhas
Apresentação
Bando de Dados
Desenho
2- É possível migrar 100% para o OpenOffice?
R: Sim, é possível. No entanto, em casos raros, com planilhas complexas, se faz necessário o uso do Excell, mas mesmo assim, muito disso pode ser ajustado. Editor de textos,
pode-se migrar 100% dentro de uma empresa. Para a Apresentação,
pode-se migrar 100%, no entanto o Presenter/OpenOffice não tem alguns efeitos de texto do PowerPoint 2007…, se estes pequenos efeitos são como vida ou morte pra você, então terá de usar o PowerPoint 2007, mas se você estava usando o 2003, poderá conviver com facilidade.
3- Isso de menus diferentes, pura balela Usuários mudaram do 2003 para 2007, e não sairam reclamando. As diferenças entre o 2003×2007 são maiores que entre o 2003vsBrOffice. Algumas teclas de atalho,
como F4 (Repetir) do Word, podem usadas no Br/OpenOffice, com uma pequena configuração.
4- É preciso mostrar que o OpenOffice, também possui recursos que aumentam a produtividade e que não existem no MsOffice.
5- As Bases do Sucesso é ter alguem para o suporte que carregue as seguintes características:
Coerência:
– O implantador deve ser algum que realmente use o OpenOffice de forma avançada
Conhecimento:
– Sendo um usuário o mesmo terá conhecimento
Comprometimento:
– Tendo conhecimento o mesmo poderá assumir compromissos
Capacitação:
– Podendo assumir compromissos, o mesmo poderá capacitar as pessoas
Criatividade:
– Capacitando pessoas, conhecerá seu dia a dia, e poderá sugerir novas idéias para solucionar problemas de formas diferentes, ao invéz de simplesmente converter algo para o OpenOffice.
Customização:
– Conhecendo o trabalho das pessoas e suas necessidades,
você poderá customizar o Office para melhorar a produtividade.
Configurando a tecla F4 para repetir, por ex.
Construção:
– É preciso criar a idéia que você esta querendo a ajuda das pessoas para construir um ambiente mais produtivo e menos desgastante.
Coragem: Com tudo isso, vocẽ torna uma pessoa forte/digna e confiante com coragem para criar um ambiente produtivo, cooperativo, promissor e feliz.
:)
Fora a enorme economia pq poderá abandonar tb o MS-Windows (no máximo p/ algum software BEM específico, mas mantendo o Win ISOLADO da Internet por medidas de segurança!) e ser verdadeiramente feliz no Mundo da TI!
Open Office ajuda mas não Subtitui e nem vai.. não enqto pudermos usar o ALT + F11.
VBA ainda é + produtivo.
Efeito BR-Linux….
Bandwidth Limit Exceeded
The server is temporarily unable to service your request due to the site owner reaching his/her bandwidth limit. Please try again later.
Presto acessória para uma empresa que circulam umas 300 planilhas e apenas 12 delas necessitam do excel , que estavam em dois setores da empresa (contábil e fiscal). Haviam duas maneiras de implementar o BrOffice, pela força ou pelo conhecimento , 80% adotaram pelo conhecimento 15% pela força e 5% são almas perdidas.
Este é um cenário bem real do que encontramos em 80% do mercado corporativo.
Acho que o mais importante é saber ter paciência!!
Paciência quando for colar algum texto vindo da web, paciência quando for salvar um arquivo com muitas paginas (se for com varias imagens fica pior ainda).
Esse é o unico problema que vi na minha experiência de acessoria em empresas, e é o mesmo que a maioria aqui vê nessa suite: a lentidão no manuseio.
Precisar de qualquer pacote Office, seja BR ou MS, é hoje indício perigoso de que sua companhia não conhece o cloud computing, ou é pouco colaborativa, ou de cultura antiquada. Possuir mais de uma versão de uma planilha em debate significa aceitar docilmente a perda de tempo e competitividade. Não saber o que o google e outros monstros estão fazendo é permitir que o urso se instale atrás de sua porta. É nessas empresas que ainda ouço falar que o computador é uma máquina de escrever avançada…
Cara um recurso massa que vi no Office 2010 foi o de copiar o texto de uma imagem, esse recurso avançado ainda nem existe no OpenOffice.
@Job
seria mais fácil fazer um templete de documento para as necessidades de cada cliente, fiz isso no net de meu pai e ele só usa o template (até certo ponto).
Isso depende de você estar em posição de comando ou de parte interessada porque um empregado ou prestador de serviços não pode reclamar que não pode abrir um arquivo do Word sob o risco de perder o contrato para a concorrência.
O recurso bibliográfico do Word 2007 me fez largar o LateX de vez.
Não tenho nada similar no BrOffice (Editor de textos);
Faço planilhas simples, mas já vi algumas planilhas com VBA que se eu vivesse de planilhas não trocaria jamais pelo Calc do BrOffice.
Acho que ainda não dá pra o BrOffice…
O BrOffice ainda tem de evoluir bastante, mas o desenvolvimento dele vem bem devagar, espero que de agora pra frente acelere.