Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


O Globo apresenta usuários brasileiros do Ubuntu de todas as idades

Na semana passada publiquei um chamado para colaboração com um jornalista que procurava usuários de Linux que não tivessem tido contato prévio com o Windows, e hoje o Marco André Lopes Mendes (pai da Liza Mendes, mencionada na matéria abaixo) avisou que o chamado se converteu em uma longa matéria no site do O Globo, descrevendo o Ubuntu, aplicativos livres e o histórico de vários usuários do sistema.

Destaco um trecho do texto do Carlos Alberto Teixeira, e o link para a versão integral (apresentando usuários dos 4 aos 43 anos) está ao final:

“(…) Preparando-me para escrever esta matéria, soltei via GoldenList uma convocação, conclamando usuários do Ubuntu a contarem suas experiências. Graças à valiosa ajuda de Paulino Michelazzo, que postou meu apelo na newsletter do Br-Linux.org, obtive ótimo retorno — conheci personagens super-simpáticos e cheios de histórias bacanas sobre suas experiências.

Conheça alguns desses ubunteiros de mão cheia.

Em resposta ao chamado feito no BR-Linux, recebi um email de Marco André Mendes. “Gostaria de informar que meu filho Gabriel, hoje com 10 anos de idade, utiliza Ubuntu desde 2008 aproximadamente. Ele o usa em casa e na escola” — disse Marco. — O contato dele com Windows é pequeno, apenas algumas vezes na casa dos avós. Mas ele prefere o Ubuntu e quer que eu o instale lá também.

Liza Mendes (foto), irmã de Gabriel com 4 anos, também utiliza Ubuntu desde nova, em casa e na escola dela, onde o próprio pai instalou o laboratório educativo de informática.

— Claro que a Liza usa muito menos o Ubuntu do que o Gabriel. Mas ela já utiliza o navegador, o software educativo GCompris, o programa de desenho Tuxpaint, e o joguinho Homem Batata, entre outros. Também acessa bastante o Escola Games e o site do Smilinguido — explica Marco.

Liza fará 5 anos agora em novembro. Ela está no Jardim e é ubunteira desde que começou a mexer no computador, com cerca de 2 anos de idade.” [referência: oglobo.globo.com]


• Publicado por Augusto Campos em 2010-09-14

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    tonyfrasouza (usuário não registrado) em 14/09/2010 às 7:15 am

    É disso que o mundo precisa, mais divulgação. Pode parecer que não, mas tem muita gente usando o Linux e o mais preferido é o Ubuntu.
    Difícil é mudar uma cultura que nem é cultura como um todo.
    Vejo muita gente falando mal do Linux (Não usa isto, pois não presta!!!) sem mesmo conhecer, e outra falam sobre aquela linha de comando infernal (No meu caso salvou minha vida várias vezes) ao qual teve contato em 1900 e “borrachinha” e não segue as mudanças que são diárias. É preciso mudar isto, e acredito que deveria ser lei passar nos horários nobres, entre desenhos animados ou mesmo nos desenhos, nos jornais,,,, Pois é um sistema livre e povo tem todo direito, para não dizer o “dever” de conhecer este sistema maravilhoso, que só precisa ser compreendido e resto ele mostra para o que veio: Mudar um cultura de acomodação, de propriedade de poucos e por fim ou pelo menos diminuir a pirataria em um país que já é vergonha no mudo todo com 56% de produtos pirateados, 5º lugar no mudo e se chegar em primeiro eu me deleto.

    Tarcisio (usuário não registrado) em 14/09/2010 às 9:12 am

    O interessante é que o Ubuntu está conseguindo fazer aquilo que a maioria dos usuários do Linux sempre quis: tornar o Linux amigável para os usuários “comuns”, consequentemente, popular e badalado. Por isso está sempre tendo destaque na mídia.

    Infelizmente isso não tem sido bem aceito por alguns usuários/fãs de outras distribuições, como pode ser observado em vários comentários postados aqui no Br-linux. Na primeira oportunidade, atacam a distribuição, muitas vezes sem fundamento algum, mostrando claramente que se trata de algo pessoal, de um certo ciúmes com o sucesso do Ubuntu. Infelizmente mesmo, pois teriam muito a acrescentar, mas preferem fazer o contrário.

    É claro que existem aqueles usuários que não querem de manira alguma que o Linux torne popular, pois assim não serão mais os “fodões que dominam uma plataforma feita para nerds”. Para eles, usuários comuns usando o Linux, nem pensar!

    Sucesso ao Ubuntu, sucesso ao Linux!

    Tiago (usuário não registrado) em 14/09/2010 às 9:24 am

    Marketing é tudo. Deveriam aprender isso com a Apple, a Nike e a Coca-Cola.

    O Ubuntu não é mais fácil que outro linuxs, só é mais divulgado.

    o (usuário não registrado) em 14/09/2010 às 9:26 am

    Tarcisio,

    Fora o marketing, a presença de matérias sobre o ubuntu em jornais e revistas de caráter geral e a distribuição gratuita de mídias de instalação, o que o ubuntu tem a mais que justifique os slogans de linux para usuários comuns ou para “seres humanos” ?

    Como tantas outras, é uma distribuição linux baseada em Gnome e cuja instalação pode ser feita por um livecd.

    Até o kurumin tinha mais argumentos relativos a facilidade, já que trazia scripts de instalação e configuração de alguns programas e hardwares.

    Fernando (usuário não registrado) em 14/09/2010 às 9:52 am

    Neste tipo de post é bom, já ir avisando: Não alimente os trolls.
    Se ficar com pena de um tubo de gelol ou cataflan para essa galera passar no cotovelo que a dor vai ser forte hoje.

    Discordo do colega que diz que o ubuntu não é mais fácil. É mais fácil que muito linux por aí :) Só este ano instalei o fedora, opensuse, archlinux e ubuntu. O ubuntu foi o único em que funcionou sem dificuldades que necessitassem de grande conhecimento para resolver o problema.

    adilson Rocha (usuário não registrado) em 14/09/2010 às 10:15 am

    Eu tenho uma experiência muito boa com crianças e linux. Em 2007 na escola da minha filha montei um um Lab com micros atigos da secretaria e algumas doações de pais e empresas do bairro eram um monte de caco veio para todos. Mas para mim aquilo era oportunidade e um material precioso. Depois de montar a infra, cabos de redes etc. Levei todas os gabinetes a uma empresa e mandei dar um banho de areia. Ficou tudo “cromado” comprei alguns “sparais” tintas e pedi que as proprias crianças pintassem-os para noa ficar aquele aspecto de maquins velhas em cima de bancadas. Ficou uma Beleza. as crianças ficaram super empolgadas.
    Após isso montei um LTSP com o Mandriva (a distribuição pouco importava). Fiz uma configuração bem Bacana do GNOME (podia ser o KDE) Instalei Gcompris, tuxpaint, kdeedu entre outros.
    A primeira coisa foi fazer um treinamento com os Professores ensinando eles que as crianças nao iam entrar na internet e sim utilizar um browser, que iam utilizar um processador de texto não o word e assim por diante.
    Durante um 2 anos crianças da primeira a oitava utilizaram o LAB.
    A maioria principalmente as menores achavam o computador da escola mais facil e legal que o de casa que era windão.

    Willian (usuário não registrado) em 14/09/2010 às 11:02 am

    @adilson Rocha, parabéns por essa iniciativa. Parabéns para você e todos os que contribuiram.

    Marco André Lopes Mendes (usuário não registrado) em 14/09/2010 às 11:33 am

    Parabéns Adilson!

    Esta história merece ser divulgada. Tens fotos desse laboratório? Eu gostaria muito de ver como ficou.

    Cícero Moraes (usuário não registrado) em 14/09/2010 às 11:49 am

    Fico contente em ver matérias como essas e triste em ver o povo achando argumento para desprezar essa vitória.

    Esses dias instalei o Xubuntu no micro da minha namorada, ela é usuária de Linux aqui na minha casa, agora é também na casa dela.

    Nunca forcei ninguém a utilizar o Linux, as pessoas me vêem usando ele, gostam da idéia e pedem se eu posso instalar. É sempre assim.

    O bacana da matéria em questão é ver as crianças utilizando o sistema, é um balde de água fria naqueles que dizem que o sistema é complexo e etc.

    Parabéns a quem escreveu e a quem participou.

    Grande abraço!

    André Machado (usuário não registrado) em 14/09/2010 às 12:01 pm

    Seja Ubntu ou não, o importante é que, graças a divulgações como estas, cada vez mais pessoas vão conhecer e usar software livre, que é nosso objetivo principal. Que o Ubuntu sirva como porta de entrada e o novo usuário decida, por si mesmo, posteriormente, se deseja mudar de distro ou não.

    henry (usuário não registrado) em 14/09/2010 às 12:04 pm

    Eu tbm faço isso, so que com o live do ubuntu, que remasterizo colocando programas e configurações tipicas do meu desktop, e gravei na pendrive, uma minipen que deixo no meu chaveiro. Daí é tipico, micro de alguem com problema, saco o pendrive, dou boot, e a pessoa fica impressionada, não ter que configurar nada e já sair usando. obviamente que me pedem emprestada, ou pedem para instalar no pc. E ficam mais abismadas ainda quando eu digo que estou instalando e usando ao mesmo tempo o sistema.
    Realmente é incrivel para usuários que nunca tiveram contato com linux.
    Pessoalmente, eu uso debian+kde, porém para conquistar usuários, eu levo o ubuntu cheio de joguinhos, editores de fotos, texto e video na pendrive.

    Alexandre Bars (usuário não registrado) em 14/09/2010 às 12:04 pm

    Uso OpenSUSE e tenho o Ubuntu instalado(fallback), as 10 do DistroWatch.

    Pra mim as mais faceis são OpenSUSE e Ubuntu e PClinuxOS, Ubuntu é um distro visada mais para iniciantes sendo assim as mais facil para tais!!

    adilson Rocha (usuário não registrado) em 14/09/2010 às 12:30 pm

    @Marco André Lopes Mendes
    Ja faz um ano que me mudei de Lá, mas vou ver com o pessoal se tem fotos, mas sei que esta funcionando até hoje…

    André Caldas (usuário não registrado) em 14/09/2010 às 3:01 pm

    Parabéns, Adilson!!

    André Machado (usuário não registrado) em 14/09/2010 às 3:02 pm

    Bem, eu li a matéria inteira e uma coisa interessante que percebi é que a maioria dos entrevistados já tinha um certo grau de conhecimento em Informática e/ou em software livre (como por exemplo as esposas dos caras que passaram a usar SL por causa deles) e, até, participam de projetos da comunidade, como o Python Brasil.

    Isso é bom, mas o que eu esperava ver mesmo é o depoimento de alguém que comprou algum desses computadores das Casas Bahia e decidiu continuar com a distro ou trocar para outra, sem instalar ao Windows “genérico”. Acho que eles ficaram devendo neste ponto, mas a matéria foi muito boa.

    caco (usuário não registrado) em 14/09/2010 às 4:16 pm

    @André
    Isso tu não vais ver, pq essas distros que vêm nos PCs populares são feitas para serem apagadas. Total desperdício de tempo e energia. Falo por experiência própria. Comprei um notebook com uma distro linux misteriosa pré-instalada e tentei usar por uma semana, não deu, era desatualizada, feia e bugada. Agora estou com o ubuntu e tudo funciona 100% como eu queria.

    Pozzebon (usuário não registrado) em 14/09/2010 às 4:36 pm

    Chamar de elite os “fansboys” da Apple é uma “*uta falta de sacanagem”.

    Marco André Lopes Mendes (usuário não registrado) em 14/09/2010 às 4:57 pm

    Eu já perdi a conta de quantas instalações de Ubuntu fiz pra alunos que compraram notebooks com Linux “genérico”. Mas, uma fez instalado e configurado, eles usam bem.

    Julia (usuário não registrado) em 14/09/2010 às 5:00 pm

    Realmente, chamar de elite não foi nada legal.
    O mundo Apple foi minha porta de entrada para o mundo livre, por incrível que pareça e MUITOS desenvolvedores de software livre usam Mac.

    E os computadores Apple estão com preços baixos, nem é essa coisa toda hoje em dia.

    Julia (usuário não registrado) em 14/09/2010 às 5:03 pm

    E como sempre colocam o software livre como corte de custos, lamentável.

    Windows “original” é para quem pode, Mac é para elite e quem fica com Ubuntu é quem não tem dinheiro.

    jose (usuário não registrado) em 14/09/2010 às 5:11 pm

    para as pessoas que nunca usaram qualquer tipo de sistema operacional eh facil “treina-las” a usar o ubuntu. minha mae de 50 e meu sobrinho de 10 usam linux e sempre que podem falam mal do windows hehe (mesmo sem saber os reais motivos). eh uma questao de adaptacao do ser humano. alias, o ser humano é o grande problema em qualquer setor. revolucao robotica ja!!

    foobob (usuário não registrado) em 14/09/2010 às 5:24 pm

    quem diria, CAT dando algum destaque para Ubuntu no reduto Microsofteiro do Globo, com relíquias DOS como Córa Ronai e B. Piropo ainda dando dicas de como deixar seu Clippy mais amigável ou qual o último smartphone windows mobile comprar…

    sinal dos tempos…

    Ronaldo (usuário não registrado) em 14/09/2010 às 8:51 pm

    caco

    Eu acho que isto esta mudando aos poucos, o meu amigo me mostrou o notebook que ele tinha comprado a poucos dias e veio instalado o mandriva com o kde, e ainda usaram um tema dark que ficou bem similar ao vista ou W7.

    Não gosto do Ubuntu porque virou modinha kkkk, falando sério é igual disseram nos comentários ai em cima, tirando gentoo e slackware o resto é tudo amigável, o que diferencia é o marketing e se é suportado por uma comunidade ou por uma empresa, eu sempre prefiro distros suportadas por empresas.

    Renyer (usuário não registrado) em 14/09/2010 às 9:06 pm

    Só eu que nunca usei Ubuntu? Vou baixar um live cd do Ubuntu. Obs.: Uso o Fedora e já usei Debian, Mandriva, CentOS, Kurumin, Mint etc mas nunca toquei no Ubuntu.

    Marcelo Vilar (usuário não registrado) em 14/09/2010 às 9:12 pm

    Minha namorada usa o Ubuntu no netbook dela, ela adora, e o papel de parede dela é dos pinguins do Kill Bill. Ela gosta de usar, não é nerde, e é linda :D .

    Ela gosta, usa o chrome como navegador (pois ele otimiza o espaço vertical), e como mensageiro o Pidgin, mas sente a falta de webcam nele, já passei o Emessene para ela usar, mas ela não gostou.

    Alectronix (usuário não registrado) em 14/09/2010 às 10:36 pm

    Há uns cinco anos instalei o Linux no computador de uma Senhora – uma de minhas formas de ajudar o Linux. Depois de algum tempo ela comentou: “por que vc não tira aquele sistema?”. Eu perguntei: mas o que aconteceu? A Senhora não se adaptou ao Linux, por que a Sra deseja tirá-lo? – não lembro muito bem o diálogo, mas a ideia é essa. Ela então me respondeu: “Linux? O Linux está ótimo! Eu quero que vc tire aquele outro”. Preciso dizer qual era o outro? Até hoje ela é uma feliz usuária de Linux, nem o netbook que ela ganhou com o Windows 7 fez ela trocar de sistema – logo me chamando para eu instalar o Linux em seu netbook.

    O Linux instalado há 5 anos atrás era o SLACKWARE.

    Gosto do Ubuntu e gosto principalmente da facilidade de encontrarmos aplicativos empacotados- sejam livres ou não, da farta documentação na Internet ou impressa (revistas), da celeridade em surgir determinado pacote com módulos para determinado hardware, de sua estratégia agressiva para se tornar a distribuição mais popular, do nome. É uma das distribuições que hoje instalo e recomendo, mas não a considero a mais fácil de usar, ainda… Quem sabe…

    Sobre a máteria: é sempre boa a divulgação, mas já vi outras matérias neste veículo sobre software livre ou Linux de perfil semelhante: Linux parece uma panaceia. Parece que não há dificuldades… As pessoas buscam um hardware ou programa e lá está escrito – Mac ou Windows, e aí? Ficaria mais feliz se esta não fosse uma matéria isolada mas a primeira de uma série onde se desmistifica-se o Linux – independente de focar mais no Ubuntu ou não! Uso Linux há dez anos, as perguntas sobre ele não mudaram.

    Por fim gostaria de citar JFK em um de seus discursos; “A maré alta faz subir todos os barcos”. Da mesma forma que é bom uma distribuição Linux na mídia, o Ubuntu também se beneficia do desenvolvimento e das facilidades e do nível de excelência que os ambientes gráficos e aplicativos neste atingiram no Linux.

    isaac (usuário não registrado) em 16/09/2010 às 12:46 am

    Uma menina de 5 anos, utilizando com desenvoltura, um sistema que o Carlos Cardoso acha complicado…rs
    Bastante irônico…rs

    Antonio Carlos (usuário não registrado) em 19/09/2010 às 7:21 pm

    Quase toda a dificuldade que vejo com relação ao Linux atualmente é questão de hábito. As pessoas ficaram uma vida desligando o PC no botão ‘iniciar’ e estranham quando a coisa foge desse padrão.

    Meu vizinho, um comerciante com pouco conhecimento de informática comprou um PC com Ubuntu. A instalação estava péssima. Nem ao menos mandaram as senhas de usuário ou root de forma que ficava impossível ao um usuário iniciante instalar aplicativos ou configurar o que quer que fosse. Ao entrar em contato com o revendedor não obteve nenhum suporte e tudo que ele precisava eram as benditas senhas. Com as máquinas vindo assim de série não é de se estranhar que muitos prefiram trocar o Linux por uma versão ‘genérica’ do Windows.

    Eu reinstalei a maquina com uma versão mais atualizada do Ubuntu, instalei alguns aplicativos básicos e configurei a conexão com a Internet e ele gostou muito. Como sua única experiência anterior com informática se resumia a um notebook com Windows Vista que ele comprou alguns meses antes ele não teve o ‘choque cultural’ que parece fazer os usuários mais ‘experientes’ torcerem o nariz para o Linux

    Os netos deles de 11 e 7 anos também não tiveram reclamações. Usam o PC naturalmente. A única que sentiu dificuldades foi a filha que estava totalmente acostumada com Windows.

    Distribuições como o Ubuntu, o OpenSuse, o Big Linux, destinadas a usuários iniciantes e que visam a praticidade são vitais para a divulgação do Linux e do software livre. Em geral as pessoas querem praticidade e facilidade. Minha distro favorita é o Debian, mas eu não a instalaria na máquina de alguém que comprou seu primeiro PC.

    Antonio Carlos (usuário não registrado) em 19/09/2010 às 8:04 pm

    “distros que vêm nos PCs populares são feitas para serem apagadas. ” Isso é um fato que me revolta. Empresas vêem o linux e o SL apenas como formar de cortar custos e o governo apenas como plataforma politica.

    Empresas que vendem computadores com linux instalado de qualquer jeito não ajudam em absolutamente nada ao crescimento e divulgação do software livre. Muito pelo contrário. O usuário tem problemas com coisas básicas como drivers, instalação e configuração de aplicativos, e na primeira chance troca o sistema por uma versão pirata do Windows e sai falando mal do linux.

    Devido a esse pensamento essas mesmas empresas deixam de fazer muito negócios. Eu cansei de ouvir pessoas reclamando das limitações de versões mais básicas do Windows (em especial a Starter que vem em boa parte dos pc vendidos nas lojas). Se uma empresa faz uma instalação descente do Ubuntu ou outra distro e mandam embarcado um conjunto completo de aplicativos livres, sem problemas de direitos autorais, com um suporte adequado e que atendam a mais diversas necessidades dos usuários ela poderia lucrar bastante ao mesmo tempo que de fato ajudava a divulgar o software livre.

    Nem seria necessário tanto trabalho. O Big Linux mesmo já trás uma infinidade de aplicativos e se instala quase que sozinho. Tenho minhas reservas quanto a essa distro mas é melhor do que botar um ubuntu de qualquer jeito apenas para queimar o filme do linux.

    Adilson (usuário não registrado) em 19/09/2010 às 11:12 pm

    minha filha de 8 anos usa linux desde os 4 e minha netinha de 6 anos esta no mesmo caminho, ja experimentaram o windows mas preferem o linux pq acham mais facil.. contrariando a opiniao da maioria dos trolls.

Este post é antigo (2010-09-14) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.