Novatec lança livro CodeIgniter Framework PHP
Enviado por Mariana Prates (mariana·pratesΘnovatec·com·br):
“Desenvolva um catálogo de produtos completo usando o framework CodeIgniter. O CodeIgniter é um framework versátil e leve que possibilita a construção de aplicações e sistemas sob o paradigma da orientação a objetos e seguindo o design pattern MVC. Seus recursos e funcionalidades automatizam processos repetitivos e oferecem suporte à reescrita de URL e reaproveitamento de código, o que torna uma ferramenta de grande valia ao desenvolvedor PHP.
Inspirado no Ruby on Rails, com o CodeIgniter você terá acesso a bibliotecas de funções PHP e ajudantes que automatizarão tarefas rotineiras e a elaboração de código XHTML válido.
O livro CodeIgniter Framework PHP aborda todas as etapas, desde a configuração do ambiente de testes até as operações com bancos de dados, upload de imagens e carrinho de compras.” [referência: novatec.com.br]
• Publicado por Augusto Campos em
2010-08-24
Estou esperando a versão 2.1. Atualmente o framework está bastante ultrapassado e faz tempo que não uso. Internamente cheio de “gambiarras” hoje desnecessárias, por causa das limitações do PHP 4. Pra construir uma library você ainda tem que escrever coisas horríveis como: $this->ci &= get_instance(); Qualquer coisa mais costumizada exige um hack aqui e ali. Ter que depender da biblioteca CI_Loader para carregar recursos é limitante, pois é ela quem linka o objeto instanciado com os recursos do CI. Para usar propriedades estáticas é um rolé (com esse esquema de Loader). Não é possível passar argumentos ao construtor do model. Todas as libraries aceitam apenas um argumento array no construtor, que pode ser passado para o Loader, e nada mais. Para implementar qualquer outro esquema de design é necessário fazer uma gambiarra. O “reaproveitamento” das bibliotecas dele só servem se usadas com ele, o que chamo de aproveitamento bastante limitado. Quem aprendeu PHP a partir da versão 5 acha isso tudo uma “loucura”. Esses são alguns motivos que me fizeram abandonar o CI.
Apesar desses problemas ainda é uma boa ferramenta para sites simples e para iniciantes, tem uma boa comunidade e é fácil achar bibliotecas de terceiros. Quando a série 2.0 se livrar de heranças antigas de código (a versão nova está sendo desenvolvida em paralelo com o código já existente, por questões de compatibilidade) com certeza vou dar uma olhada.
E ainda não temos nenhum livro sobre o Kohana. É triste.
@Thiago para sites simples, recomendo a Flourish.
http://flourishlib.com/