Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Novas telas de apresentação do Ubuntu 10.10 Maverick Meerkat

Enviado por André Gondim (andregondimΘubuntu·com):

“A cada versão o Ubuntu busca melhorar ainda mais, também em design, em apresentação e usabilidade. Neste texto fiz capturas de telas da nova apresentação exibida durante a instalação do Ubuntu, que achei muito bonita.” [referência: andregondim.eti.br]

• Publicado por Augusto Campos em 2010-10-05

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Felipe (usuário não registrado) em 5/10/2010 às 9:14 am

    Mesmo com todos os esforços as mudanças e etc… o Ubuntu não me agrada visualmente.

    Ricardo (usuário não registrado) em 5/10/2010 às 9:37 am

    Muito boa a possibilidade de baixar pacotes (e codecs) já na instalação. Alguém sabe dizer se qualquer programa disponível na “Central de Programas” poderá ser baixado neste momento, ou se apenas um conjunto menor deles estará disponível?

    Anderson Freitas (usuário não registrado) em 5/10/2010 às 9:44 am

    A pré personalização de desktop mais interessante que eu já vi é a do biglinux isso até a versão 4.2 que ainda uso,8 desktops diferentes para escolher,eu ainda acho que o papel de parede oficial do ubuntu poderia ser mais interessante,que a canonical fizesse um concurso para escolher entre papéis feitos pelos usuários ou alguma outra alternativa.

    Zé (usuário não registrado) em 5/10/2010 às 9:45 am

    Pra mim tbm não é supra sumo em visual, mas que não de para mudar :)

    atf (usuário não registrado) em 5/10/2010 às 9:48 am

    Não vi beleza nem novidade!

    Rox (usuário não registrado) em 5/10/2010 às 11:31 am

    @Anderson Freitas
    A Canonical fez um concurso para escolher os papeis de parede, qualquer pessoa poderia enviar quantas fotos quisesse, o prazo final foi 20 de agosto:
    http://www.guiadopc.com.br/noticias/15548/concurso-de-wallpaper-do-ubuntu-10-10-termina-amanha.html

    Mas, como sempre, é impossível agradar a todos…

    poi (usuário não registrado) em 5/10/2010 às 11:43 am

    Nem tinha visto o lançamento da versão 2.1

    Curioso (usuário não registrado) em 5/10/2010 às 11:48 am

    Não é um papel de parede que vai mudar o uso do sistema. Não gostou muda…

    O importante é a usabilidade, facilidade, que no Ubuntu esta cada vez melhor.

    Como o Ubuntu esta se desenvolvendo em cima do Gnome como desktop principal, não espere por mudanças visuais, é o Gnome e pronto.

    Agora na próxima versão, como o Gnome 3 vai ser lançado, ai sim devemos ter uma mudança bem maior, e o visual certamente será outro.

    o (usuário não registrado) em 5/10/2010 às 12:49 pm

    Já permite setar um endereço IP estático durante a instalação ?

    Já permite configurar algum serviço de autenticação (NIS, LDAP, etc) durante a instalação ?

    Já permite configurar RAID durante a instalação ?

    Já permite a instalação de programas dos repositórios de pacotes, não incluídos no CD, durante a instalação ?

    Isso tudo já é feito há ANOS pelos instaladores das principais distribuições linux para desktops.

    Tomara que outras distribuições continuem também a fazer um trabalho cada vez melhor (e que já vem sendo bem feito por várias delas) de deixar opções avançadas como a configuração de RAID ou de um servidor NIS longe dos olhos da maioria dos seus usuários durante suas instalações default!

    Simpatizo com a opção do Ubuntu, que há anos deixa as opções avançadas disponíveis apenas no seu Alternate CD, que é buscado por quem precisa, e facilita até mesmo a instalação automatizada.

    Mas fico feliz que haja distribuições que as oferecem até mesmo no instalador default, pois claramente há usuários que acreditam que todo mundo deveria receber a opção de ativar um servidor NIS já durante a instalação do sistema.

    o (usuário não registrado) em 5/10/2010 às 2:37 pm

    @Augusto Campos,

    O “approach” do Ubuntu pode ser interessante para instalações domésticas por usuários que não sabem nada de informática mas é péssimo para quem precisa, por exemplo, fazer instalações em desktops de empresas, onde p.ex. não se quer deixar o usuário usar o sudo pedindo a senha do próprio usuário, mas a do root. Ou a de sequer deixar o técnico setar um IP estático durante a instalação.

    Acho que SUPRIMIR as opções avançadas dos instaladores NÃO é uma opção inteligente. Há distribuições que resolveram esse “problema” simplesmente escondendo as perguntas mais complexas numa parte onde o usuário clica “Avançado” para vê-las.

    Não dar a opção do usuário escolher o ambiente gráfico ainda durante a instalação e esconder isso do usuário batizando as versões que vêm com ambientes não-GNOME com outros nomes, como se fossem outras distribuições, é também rotular os usuários de burros.

    luiz (usuário não registrado) em 5/10/2010 às 4:01 pm

    @o

    Alternate CD

    o (usuário não registrado) em 5/10/2010 às 4:08 pm

    O alternate CD é uma solução certamente mas muito “radical” porque é um instalador texto igual ao do debian e até o debian hoje tem um instalador gráfico.

    Outras distribuições têm 3 formas de instalação: live CDs, instaladores gráficos e instaladores texto. O ubuntu concentrou-se muito no live CD, capando ao máximo as perguntas para não confundir usuários domésticos novatos.

    Outra coisa: por que o ubuntu ainda não tem um live DVD ? Hoje a maioria das máquinas lê DVDs e caberia muito mais programas.

    E que bom que existem distribuições diferentes que agradam quem prefere outro “approach”, né?

    Vejo pouco sentido em desejar que todas elas ofereçam os recursos que interessam a todos os casos de uso, ou ficar perguntando se ela “já” passou a permitir o uso de um servidor LDAP desde o instalador.

    Se para o seu caso de uso, ou se para todos os casos de uso de desktop corporativo, a distribuição que melhor atende é outra, que seja essa outra a adotada lá, e certamente já há várias que podem atender ao seu critério. Provavelmente haverá outras que, mesmo bem sucedidas, não estão em busca de satisfazer este mesmo critério, qualquer que seja.

    o (usuário não registrado) em 5/10/2010 às 6:17 pm

    @Augusto Campos

    Claro que é sempre bom haver escolha e diversas distribuições para escolher. É por isso que eu sempre digo que uso LINUX, não distroA ou distroB, porque se elas piorarem ou sumirem a gente troca.

    A minha crítica é só em relação a esse tipo de notícias que endeusam o ubuntu e, nesse caso, o instalador da distribuição, como se fossem a coisa mais inédita e avançada do mundo.

    Como eu falei, ao contrário de outras distribuições populares, que possuem MAIS opções de instalação e controle da instalação, o ubuntu optou pelo simplismo extremo, o que pode ser até bom para usuários domésticos mas não para outros casos.

    A instalação alternativa em modo texto é viável para geeks. Mas se até o debian, que foi uma das últimas distribuições populares a ter um instalador gráfico implementou essa solução, por que o ubuntu não pode ? O pessoal novato em linux não costuma fazer críticas porque não conhecem outras distribuições e acham que tudo no ubuntu é novidade ou exclusividade.

    Eles são muito bons de marketing, como certeza, mas estão devendo tecnicamente ainda para merecerem o título de “melhor distribuição” como a gente cansa de ver todo dia. Tenho que reconhecer que fazem um trabalho muito bom em reconhecimento de hardware e customização do Gnome, mas é só.

    Guilherme Paiva (usuário não registrado) em 5/10/2010 às 6:33 pm

    “Já permite setar um endereço IP estático durante a instalação ?

    Já permite configurar algum serviço de autenticação (NIS, LDAP, etc) durante a instalação ?

    Já permite configurar RAID durante a instalação ?

    Já permite a instalação de programas dos repositórios de pacotes, não incluídos no CD, durante a instalação ?”

    Pode esperar sentado, porque o Mark e a equipe do Ubuntu não irão colocar essas coisas. Eles estão procurando simplificar o máximo a instalação e o uso do sistema, não retrocede-lo aos anos 90.

    Se gosta de configuraçoes avançadas e geek-options, NAO USE Ubuntu.

    Não acho que essa notícia, em suas breves 36 palavras, esteja “endeusando” o Ubuntu, nem dando a entender que seu novo instalador é a “coisa mais inédita e avançada do mundo”.

    Creio que não há dúvida de que, como ela afirma, o Ubuntu busca mesmo melhoria contínua, inclusive em design, apresentação e usabilidade, e compartilho da avaliação dada de que a nova apresentação exibida durante o procedimento de instalação está muito bonita.

    Aliás, melhoria contínua é uma aspiração comum a quase todos os projetos, mas a presença de foco em design, apresentação e usabilidade, em adição às características mais tecnológicas, é um diferencial de uma quantidade menor delas.

    Você busca contrapor a isso outros critérios, que são seus, mas me parece que é pouco razoável perguntar se o Ubuntu “já” os oferece, uma vez que parece não haver nenhum plano ou expectativa de que o sistema passe oferecer opções relacionadas a servidores NIS e LDAP durante a instalação, ou as outras que você mencionou.

    Por outro lado, lhe dou plena razão por procurar uma distribuição que atenda aos seus próprios critérios de preferência, e também estou longe de achar que qualquer distribuição possa ser descrita, genericamente, como “a melhor distribuição”.

    o (usuário não registrado) em 5/10/2010 às 7:35 pm

    de qualquer forma acredito que o ubuntu só será bom o suficiente o dia que abandonar completamente o gnome, e forçar todos os usuários a usar o kde

    Já eu acredito que você nunca classificará o Ubuntu como “suficientemente bom” para você…

    o (usuário não registrado) em 5/10/2010 às 8:34 pm

    Esse último “o” é falso. Não fui eu quem disse isso de forçar o uso do kde, embora prefira muito mais o KDE também.

    @Guilherme Paiva

    “Pode esperar sentado, porque o Mark e a equipe do Ubuntu não irão colocar essas coisas. Eles estão procurando simplificar o máximo a instalação e o uso do sistema, não retrocede-lo aos anos 90.

    Se gosta de configurações avançadas e geek-options, NAO USE Ubuntu.”

    Eu não uso ubuntu em meus computadores mas sou obrigado a instalar em computadores do meu trabalho porque isso não foi decidido por mim.

    Esse papo de “anos 90″ é balela. Simplificar para mim não significa REMOVER, apenas não tornar o passo OBRIGATÓRIO e IMPEDITIVO de prosseguimento.

    Não quer configurar IP estático ? Simples, deixe a opção DHCP já marcada como opção default e as opções de configurações mais avançadas em algum canto oculto que o usuário mais avançado tenha que clicar para exibir ou então pergunte logo no início que nível de usuário ele é, criando perfis diferentes de instalação a seguir.

    O ubuntu, assim como o Gnome, têm a mentalidade de REMOVER recursos e DIFICULTAR ao máximo a customização da instalação e do ambiente. Talvez por isso mesmo ex-usuários de windows e de MacOS X apreciem tanto essa distribuição.

    @o

    Como já disseram acima e você mesmo concordou, essas opções mais “avançadas” são para um grupo de usuários “mais geeks”.

    E estes “geeks”, segundo você próprio, podem usar o Alternate CD sem problemas.

    Cada distribuição posui o direito de criar seus próprios paradigmas. O Ubuntu fornece o instalador ultra simples, bonito e intuitivo, sem tantas opções, justamente porque ele foi feito para qualquer um usar.

    E não é qualquer um que vai configurar um LDAP já no setup, ou mesmo após o setup.

    Colocar RAID, LDAP e outras coisas no instalador gráfico, no entendimento do Ubuntu, mais confundiria usuários não técnicos do que ajudaria.

    É questão filosófica.

    Se quer essas opções, use o modo texto do alternate ou use outra distribuição que melhor lhe atenda filosoficamente.

Este post é antigo (2010-10-05) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.