“Nokia N900 é smartphone para geeks”
Do iG Tecnologia:
A Nokia lançou este mês o smartphone N900 no Brasil, após cerca de um ano do seu lançamento nos Estados Unidos e Europa. O aparelho possui capacidade de armazenamento de 32GB expansível por meio de cartão de memória SD e processador de 600 MHz.
(…) Uma característica que separa o N900 de todos os outros aparelhos do mercado é seu sistema operacional. Ele roda o Maemo, um sistema baseado em Linux. O sistema é simples e muito intuitivo, o que faz com que as tarefas mais comuns sejam executadas facilmente.
Um problema do Maemo é que ele é um sistema defasado. A Nokia pretende apostar no Symbian e no Meego (uma fusão do Maemo com o Moblin, da Intel) para seus futuros aparelhos. Isso significa que o N900 deve ser o único smartphone com sistema Maemo. Assim, não é de se esperar que haja uma grande quantidade de aplicativos para o aparelho no futuro.
Por outro lado, o Maemo é especialmente atraente para usuários com mais conhecimento técnico. Eles podem usar ferramentas de programação para alterar o sistema e acrescentar funcionalidades. Há diversos sites com esse tipo de programa na web. Eles são mantidos por comunidades de programadores.
O aparelho leva cerca de 50 segundos para iniciar o sistema operacional Maemo. A função multitarefa funciona muito bem e é muito fácil acessar os aplicativos quando eles estão trabalhando em segundo plano. (…) (via tecnologia.ig.com.br)
Até onde me lembro, a nokia iria posteriomente liberar o meego para o n900.
http://br-linux.org/2010/confirmado-meego-suportara-n900/
Embora fique por conta e risco do usuário o upgrade. E reparem que a news não é “N900 terá upgrade pro Meego”, e sim que o “Meego será disponibilizado para o N900″, ou seja, o user que se vire.
Pra nós geeks, é tranquilo, mas pra um usuário menos avançado, mas que gosta destes aparelhos, significa um balde de água fria.
Lixo.
Já entra no Brasil defasado hahahhaha. País lixo e atrasado.
Só serve pra vender banada.
PS. O país é bom, a corja que governa que é um lixo.
*banana …
Sim, e vários sites já fizeram este review, de que o N900 é muito mais um “gadget nerd” que um SmartPhone.
“Um problema do Maemo é que ele é um sistema defasado. A Nokia pretende apostar no Symbian e no Meego”
Tá certo isso? Ok, pode apostar no Meego. Mas no Symbian também?
Pra mim, o N900 ainda é o melhor smartphone da praça.
@Gabriel Rezende
”
“Um problema do Maemo é que ele é um sistema defasado. A Nokia pretende apostar no Symbian e no Meego”
Tá certo isso? Ok, pode apostar no Meego. Mas no Symbian também?”
Symbian vai existir durante muito tempo ainda. A nokia só desistiu dele nas linhas de celulares Top/multimídia da empresa…
Mas num mundo onde o que vai vende é celular barato, e feature phone: o symbian ainda é muito bem vindo.
Fora que o Symbian ainda é o carro chefe nas plataforma mais empresarial/profissional (Série E), onde também vai muito bem obrigado.
Pra mim, o N900 ainda é o melhor smartphone da praça.
Concordo integralmente. Dá um banho nos outros. :)
@Gabriel Rezende, o Symbian também vai continuar, mas vai aceitar apps feitas em Qt, juntamente com o Meego. O Nokia N8 veio com a versão nova do Symbian, chamada de Symbian^3 que corrigiu um pouco das falhas e redesenharam uma boa parte da arquitetura do SO.