Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


NetApplications de junho surpreende: Chrome, Safari e IE sobem, Firefox e Opera caem

Como voltei a fazer há alguns meses (quando a dinâmica da popularidade de navegadores voltou a se agitar), olhei com atenção para os dados de junho divulgados na pesquisa mensal da NetApplications.

Como de hábito, as posições pouco variam, e o que vem sendo interessante de acompanhar são as tendências dos números, que podem ser melhor percebidas quando olhamos uma visualização dos últimos 11 meses.

Os dados do mês surpreendem pelo pico de crescimento do Internet Explorer, interrompendo (brevemente?) a clara tendência de queda praticamente constante ao longo do ano.

O Firefox continua no seu ziguezague, mas a curva de junho foi no sentido negativo – e nem foi tão pequeno, ultrapassando meio ponto percentual. Mas ele não caiu sozinho: o Opera também teve uma redução (embora menor) em sua fatia.

O Chrome continua seu crescimento contínuo (não houve nenhuma queda ao longo dos 11 meses do gráfico), e o Safari também cresceu, embora seu impulso não esteja tão constante quanto ao do recém-chegado baseado no mesmo engine.

A pesquisa de plataformas também trouxe uma novidade interessante para quem acompanha este mercado: o recém-lançado iPad ultrapassou o Android. Mas ainda está longe de ele alcançar o Symbian (quase 50% maior que ele) e o IPhone (que tem mais do que o dobro do Symbian). (via netmarketshare.com).


• Publicado por Augusto Campos em 2010-07-06

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Rafael Correia (usuário não registrado) em 6/07/2010 às 3:43 pm

    Alguém achou estranho Java ME na categoria de sistemas operacionais ou faltei em alguma aula?

    Rafael, acho que tem essa categoria porque em alguns casos não é possível identificar (pelos métodos comumente empregados) qual o sistema operacional sobre o qual o navegador Java ME está rodando, na hora de coletar as estatísticas. Imaginaria inclusive que é um caso comum com celulares do tipo “MP12″.

    O FF estabilizando num ponto bom +- 20%, se o IE continuar a cair e chrome e o Opera subirem vamos chegar no que eu considero o cenário ideal 4 browsers dividindo quase igualmente 80 as 90% do mercado e o resto sendo fragmentado por vários browsers menores e dispositivos.

    psicoppardo (usuário não registrado) em 6/07/2010 às 4:43 pm

    interessante, principalmente o ganho de terreno por parte do chrome, o firefox vai ter que apresentar os tão esperados serviços offline, para fazer frente ao chrome ou então terá que ver o browser da google ganhar terreno. Tomando base no que os números apresentam parece que o chrome (chromium) ganha terreno muito rapidamente em soluções linux.

    Fellype (usuário não registrado) em 6/07/2010 às 5:00 pm

    Esse negócio de acompanhar a evolução mês a mês é coisa de quem “investe” a curto prazo. Observando o período de agosto/09 a junho/10 o que se vê é IE caindo, FF e Opera estáveis, Safari com leve crescimento e Chrome com um bom crescimento.

    Bem, espero que com a queda do uso do IE e aumento do Safari/Chrome/Opera/Firefox os desenvolvedores passem a utilizar com maior frequencia as tecnologias que estes navegadores oferecem, abrindo um pouco a mão das tecnologias proprietárias como Flash, Silverlight e Java.

    Será que isso influenciará os cursinhos de webdesigner a não mais ensinarem flash como tecnologia para web?

    Jose Pissin (pizza) (usuário não registrado) em 6/07/2010 às 5:44 pm

    Na boa, o Chrome cresce nas costas do Google, muito da influência da empresa, as pessoas usam por gostar do google, nem tanto pelo navegador. Não que o navegador não seja bom, rápido e estável.

    É quase como o IE nas costas do Windows e da Microsoft.

    O FF AINDA é melhor (IMO) que o chrome, mas mesmo que implemente novas e revolucionárias funcionalidades vai continuar caindo.

    carlos gomes (usuário não registrado) em 6/07/2010 às 6:35 pm

    Chrome é rapido, Firefox nem tanto, os outros nem uso.
    Minha simples e humilde avaliaçãoo dos navegadores como usuario.

    Riser (usuário não registrado) em 6/07/2010 às 7:33 pm

    Firefox tem a melhor implementação do WebM e ainda é matador em suas extensões, espero que o Firefox 4 quebre paradigmas e o faça crescer mais.

    @Riser, ao que parece o FF4 vai ser o mais do mesmo que é o FF3.5. Não espera muita inovação. O pessoal da mozilla está meio enrolada com os prazos, e temo que o ff4 não saia no prazo com os recursos que promete.

    https://wiki.mozilla.org/Firefox/4/Beta

    alberto (usuário não registrado) em 6/07/2010 às 9:22 pm

    BTW, agora a pouco saiu Firefox 4 beta 1: http://blog.mozilla.com/blog/2010/07/06/firefox-4-beta-1-tell-us-what-you-think/

    psicoppardo (usuário não registrado) em 6/07/2010 às 9:25 pm

    @Jose, na boa, o chrome tem sim parte do seu sucesso no google, mas discordo que ele cresce nas costas da empresa já que ele cresce em ambiente ubuntu Gnu/linux que é território do FF, usuários desses ambientes já estão acostumados com firefox e suas extensões, mas não só de extensões vivem os browsers (tudo bem que elas quebram um galhão), os gargalhos de memória do firefox são grandes, o pessoal da mozilla foca muito mais o windows e o mac, tanto é assim que o desempenho do chrome no gnu/linux é melhor que o firefox.

    Jonathan (usuário não registrado) em 6/07/2010 às 11:54 pm

    Eu sempre abri mão de aplicativos GTK no meu KDE, tanto que usava o Opera. Mas o Chrome se supera, é muito rápido e leve… virando meu navegador favorito. Até instalei o Opera 10.6 aqui para ver como ficou, mas como eu esperava a “imitação” de Qt dele fica a desejar, e isto me irrita um pouco.

    robson (usuário não registrado) em 7/07/2010 às 1:25 am

    Nao interessa quem tem a maior fatia do mercado ou o melhor conjunto…interessa que todos os webdesigners padronizem suas paginas com a wc3 e parem de benificar um ou outro browser!
    Compatibilidade obrigatoria!

    self_liar (usuário não registrado) em 7/07/2010 às 4:00 pm

    Agora existe muita desculpa esfarrapada para abandonar o firefox e dizer que seu progresso está lento .O que não é verdade.

    Acho que nossas mentes criam padrões com base no navegador que tem mais recursos e ai os outros que não possuem são considerados ruins .

    Todos os navegadores de hoje são muito mais complexos e bem mais trabalhados que navegadores de 5 anos atrás. As pessoas querem que as coisas sejam rápidas demais .E não vejo vantagem nesta competição toda ,só vejo desespero e corridas imbecis de quem é mais rápido e de quem derruba o outro.

    Sempre vou ficar com firefox ,exceto se sua política de desenvolvimento independente mudar.

    Kelyane (usuário não registrado) em 7/07/2010 às 10:53 pm

    Estatísticas são sempre interessantes. Assim pelo menos um pouco do meu problema como desenvolvedora web pode melhorar, ainda mais quando se trabalha com clientes de clientes, já que o grande mal, nem é o Internet Explorer, mas o Internet Explorer 6. =D.

    André Muda (usuário não registrado) em 12/07/2010 às 2:21 am

    @Jose – eu uso o Chrome pq gosto dele. Também gosto do Google, mas não seria esse o problema.
    Deixei de usar FF, pois o consumo de memória era absurdo.

    Uso o IE no trabalho, mas pq sou obrigado a usá-lo.

Este post é antigo (2010-07-06) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.