Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Navegador Chrome comemora 2 anos com novos recursos

Trecho da nota “Chrome faz 2 anos, prestes a superar Firefox”, na Info:

(…) Dentre os navegadores, o Chrome é o único que mantém um ritmo de crescimento positivo e constante. Claro que ainda vai levar tempo para que ele alcance o Firefox, mas em um mês o navegador do Google dará um salto tecnológico maior do que o seu concorrente. O Chrome 7 virá com dois diferenciais: aceleração de vídeo por hardware e suporte nativo a aplicativos web. As duas funções serão capazes de impulsionar a sua adoção por um número ainda maior de internautas.

A aceleração de vídeo por hardware está presente também no beta 5 do Firefox 4 e no futuro IE 9. A diferença é que, dentro de um mês, ela vai fazer parte da versão estável do Chrome para Windows, Mac e Linux. Ainda vai demorar para que os dois concorrentes consigam se livrar dos bugs e anunciem suas versões finais. A Microsoft, como sempre, chegará atrasada – seu browser só sairá em 2011 e apenas para Windows 7. A chegada oficial do Firefox 4 ainda é um mistério.

Mas o maior salto do Google virá com os aplicativos. O Chrome 7 vem pronto para suportar a loja, que vai entrar no ar em outubro. A possibilidade de usá-los e sincronizá-los com uma conta Google já está presente na versão 7.0.517, voltada para desenvolvedores. A galeria de aplicativos pode ajudar o browser do mesmo modo como as extensões colaboraram para impulsionar o Firefox. Seu funcionamento está na base do Chrome OS, que chegará às lojas até o fim do ano.

A promessa do Google está em fazer os programas web funcionarem com as mesmas características de um software instalado no desktop. Ao contrário do que muita gente pensa, eles não vão rodar apenas online: com uma ajudinha do HTML 5, os dados poderão ser armazenados localmente. (…) (via info.abril.com.br)


• Publicado por Augusto Campos em 2010-09-13

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Rodrigo Pinheiro Matias (usuário não registrado) em 13/09/2010 às 8:28 am

    Acredito que o autor queria falar do Chrome 6 quando fala do Chrome 7

    Alexandre Bars (usuário não registrado) em 13/09/2010 às 8:35 am

    Algumas partes chamam atenção:

    “Levar tempo para que ele alcance o Firefox”

    Em usuários apenas, o Firefox junto como e IE para os Lerdões.
    Opera, Safári e o Chrome estão num ritmo frenético de atualizações!!!

    “Suporte nativo a aplicativos web” e “pronto para suportar a loja”

    Me alegra todo dia ler isso, saber que minha area vai deixar de ser um mostrador de sites!!

    “apenas para Windows 7″

    e Vista SP2

    “Chrome OS ” ….Esperando!!

    “poderão ser armazenados localmente”

    Isso sem o HTML5 já foi feito com ele agora o Dominio será dos Browsers, imaginem Photoshop, Jogos e outros rodando no linux atraves de sites, impagavel Cross-Plataform!!

    @Rodrigo Pinheiro Matias, engana-se, pois o google muda o “major number” como quem muda de calça :-)

    O chromium já está em versão 7. Eu mesmo uso aqui a versão em desenvolvimento, onde estão sendo adicionados os novos recursos. Como a minha placa de video é bugada (uma ATI), quando inicio o navegador pelo modo “gpu rendering”, ou algo assim, a tela fica toda bichada.

    E o google é o único dos grandes desenvolvedores de navegadores que se preocupa realmente com o Linux (chrome os?). Tanto Opera quanto Mozilla tem a versão Windows em primeiro lugar e com todos os recursos e performance, vindo a para Mac em segundo lugar e o Linux, nem em terceiro, mas parece que em último. O chrome é o único que está sempre em pé de igualdade nas três plataformas que suporta oficialmente. O Opera até que tenha implementar uns recursos legais mesmo no Linux, mas, ao menos aqui comigo, depois que passou a adotar uma toolkit própria (parece até o openoffice) ficou com uma interface muito lenta. Talvez ele tbm precise de aceleração por hardware :-)

    Um joguinho muito bacana feito em html5 é este: http://gopherwoodstudios.com/sandtrap/

    @Alexandre Bars, não creio que a Adobe vá investir numa tecnologia Web aberta (html5) ao invés da sua própria (Flash). Ou seja, é bem possível que tenhamos versões destas aplicações em web, mas dificilmente usando tecnologias abertas.

    O que me impede de usar o Chrome de vez é que eu causo muitos desastres com senhas – tenho uma para cada site – e o google não traz uma forma de sincronizar estas senhas ou exibi-las (exportando-os).
    No FF há uma senha mestra que dá acesso a outras e uma extensão FEBE que permite inclui-las no backup.

    Apenas com respeito a senhas, prefiro o FF.
    Outras extensões do FF que uso já estão no Chrome.

    Alexandre Bars (usuário não registrado) em 13/09/2010 às 9:57 am

    @Alexandre Bars

    Tambem acredito nisso, os grandes serão os ultimos a implementar seu programas in-cloud, mas jogos, principal dilema do Linux, já tem sites com principais jogos em sua versão online!!

    hamacker

    Gerencia senha tem muitas extensões mais confiaveis que o gerenciado de browser!

    LastPass…

    Esperando o Chrome-OS

    Lex Aleksandre (usuário não registrado) em 13/09/2010 às 10:33 am

    Também já há algum tempo que o Chrome é meu navegador preferido. Uso a versão 7 desde que saiu através do repositório da própria Google no meu Debian. Gostei muito dele já vir com suporte à Flash e arquivos .pdf. Essa dos outros aplicativos ainda não experimentei.

    devnull (usuário não registrado) em 13/09/2010 às 10:52 am

    “A promessa do Google está em fazer os programas web funcionarem com as mesmas características de um software instalado no desktop”

    Lá vem uma nova cepa de vírus :)

    Xinuo (usuário não registrado) em 13/09/2010 às 11:25 am

    Essa história de sincronização está começando a ficar séria. Primeiro era sincronização de bookmarks (Fox Marks), depois acrescentou-se a de senhas (X Marks, Firefox Sync) e agora a de extensões! @hamacker, não era melhor usar o browser todo na internet e não ter que sincronizar nada? :)

    Ironmaniaco (usuário não registrado) em 13/09/2010 às 11:25 am

    >>> No FF há uma senha mestra que dá acesso a outras e uma extensão FEBE que permite inclui-las no backup.

    O XMARKS(plugin pra Firefox, IE, Chrome e Safari) faz esta sincronização de SENHAS e de Favoritos…

    Igor Cavalcanet (usuário não registrado) em 13/09/2010 às 12:28 pm

    Feliz dia do programador a todos :P

    self_liar (usuário não registrado) em 13/09/2010 às 3:24 pm

    Continuarei com o Firefox .

    Sobre o Chrome: É muito fácil uma corporação cheia da grana investir em seu navegador proprio e ainda com o apoio da comunidade que ela cria .

    A Mozilla é mais independente e não promove a todo custo aplicativos nuvem e a falta de privacidade.E a Mozilla é mais independente de controle corporativo .

    Diferenças de velocidade são minimas .Hoje está ridiculo esse negócio de benchmarks . Não uso o firefox pela simples quantidade de recursos que ele possui ,mas sim pelos ideiais que ele carrega.

    Valorizar o desempenho acima de tudo é besteira.

    self_liar (usuário não registrado) em 13/09/2010 às 3:28 pm

    E mais .Essa é a hora que o software livre não se une e nem se junta .Não existe união das forças ,mas sim puxar a comunidade de um para dar para o outro . Infelizmente o Firefox e o Chrome não possuem as mesmas licenças nem mesmo os donos de copyrights e nem os mesmos valores.

    E ai isso vira competição .Software livre não precisa de competição .Um deveria reaproveitar o que o outro faz.

    Ivan (usuário não registrado) em 13/09/2010 às 4:10 pm

    Eu tenho um pé atrás,
    quando a Google diz, “se você não quer que alguém saiba algo que você fez então não faça”
    Que malandragem é essa? Afinal tem coisas que não são ilegais e nem imorais que eu faço e mesmo assim não quero que outros, e principalmente todos saibam, queria ver uma politica de privacidade mais de acordo com os interesses do usuário por parte do Google.

    @Ivan

    Funciona mais ou menos assim: Se você não deseja que a torcida do Conrinthians saiba que você é torcedor do Palmeiras, não vá ao estádio em dia de Corinthian x Palmeiras usando uma camisa verde.

    Na web é a mesma coisa: se você não deseje que alguém saiba de algo, não use. Afinal, se usar, alguém vai saber de alguma coisa. (basta entrar em um site para ter seus acesso contado com seu IP, navegador, OS etc)

    Isso não quer dizer que não exista privacidade na web. Quer dizer apenas, que depende de você também o que será exposto para alguém.

    Não culpe apenas o Google ou donos de outros sites. Olhe também as informações que você cede, concordando com os termos do local para onde você cedeu a informação.

    @self_liar

    O Chromium é software livre. Nisso ele não é melhor, nem pior que o Firefox.

    Apenas os fatos.

    Rodrigo Pinheiro Matias (usuário não registrado) em 13/09/2010 às 5:21 pm

    Caracas estes dias instalei a versão de desenvolvimento e era 6.0.x

    Bremm (usuário não registrado) em 16/09/2010 às 7:03 am

    self_liar disse:

    Valorizar o desempenho acima de tudo é besteira.

    Tem gente que se satisfaz ao andar de patinete. Não é o meu caso.

    self_liar (usuário não registrado) em 16/09/2010 às 7:26 am

    Bremm

    Valorizar o desempenho desnecessariamente a custa da liberdade e da comunidade?! Não acho uma boa ideia.

    E como disse em um assunto anterior as pessoas estão comparando um com o outro sem mesmo esse desempenho ter uma real necessidade. Essas comparações chamam qualquer navegador de falha aquele que não acompanha o desempenho do “líder” . Aplicativos Web são somente um dos aspectos técnicos de um navegador e não é único importante.

    E por isso continuo com o firefox por que eles estão inovando também com seus novos modelos de javascript,mas por diferenças de desempenho mesmo assim é criticado ,mesmo fazendo um grande esforço para inovar no javascript.

    E continuo com o firefox porque ele desenvolvido primeiramente por uma comunidade , não segue tendencias somente de uma corporação e é livre.

    Uso o FF atualmente por ser o mais próximo de desbancar o IE, mas é gritante a diferença de performance do Chrome no Linux e se um dia ele ultrapassar o FF, passo a usá-lo.

    No Windows não vejo muita diferença, mas no Linux o Chrome se destaca. Nunca usei o Chromium.

    @marcosalex

    O Chromium no Linux está já bem à frente do Chrome.

    Desempenho inclusive com aceleração via GPU (até uma plaquinha VIA funciona acelerando ele no Ubuntu com o driver open source).

    E está extremamente estável depois de duas semanas da inclusão da aceleração por GPU.

    É meu navegador padrão e virou padrão aqui na empresa também.

    E mais: metade de nossos clientes já adotaram o Chromium em seus desktops Linux mantidos por nós.

    Infelizmente o Firefox está ficando para trás no Linux, mais do que nunca.

Este post é antigo (2010-09-13) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.