Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Na USP, Ballmer critica banda larga e ‘proteção’ ao Linux no Brasil

Texto do G1 enviado por Junior PH (underphyΘgmail·com):

“O presidente da Microsoft, Steve Ballmer, criticou nesta quarta-feira (28) a estrutura física da internet brasileira e a posição oficial do governo do país em estimular a adoção de software livre no lugar dos programas Windows e Office, criados pela companhia americana.

(…) Sobre a preferência declarada do governo brasileiro a sistemas baseados em software livre, como o Linux, Ballmer disse que gostaria que o Estado adotasse uma posição neutra. “Respeitamos o desejo do governo brasileiro de apoiar a diversidade. Mas a política de apoio ao software livre não é exatamente a que eu gostaria. Preferiria uma posição de neutralidade”, disse.

Nas universidades, no entanto, Ballmer vê um caminho livre para estimular o uso do Windows e da plataforma Office. “Se você estuda para ser um programador, não vejo porque não aprenderia a programar para o sistema que é líder de mercado. E pelo menos 50% dos programadores do Brasil criam software para Windows”.” [referência: g1.globo.com]


• Publicado por Augusto Campos em 2010-04-29

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Anderson (usuário não registrado) em 29/04/2010 às 8:30 am

    “não é exatamente a que eu gostaria…”, esqueceram de dizer pro cara que a opnião dele é a que menos importa, ainda mais com os preços abusivos que são praticados para venda de seus produtos, mesmo tendo uma certa regalia para instituições governamentais.

    “Se você estuda para ser um programador, não vejo porque não aprenderia a programar para o sistema que é líder de mercado…”.Programo há 8 anos, sem nenhum interesse em programar para win, meu Arch destrói o win.Flexibilidade, versatilidade e recursos para escrever códigos.

    Igor Cavalcante (usuário não registrado) em 29/04/2010 às 8:33 am

    Num país pobre como o nosso, poupar dinheiro com software sem perder qualidade não é um quesito a se discutir

    Roberto (usuário não registrado) em 29/04/2010 às 8:37 am

    Posso escolher entre Ubuntu, Fedora, Debian, Opensuse e outros. Mas não posso escolher entre vários Windows 7. neutro=monopólio? As lojas que vendem computadores são neutros? Microsoft é neutro, por isto tem Microsoft Office, Internet Explorer, MSN para Linux e outros. A loja que venda computadores só com Linux não é neutro. A loja que venda os computadores só com Windows é neutro?

    Luiz (usuário não registrado) em 29/04/2010 às 8:44 am

    Parece um tanto óbvia a opinião do sr. Balmer de puxar a brasa para a sua sardinha. Para ele, todos os governos,todas as instituições, todas as pessoas, países, cidades, etc. deveriam usar o windows. Inclusive o universo inteiro. Dessa forma os lucros aumentariam exponencialmente.

    Samuel Mello (usuário não registrado) em 29/04/2010 às 8:48 am

    Programar para a plataforma lider de qual mercado? Me formei em computação em 2004 e da minha turma só uma parcela pequena trabalha com aoftwares para PC. A maioria está trabalhando com servidores, mainframes ou sistemas embarcados.

    Trabalho há anos com desenvolvimento para sistemas embarcados e nunca vi um windows por aqui.

    Adilson dos Santos Dantas (usuário não registrado) em 29/04/2010 às 8:52 am

    Sabe o porque do estimulo ao software livre?

    Temos acesso ao código fonte aonde pode fazer uma auditoria para encontrar alguma falha ou outro item que seja perigoso.

    É bem mais barato e evita que o dinheiro, que pode ser aplicado em outras áreas, siga direto para Redmond que é fora do Brasil.

    Estimula o aprendizado e a produção local. É bem melhor quando se tem os fontes.

    A única coisa que concordo com o Ballmer é a banda larga que é podre. O resto é pura inveja e tenta vender o peixe proprietário dele.

    Júlio Neto (usuário não registrado) em 29/04/2010 às 9:07 am

    Em várias licitações qualquer governo tem direito de exigir certas características dos produtos que compra.
    Parece que pra o Ballmer o SL é um produto, ou uma empresa, quando na verdade é uma característica do software.
    Ou seja, não se está sendo contra a MS, ela pode vender pro governo se quiser, mas vai ter que ser com um SL também.

    Vitor (usuário não registrado) em 29/04/2010 às 9:08 am

    Esse cara é mais escroto que o Bill Gates. Ta com medinho do Linux, ta? Querendo ou não, senhor Ballmer, Linux é o futuro… Windows será passado em breve.

    flaviothunder (usuário não registrado) em 29/04/2010 às 9:12 am

    O Ballmer veio ontem aqui ?!?!?!?!?!

    Pô, eu perdi !!!!!!!!

    E ele cantou “Developers ! Developers ! Developers !” ?
    Afinal é a unica bobagem mais divertida que ele faz que mereceria atrair a atenção…
    Aliás, eu não poderia ir mesmo, passei o dia todo trabalhando com programação em três projetos envolvendo Linux na universidade (envolvendo a iniciativa privada também, diga-se de passagem).
    Aliás 2, nos últimos 10 anos 90% do tempo foi programando para Linux (outros 9% foi escovando bit em microcontroladores e 1% foi programando no famigerado) e não faço questão de voltar a programar tão cedo para windows…

    flaviothunder (usuário não registrado) em 29/04/2010 às 9:15 am

    Ops, o wordpress não mostrou a minha tag de SARCASMO em “Pô, eu perdi !!!!!!!!”…
    Tudo bem, está valendo mesmo assim…
    Sucesso a todos

    Marco (usuário não registrado) em 29/04/2010 às 9:18 am

    Balmer quer “neutralidade” à moda de Redmond.

    Luciano (usuário não registrado) em 29/04/2010 às 9:22 am

    E pelo menos 50% dos programadores do Brasil criam software para Windows”.

    Ótimo, então tem mais 50% que desenvolvem pra sistemas não pertencentes a Microsoft!

    Marcelo Mendes (usuário não registrado) em 29/04/2010 às 9:34 am

    Ballmer vai ao país X falar que o país X “precisa” usar seu OS e seu Office, alguma novidade aqui?

    É lógico, e óbvio que ele não ia falar nada diferente disso… próximo.

    Robert W. Gil (usuário não registrado) em 29/04/2010 às 9:37 am

    O cara viu que o linux ta ganhando mercado e fica falando asneias! programo a mais de 5 anos e num programei pra windows! programo Java e web. minha estação de trabalho e desktop esta com Ubuntu. e não tenho a mínima vontade de entrar no windows.

    Lucas Timm (usuário não registrado) em 29/04/2010 às 9:43 am

    O Linux não tá ganhando mercado, o Linux no governo tá é fazendo enxerto. Eu defendo sim uma posição neutra do governo para a tecnologia, da mesma maneira que defendo uma posição neutra para a tecnologia vindo por parte de qualquer empresa ou pessoa.

    Porém, o que o Ballmer quer não é uma política de posição neutra, mas sim uma política de posição pró Microsoft. As coisas não são por aí. Ele estaria literalmente trollando se o Maddog tivesse dito o mesmo.

    Paulo Cesar (usuário não registrado) em 29/04/2010 às 9:53 am

    Só não se esqueçam que ano que vem já era software livre no governo né..

    Eles vão fazer um lobby violento no psdb pro país abandonar essa postura de SL, que provavelmente ainda devem achar que é coisa de comunista

    Daniel Carlos (usuário não registrado) em 29/04/2010 às 9:57 am

    É melhor o governo apoiar o software livre mesmo. O preços da Microsoft são altíssimos e sem o incentivo ao software livre quem continua ganhando é a pirataria…

    DeathCrawler (usuário não registrado) em 29/04/2010 às 10:01 am

    @Paulo Cesar

    lol, isso se o PSDB vencer. :P

    Lucas Timm (usuário não registrado) em 29/04/2010 às 10:04 am

    @Paulo César

    É, isso realmente desanima. Por que, com o PSDB provavelmente entrará a “postura neutra” que o Ballmer queria. Aí é a Microsoft que estará fazendo enxerto no governo…

    WANDERSON (usuário não registrado) em 29/04/2010 às 10:10 am

    “O Governo deve ter posicao neutra”. Quando os sistemas do governo so rodavam em plataforma proprietaria e desktops so rodavam em plataforma windows, qual era posicao do Governo?
    Era neutra?
    O Governo deve e pode fomentar o mercado e faz isso quando estimula pelos meios legais e quando utiliza o produto.
    Alem do software dito proprietario, o governo mostra que temos tambem o software livre.
    Se uma solucao atende aos requisitos tecnicos, eficiencia, estabilidade, qualidade, seguranca, flexibilidade, independencia de fornecedor, por que não utilizar?
    A solução proprietaria atende aos requisitos anterior?
    A solução em software livre atende aos requisitos anterior?
    Qual a sua justificativa para utilizar um ou outro em determinada solução?
    E isto que eu vejo hoje no Governo.
    Faco a disciplina de Engenharia de Software e em nenhum momento e amarrado a teconologia x ou y.
    Se voce vai desenvolver para windows, linux, unix, mac, mainframe, nao importa.
    Isto vai ser uma escolha sua.
    Aonde esta escrito que devemos aprender a programar para windows ou para linux?

    erico (usuário não registrado) em 29/04/2010 às 10:11 am

    Comentar ballmer é realmente perda de tempo, mas quanto o que ele disse merece alguns reparos.

    Quando Ballmer fala que queria o governo brasileiro mais “neutro” ele quer diminuir e extinguir o apoio do governo às ações de SL, como o portal, secretaria, não só as compras, mas todo o resto.

    Ocorre que se analisarmos o governo como um todo vemos que na verdade o governo espelha a participação de Sl que existe na sociedade, só olhar em http://miud.in/3NE e ver que o panorama não é tão avançado quando a gente pensa. E só olharmos as outras esferas, como no caso recente do RS, vemos que o “protegido” é na verdade o windows e não o linux.

    Na segunda-feira, estudo do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) classificou a internet brasileira como lenta, cara e mal distribuída. “Espero que o governo entenda que a conexão de banda larga à internet é infraestrutura básica”, afirmou Ballmer, ao ser questionado pelo G1 se os problemas da rede no país atrapalhariam os planos da empresa de investir em computação na nuvem.

    Me desculpe quem formulou essa pergunta, porque acesso universal à internet é tudo que os propagandistas da nuvem querem

    “Se você estuda para ser um programador, não vejo porque não aprenderia a programar para o sistema que é líder de mercado. E pelo menos 50% dos programadores do Brasil criam software para Windows”.

    Não vou discutir o número, mas um dos motivos de nas universidades os *nixes terem avançado muito mais que a MS é porque eles, com as politicas de código aberto, permitem verdadeiramente o estudo. Vá lá que a universidade assine um acordo de acesso ao código do windows, e até receba licensas para isso, mas a quantidade de clausúlas de letras pequenas torna proibitivo isso.

    Nesse momento eu fico com o tiobe que mostra que o uso do vb+c# não é essa coisa toda.

    Se o governo tem que ser neutro, porque então numa licitação se especifica “Windows Vista” para os desktops, e não “Sistema Operacional Corporativo para Desktops” como deveria ser, para que por exemplo, Red Hat e SuSE entrem na competição, se o problema é esse?

    Tem muito orgão que ainda licita “Windows” para desktops. não cabendo outros SO’s entrarem na disputa ;)

    “…princípios constitucionais da legalidade, da isonomia, da impessoalidade, da moralidade, da publicidade e da eficiência…”

    Bruno Emanuel (usuário não registrado) em 29/04/2010 às 10:15 am

    É, com relação a eleição, é só analisar, Software Livre não gera “lucro” pra quem tem a ganhar com a escolha…

    Ruy Minoru Ito Takata (usuário não registrado) em 29/04/2010 às 10:28 am

    Será que ele também acha que o governo estadual de SP (que apoia o uso de Microsoft) também deveria ser neutra???

    Caio César (usuário não registrado) em 29/04/2010 às 10:28 am

    Bem, é óbvio que o Ballmer não diria nada muito diferente e claro, sem aproveitar sua posição para ser tendencioso.

    Infelizmente, ele não conhece a realidade brasileira, na Europa, nos EUA, talvez a Internet seja parte de uma “infra-estrutura básica”, porém, no Brasil, saúde, educação e muitas outras coisas são mais importantes do que uma conexão que será usada, como a própria matéria atesta, 25% do tempo para acesso ao Windows Live e, provavelmente eu não arriscaria menos de 25% (sendo muito “bonzinho”) para acesso ao Orkut. Ou seja, é melhor investir em saúde e educação, a inclusão digital por meio de uma conexão de alta velocidade poderia se dar na própria instituição de ensino e em escolas profissionalizantes (onde o sujeito poderia ser forçado a usar serviços menos fúteis). Ter acesso em casa é muito cômodo, melhor ainda se for rápido, mas não acredito que é tão prioritário.

    A “nuvem” não é nada mais hoje do que um punhado de serviços sociais, colaborativos e de armazenamento. O amanhã? O amanhã ainda não chegou e não é o acesso à Internet que vai garanti-lo, o futuro do país não depende só de acesso à Internet.

    Outra coisa é que, todos nós já conhecemos muito bem onde termina a questão da “neutralidade”… ela se torna um dos maiores fatores para a adoção do software da MS, especialmente em licitações governamentais e em instituições de ensino.

    E mais outra coisa: programar pra plataforma Windows != de programar só em .NET e ficar fechado numa bolha, por maior que ela seja. Ele é tendencioso e cínico ao tentar passar a impressão que programar para Linux é perda de tempo por privar o programador de rodar as aplicações em plataforma Windows, até parece que linguagens como Java, C++ e Qt, C e Gtk não são multiplataforma. Realmente, “não é exatamente o que eu gostaria” se encaixa perfeitamente, não é mesmo, né, Ballmer? :-D

    Jose Pissin (usuário não registrado) em 29/04/2010 às 10:38 am

    Ballmer é um Genocida Digital. Se você não pagar a eles, por tudo, você deve morrer na escuridão tecnológica.

    Gustavo (usuário não registrado) em 29/04/2010 às 10:40 am

    A MS é a última empresa do mundo que pode falar em neutralidade.

    E legal que pelo menos 50% dos programadores criam software para Windows, isso mostra que (ainda) temos a opção de escolha no mercado.

    Illidan (usuário não registrado) em 29/04/2010 às 10:43 am

    Ballmer faz da Microsoft um verdadeiro circo. Não Cirque du Soleil, sim um desses baratos em decadencia.

    pimentel (usuário não registrado) em 29/04/2010 às 11:10 am

    Sinceramente: esperavam outra coisa do Ballmer???,ele está a serviço da Microsoft,é óbvio que ele iria puxar a brasa pra sardinha da mesma,só faltou o óleo de peroba pra passar na cara de pau quando ele disse que “o apoio ao software livre não é o que ele gostaria”,ele poderia pelo menos ser mais discreto em suas verdadeiras intenções a pretexto de neutralidade.

    Sem querer desviar o assunto:Quanto a sucessão presidencial no Brasil,se acalmem,a campanha nem começou e não existe nada definido,diferente de uma passado recente,nenhuma organização pode mais pode se dar ao “luxo” de fingir que o software livre não existe,mesmo que queira e essa nova realidade está cada vez mais palpável.

    Henrique Marks (usuário não registrado) em 29/04/2010 às 11:39 am

    @pimentel

    Eu concordo com a sua opinião eleitoral, mas a prática recente mostra o CONTRÁRIO:

    No RS, o Software-livre foi varrido como um câncer de tudo, universidade, escolas, autarquias, banco estadual. Ficaram os caixas com pinguim, que já estavam comprados e só. Então, só posso concluir que há uma tendência de apoio, de um lado, ao uso de software-livres, e do outro um apoio ao que é comercialmente mais fácil, sem preocupações maiores com a questão da apropriação tecnológica.

    Acho que os dois lados tem seus motivos, e são nobres, cada um a seu jeito. Só que eu tenho certeza que um dos lados não vai admitir esta verdade, como fez no RS.

    P.S. Pra não dizer que não critico o “lado mais a esquerda”, deve-se ter em mente que o software-livre foi trazido ao governo do RS devidamente “atrelado” a uma pretensa ideologia socialista. o que para nós, pessoas de conhecimento técnico, não faz o menor sentido. Software-Livre é capitalismo ferrenho, com concorrência aberta. Socialismo é (historicamente) mais ligado a monopólio, neste caso privado. Quando o lado mais a direita assumiu aqui, fez questão de tirar essa “coisa de comuna” do estado.

    ejedelmal (usuário não registrado) em 29/04/2010 às 11:43 am

    Só uma palavrinha:

    CHORORÔ!!!

    Marcos (usuário não registrado) em 29/04/2010 às 11:57 am

    Esqueceram de dizer pra ele que o governo daqui já tem muitos gastos desnecessários…

    self_liar (usuário não registrado) em 29/04/2010 às 11:58 am

    A posição neutra do steve ballmer é fazer lobby no governo do RS e em vários estados , como ela sempre fez e continua fazendo.

    ioca100 (usuário não registrado) em 29/04/2010 às 12:00 pm

    O Ballmer quer bater penalti sem goleiro, assim é mole.

    jano (usuário não registrado) em 29/04/2010 às 1:10 pm

    Alguém esqueceu de fala para o Sr Ballmer que Ninguém quer a opinião dele.

Este post é antigo (2010-04-29) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.