Mozilla usará código do WebKit no seu ‘engine’ Javascript
A notícia do Ars Technica é bastante completa e interessante por várias razões, mas o aspecto que mais me chamou a atenção foram os iniciadores corporativos dos subsistemas em código aberto envolvidos: quem está saindo de cena é um engine que usa o nanojit, originalmente desenvolvido pela Adobe – e este componente será substituído por uma solução baseada em código próprio mas que faz uso do ‘extremamente eficiente gerador de código nativo do engine JSCore’, que chegou ao WebKit pelas mãos da Apple, embora continue usando o nanojit para algumas coisas.
Mas estas contribuições corporativas sob licenças livres não são os únicos aspectos interessantes da notícia do Ars. A análise sobre as condições ambientais (com o engine atual do Firefox ficando para trás de outros navegadores em testes comparativos de Javascript) e a descrição bastante detalhada do JägerMonkey (o engine que substituirá o atual TraceMonkey) também merecem a sua leitura atenta. (via arstechnica.com)
Javascript parece mesmo ser o “gargalo” dos navegadores da Mozilla. Ele é muito mais lento mesmo que o v8, do chrome.
Se quisermos mesmo que o HTML5 realmente “substitua” o Flash, desempenho é algo que deve estar no topo da lista de prioridade, pois o Flash ainda é muito rápido para animações e principalmente para coisas que usam aceleração por hardware.
Mas mesmo assim, ao contrário do que diz no texto, para mim, pelo uso diário, o firefox executa js muito mais rápido que o Opera.
Esse é um dos vários motivos por eu gostar de software livre.
@tenchi
faça o teste sunspider entre opera e firefox. O opera é dez vezes mais lento na minha máquina. A versão 10.5 diz que será sete vezes mais rápida que a atual, mas isso aainda é mais lento que o firefox.
o que a opera fez foi otimizar funções usadas em sites famosos como gmail, facebook, yahoo mail, etc. Algo parecido com a manipulação de benchmarks qu a intel fez na época do primeiro pentium.
por isso que na descrição ele diz “mais rápdo no mundo real”.
As funções de desenho (usadas para animações) do ópera são extremamente lentas simplesmente porque elas são pouco usadas.
epero que resolvam esse problema na 10.5.
De acordo com um link da notícia: http://hacks.mozilla.org/2010/03/a-quick-note-on-javascript-engine-components/
Não há nada sendo substituído. O código do WebKit será usado para acelerar as partes onde o tracing não pode ser ativado.
Isso porque o tracing gera código melhor que o WebKit, mas não pode ser usado em 100% do JS.
@cochise
Aqui estão os resultados na minha máquina do teste sunspider (quanto menor melhor):
Opera: 6526.4ms +/- 0.9%
Konqueror: 5204.0ms +/- 0.5%
Firefox: 1543.4ms +/- 2.0%
Chrome: 473.4ms +/- 3.0%
Não é a toa que o pessoal diz que o Chrome é rápido.
Reclamar da velocidade do JS no Firefox é algo que não procede. O FF sempre foi bem superior aos concorrentes nesse sentido. Aí o Chrome apareceu, e em sua primeira versão era mais rápido que o FF. Aí o FF 3 deu o contra ataque. Aí veio a segunda versão do Chrome, e ultrapassou novamente.
É uma briga de gigantes, que deixam o IE MUITO na rabeira. Portanto reclamar que o FF é lerdo apenas pq a Google o ultrapassou na última versão é reclamação que não procede.
Navegador é igual ÉS, cada um tem o seu, e todos os usuários das grandes corporações usam IE6