Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Mozilla: Nova autoridade de certificação raiz na lista é a “China Internet Network Information Center”

A lista das autoridades certificadoras raiz aceitas por default em um determinado navegador é um dos fatores cruciais para a sua segurança, porque os certificados assinados por eles são considerados válidos e plenamente confiáveis.

E o “China Internet Network Information Center” (CNNIC) agora foi aprovado como uma das autoridades de certificação raiz reconhecidas pelos produtos da Mozilla. Como há rumores persistentes de que o CNNIC é controlado pelo governo chinês e tem forte envolvimento na espionagem de cidadãos daquele país, já surgiram as manifestações (intempestivas, pois o processo de discussão era aberto e já se encerrou) de temor de que a nova autoridade use sua posição privilegiada para facilitar ataques do tipo man-in-the-middle. (via lwn.net)


• Publicado por Augusto Campos em 2010-02-03

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Patola (usuário não registrado) em 3/02/2010 às 5:12 pm

    CNNIC? Se fosse seguir as inicias do nome, deveria ser “CINIC” – que pelo visto traduz muito bem o espírito dessa entidade!

    OBS.: pirst fost! :P

    Erik ch (usuário não registrado) em 3/02/2010 às 5:26 pm

    Não entendi, o que isso tem a ver com a mozilla ?

    Não entendi a pergunta, Eric.

    MidnightHunter (usuário não registrado) em 3/02/2010 às 6:12 pm

    @Erik ch:

    Você leu toda a nota?

    alberto (usuário não registrado) em 3/02/2010 às 6:37 pm

    Enquanto isso, no Brasil: https://bugzilla.mozilla.org/show_bug.cgi?id=438825

    Fellype (usuário não registrado) em 3/02/2010 às 7:47 pm

    [humor=on]
    “CINIC”. hahahahahaha. mto boa essa!
    [humor=off]

    Luciano.M (usuário não registrado) em 3/02/2010 às 10:10 pm

    Na dúvida, a solução é simples. É só ir lá nas preferências e excluir a autoridade.

    Caio César (usuário não registrado) em 3/02/2010 às 11:03 pm

    Concordo, praticamente a maioria das pessoas na Europa e nas Américas podem excluir a autoridade.

    Só não entendo o alarde… faz tanta diferença assim para o cidadão chinês? Ele já é monitorado… já tem vários endereços bloqueados (alguns provavelmente por puro e simples padrão, sem qualquer motivo lógico) e em geral, muitos cidadãos não gostam de ativistas (que provavelmente serão os reais afetados). A forma como muitos chineses encaram a ditadura imposta naquele país é diferente de como nós ocidentais e brasileiros encaramos o antigo regime ou mesmo, como encaramos nosso atual governo.

    É só mais uma autoridade, chinesa, de baixíssima prioridade para qualquer brasileiro. Para os que realmente fazem questão e se incomodaram até com o nome em inglês, não tem problema: 中国互联网络信息中心, melhor agora?

    …e em geral, muitos cidadãos não gostam de ativistas (que provavelmente serão os reais afetados). A forma como muitos chineses encaram a ditadura imposta naquele país é diferente de como nós ocidentais e brasileiros encaramos o antigo regime ou mesmo, como encaramos nosso atual governo.

    Uma coisa para fundir a cabeça: Nos pensamos que o povo da china adora o governo dele porque eles realmente adoram o governo deles, ou porque a china manipula informação para pensarmos isso?

    A resposta eu não sei, mas que com certeza a china manipula informação sobre a população a ponto de tudo ser impreciso, isso é verdade.

    Philippe (usuário não registrado) em 3/02/2010 às 11:57 pm

    chines nao encara a ditadura; ela é que encara ele. isto que estamos fazendo é simplesmente proibido na china! ate o termo “democracia” é bloqueado! como eles podem discutir o sexo dos anjos, se nem sabem o que é um anjo?

    mahousenshi (usuário não registrado) em 4/02/2010 às 1:59 am

    @Philippe

    Até porque, sem querer criar flame sobre religião, anjos não existem neste plano. Talvez seja a maldita condição de ser humamo sempre sonhando com o impossivel, até que ele vira possivel…

    mahousenshi (usuário não registrado) em 4/02/2010 às 2:04 am

    Mil desculpas pelo double post!

    @alberto

    Acho que a Mozilla esta certa de “atrasar” a certificação, lá não é o Brasil, não é faz de conta.

    Lendo os comentários da impressão que existe alguma sujeira, pois o cara da ITI não consegue explicar questões simples e a pessoa da Mozilla vive repetindo a mesma pergunta.

    Eu não sei de nada, mas acho “gato no mato”…

    Caio César (usuário não registrado) em 4/02/2010 às 5:49 am

    @Psycho Mantys: manipula em geral a informação de assuntos relacionados ao governo e a história do país, geralmente para proteger o Partido Comunista, mas acredito que o República Federativa do Brasil e a República Popular da China têm muito em comum, mesmo que a maioria dos brasileiros não admitam isso, na verdade, até mesmo problemas com o leite a China também teve recentemente, mas lá o grau de severidade foi consideravelmente maior e obviamente, lá as pessoas são realmente punidas, logo, os responsáveis foram executados, com exceção de um funcionário do governo, que ganhou prisão perpétua. De qualquer forma, talvez os chineses com quem você tenha conversado sejam diferentes daqueles com quem conversei.

    Ah, e o chinês não é tão ignorante assim sobre liberdade, religião, costumes, democracia… a República Popular é uma república, tem um grau mínimo de democracia, inclusive, pequeno, muito pequeno, mas está lá. O cenário político brasileiro é composto basicamente pelo mesmos ladrõ… digo, políticos até hoje, então não vejo realmente por que as pessoas criticam tanto a China. A nossa ditadura aconteceu para evitar a esquerdização, a revolução ocorrida na China foi para esquerdizar. Há uma diferença muito grande.

    Thiago Pimenta |[Flankero (usuário não registrado) em 4/02/2010 às 7:28 am

    Caio, o problema na China é que o governo manda e acabou, não existe discussão, nao existem dois lados sobre uma opniao de determinado assunto quando o governo se mete no meio.

    Pesquise um pouco sobre a repressao contra ativistas nos últimos meses lá na China e vai ver.

    O povo mais jovem, não sabe de nada sobre os protestos na praça da paz celestial, até porque todos os registros daquele evento que ficaram na china foram destruidos e tudo o que sabemos foi contrabandeado na época para o resto do mundo. A unica forma deles saberem do que ocorreu seria na internet, mas os sites com ese conteudo são bloqueados e quem os acessa já começa a ser mau visto pelas autoridades.

    elias (usuário não registrado) em 4/02/2010 às 2:45 pm

    não dá pra resolver excluindo a autoridade do firefox.. quem está ligado em segurança e tem preocupações com a china provavelmente vai deixar de usar o firefox, simplesmente. ou, se usa-lo, será meticuloso (ter certeza que mudou as configurações em todos os hosts que usa, ter certeza que quando apagar as configurações irá configurar denovo..). E eu tenho fé que essa bola fora não vai ser propagada pelo iceweasel :)

    o problema real é que muita gente afetada NÃO está sabendo disso, e não saberá! segurança na internet ainda é um bicho de sete cabeças para muitos.. e daí não irão prestar atenção nesse ‘detalhe’ nem nada.. e quanto mais gente nao se interessa por isso, mais abrangente é a “análise de tráfego”

    e em https rola muito tráfego ‘quente’.. já que a pessoa que acessa https acha que está ‘seguro’..

    -

    democracia na china: eles possuem um parlamento impressionante, né? http://i2.ce.cn/english/subject/NPC2009/NPC2009sp/200903/05/W020090305387551092664.jpg só que quem é contra a ideologia do partido não pode entrar..

    para hoje um país ser democrático, é necessário que exista proteção às minorias, contra a ‘ditadura da maioria’.

    pra tu ver se um país é democrático, vc n deve olhar pra quem faz parte da maioria.. esse daí, se o país for próspero, está r0x. tu olha pra quem é da minoria, pra qm é dissidente: como ele é tratado? ele é criminalizado? ele é intimidado, perseguido? se ele resolver lutar pelos seus direitos, ele corre o risco de ser preso? ser morto? ‘sumir’?

    um link sobre o tema, http://www.google.com.br/search?q=minorias+democracia

    mas nao precisa exagerar, pode ser assim uma proteçãozinha mínima, tipo uma liberdadezinha de expressão, mesmo que só valha em ocasiões especiais, uns direitos constitucionais aí, sabe? coisa boba.

    mas a china não tem nem isso oO

    imagina aí que o importante da democracia seja só eleição.. daí pense num país que democraticamente ponha umas leis aí contra minorias, pra marginalizar e excluir quem não é do ‘mainstream’. ele é democrático?

    o caso clássico pra se citar é o hitler.. que foi eleito democraticamente, e recebeu poderes extras do parlamento usando os mecanismos da democracia.. né? mas se quisessemos citar algo próximo de nós, poderiamos falar do hugo chavez.. outros casos conhecidos e obvios que vem a memoria são os eua com suas escolas para negros, ou mesmo o brasil com seu ai-5..

    mas dando o exemplo da china, ela tem uns casos curiosos de leis contra umas minorias aí (que são incrivelmente numerosas, mas, na china, até a população inteira do brasil seria só uma modesta minoria..), não pode nem entrar com foto do dalai lama no tibete oO, famoso pacifista exilado que a china acusa de promover a revolta popular. e as leis sobre liberdade de expressão; e as leis que excluem do governo quem não é do partido (junto com a política de excluir do partido quem não está alinhado), ..

    que raios de país é esse?!

    e, caio, vc citou o fato de pessoas serem executadas por causa de uns problemas com uns leites aí. tu acha isso positivo? eu penso que isso seja meio que incompatível com a democracia. de acordo com o artigo 3 das escrituras sagradas da democracia moderna: ‘Toda pessoa tem direito à vida, à liberdade e à segurança pessoal.’.

    Note que ele não fala direito à vida nos casos em que você não tenha uns problemas com uns leite aí, ele fala direito à vida só.

    -

    eu devia desistir de comentar em blogs, ou ao menos limitar meus comentarios a tantas linhas.. é chato fazer esses comentários grandões, =)

    @Caio César

    Não disse que o brasil tava melhor na fita, nem quero manifestar minha opinião sobre isso de forma nenhuma!!! Isso é outro tema.

    Você que não entendeu minha questão que eu tentei levantar, acho: Você confiaria em um mentiroso confesso, que ainda diz que vai lhe enganar a qualquer momento?

    Eu de fato não acredito em forma nenhuma. Sempre fico com o pé atrás. Pode ate ser verdade, mas a historia ainda vem do mentiroso contador de historias falsas declarado.

    Tudo isso pra dizer que eu não confio na china, e nas suas bonitas historias de seus paraísos dentro de suas muralhas. Seja porque quem esta me contando a historia pode ter sido enganado, ou porque pode ser uma mentira.

    @elias

    Gostei da sua linha de raciocínio :p. Um pouco viajada e utópica, mas isso não quer dizer de forma nenhuma que ela esta errada ;).

    Caio César (usuário não registrado) em 4/02/2010 às 9:28 pm

    @elias, veja bem, se você é contra a ideologia do partido, você provavelmente está contra o estado e você está contra o estado, você não está a favor do povo, se você não está a favor do povo, é por que você subverte os valores do Partido Comunista. Ou seja, você não é bem vindo, não só como membro, mas como cidadão. Soa como algo inaceitável? É o que ocorre.

    Lembre-se, a República Popular da China é um país socialista governado por um estado comunista com um único partido.

    A discriminação social das minorias na China não é muito diferente da que ocorre em outros países, mas apenas com a fundação da República Popular, várias delas puderam ser oficialmente reconhecidas pelo governo, o que não ocorria com a então existente República da China, que governava não só a China continental, mas também a Mongólia, atualmente independente. Nós, brasileiros, não temos muito o que falar sobre isso, veja o caso dos nossos povos indígenas, da negligência do governo com a Amazônia, dos preconceitos e pré-conceitos contra nordestinos em cidades como São Paulo…

    E aliás, da mesma forma como vários costumes existem aqui e sempre existirão, o mesmo ocorre na China continental. Várias minorias mantém seus idiomas e costumes, o problema real se dá quando as minorias se chocam com os Han.

    Veja bem que democracia é algo muito diferente de liberdade, especialmente liberdade de opinião e de ser contrário contra o estado. Se você for um ativista na China, você será preso, como eu falei acima, para o governo, você está incitando subversão.

    Na China você pode tem a liberdade e o direito de expressar-se contra o estado em certas circunstâncias. O problema algumas vezes pode ser a represália do denunciado contra o denunciante. Direitos constitucionais, leis trabalhistas… tais coisas existem, você sabe disso.

    A China continua sendo democrática, mesmo com os vários problemas a respeito das minorias, assim como o Brasil também continua sendo. O nível de democracia chinês é menor? É, mas não pelos problemas com as minorias e sim, pela forma como aquele estado é organizado.

    Entrar com foto do Dalai Lama do Tibet é um problema sério, pois fere o Partido Comunista e o estado atual. A exploração do Tibet é um problema sério, a postura contra o Dalai Lama não é exatamente algo louvável, mas é um problema pequeno. De qualquer forma, vamos supor que o Tibet não fosse parte da República Popular, vamos supor que fosse um país independente, você acha que com o Dalai Lama a situação do Tibet não seria muito próxima daquela que você encontra no Nepal, por exemplo?

    E quando você pergunta “que raios de país é esse”, basta reler um dos meus parágrafos acima, é um país socialista, governado por um estado comunista de um único partido. Há, além da cultura chinesa, muito diferente, uma diferença muito grande na forma de governar. A verdade é: para o trabalhador em geral, muita coisa simplesmente não faz diferença. Mesmos nós brasileiros, em geral, trabalhadores, ignoramos uma série de coisas, não lutamos contra uma série de coisas (e estou falando de protestos, quebra-quebra, reivindicações, força popular)… a maioria quer simplesmente melhorar de vida e só, o governo? O governo é apenas uma piada de mau gosto. Vai negar?

    E sobre “ser executado por causa de uns problemas com uns leites aí”, estamos falando sobre misturar grandes quantidades de melamina ao leite e vários derivados. Estamos falando de um problema que matou pessoas e prejudicou a saúde de centenas de milhares de cidadãos chineses. É o suficiente para que os responsáveis sejam executados. É uma democracia popular, é uma ditadura popular, quem fez isto não está a favor do povo, não está a favor do partido. Ter direito a vida, a liberdade e a segurança pessoal na China é muito diferente de viver a liberdade como se esta fosse libertinagem. Felizmente em algum lugar o fato de possuir a vida não necessariamente lhe dá o direito de tirar outras e ficar preso por alguns anos comendo de graça, nas costas do contribuinte, até passar a cumprir a pena em liberdade e possivelmente cometer novas infrações.

    E não precisa desistir de comentar em blogs, se você acha chato fazer comentários grandes, nem pense em quão chato pode ser respondê-los…

    @Psycho Mantys, a República Popular da China não é um paraíso e o governo não é sincero. Ninguém disse isso, aliás, uma descrição de que o governo é sincero e o país é um paraíso soaria no mínimo utópica e irreal, a menos que você não esteja falando de um país governado por seres da raça humana.

    Nem a República da China, que governa Taiwan, Matsu, Penghu e outras ilhas, provavelmente estaria apta a conseguir tal descrição, embora seja um estado democrático e pode ser classificado como um país desenvolvido (embora o Brasil não reconheça a República da China como país, inclusive colocando vários empecilhos para que um taiwanês visite o Brasil)… existe corrupção, existe uma crise sobre independência e reunificação, existe até mesmo dificuldade em consolidar o sistema de romanização no território atualmente governado, que é muito pequeno.

    @Caio César

    Exato! Realmente me expressei mal, a china não diz que é um paraíso,
    ela se descreve como, na verdade :p.

    A questão é, ela comprovadamente distorce fatos da sua realidade.

    Diz que suas atitudes são para o bem da população e que suas medidas tem relatórios X, Y e Z para provar.

    Mas eu fico com o pé atras e não acredito, mesmo que seja verdade :/.

    Caio César (usuário não registrado) em 5/02/2010 às 6:52 pm

    Acho que a China não se descreve como um paraíso, tanto nós, estrangeiros, como os nativos, chineses, sabemos de uma série de problemas da China. A questão é que a paranoia pela autoridade de certificação não vai realmente mudar muita coisa na vida do cidadão chinês, ele é vigiado e a censura está presente no cotidiano. Além disso, as pessoas só sabem falar de censura quando pensam em China… a China é um país imenso, cheio de problemas como o Brasil, além de ser repleto de coisas boas e ruins, como qualquer lugar do mundo.

    De qualquer forma, o Brasil é um contraste total se compararmos com a China comunista com relação ao governo e ao comportamento do povo, falta censura, falta moralidade, falta educação e faltam valores. Isso tudo cria uma situação confortável para a existência de corrupção no governo e de falta de interesse por parte do povo no cenário político, mas obviamente, destrói o potencial do país em vários sentidos, pois você prejudica a nação como um todo. Uma nação ignorante é mais fácil de governar.

    Algumas medidas da República Popular são boas, outras são ruins. Isso também acontece aqui. Também temos problemas com a imprensa, com distorção de fatos, com impunidade, corrupção… acredito que em todo mundo, é muito raro encontrar pessoas que confiam 100% no governo.

Este post é antigo (2010-02-03) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.