Mozilla interrompe desenvolvimento de Firefox para Windows Mobile 7
Em uma situação que lembra (mas não muito) as dificuldades que a Opera Software vem encontrando para tentar fazer seu navegador chegar ao IPhone, a Mozilla, que vinha embalada pelo seu trabalho no Windows CE 6, encontrou uma barreira para seus planos de aproveitar este impulso no desenvolvimento de uma versão para a nova plataforma móvel da Microsoft: a empresa de Redmond não pretende suportar (nem fornecer um SDK para) o desenvolvimento de aplicativos nativos – e aparentemente a Mozilla não estava planejando desenvolver um Firefox em Silverlight…
Trecho do IDG Now:
A Mozilla resolveu interromper o desenvolvimento de uma versão móvel do Firefox para telefones com o sistema Windows Mobile, da Microsoft.
Em post publicado nesta segunda-feira (22/3), o diretor de engenharia móvel da Mozilla, Stuart Parmenter, afirma que a Microsoft “fechou as portas” para aplicativos nativos em smartphones rodando o novo sistema Windows Phone 7 Series.
A Mozilla se preparava para desenvolver uma versão do Firefox para Windows Mobile, e o trabalho feito no Windows CE 6 deixou o grupo “bem posicionado para ter um ótimo navegador no Windows Phone 7″, afirma ele.
A falta de um kit de desenvolvimento de software para aplicativos nativos, porém, impossibilitou a Mozilla de continuar, explica.
A Microsoft dará suporte apenas ao desenvolvimento de aplicativos rodando nos ambientes Silverlight ou XNA Game Studio, segundo anúncio feito pela companhia na semana passada durante a conferência MIX. (via idgnow.uol.com.br)
Mais um motivo para comprar um celular com outro sistema que não o da MS quando meu smartfone ficar ultrapassado… como se já não houvessem motivos suficientes.
Só faltou aquela ilustração com o tiro no pé.
Meu Nokia 5530 chegou ontem, não é nenhum Android nem um Maemo (é o que a grana deu pra comprar) mas o importante é que NÃO é Win MoPho…
Estão mesmo querendo nos empurrar o Silverlight goela abaixo.
Só assim pra alguém desenvolver em Silverlight.
Lá vem o monopólio de navegador.
O César resumiu bem o que pensei: um tiro no pé…
Tiro no pé mesmo. Ainda mais tendo celulares com Android e o maravilhoso Nokia N900 com Maemo (debian).
Bem, quem tem coragem de comprar um smartphone com isso aí, merece…
Boa sorte, Microsoft!