Motofail: Usuários brasileiros da Motorola buscam upgrade alternativo para o Android 2.2
Trecho inicial da nota da Info expandindo nossa nota de ontem:
Depois da decisão da Motorola de não atualizar smartphones com Android no país, usuários buscam soluções alternativas para realizar o upgrade de aparelhos Dext, Backflip e Milestone.
O cronograma de atualização de celulares com Android divulgado pela Motorola, no qual países latino americanos (inclusive Brasil) não receberiam atualizações para os modelos Milestone, Dext e Backflip, deixou usuários brasileiros indignados.
Com diversas manifestações de usuários no Twitter, o perfil @motoFAIL_BR iniciou uma campanha de reclamações contra a decisão na rede com a hashtag #motorolafail.
Já circulam na internet métodos para desbloquear os aparelhos e instalar versões mais recentes. Assim como no jailbreak do iPhone, destravar os dispositivos e instalar uma versão “pirata” remove a garantia do aparelho, sem contar no grande número de incompatibilidades, já que as ROMs são atualizadas por desenvolvedores independentes. (…) (via info.abril.com.br)
Se a motorola tá assim, imagina a samsung cujo comprei um galaxy S no últio mês hehehehe :P
Quando é que essas empresas vão aprender? Acho que a Motorola perde muito mais com as vendas que não fará no futuro (para mim, por exemplo) do que se ela gastasse um pouco de dinheiro para trazer o upgrade oficial pro Brasil…
Depois vai contratar consultoria da McKinsey pra entender porque a HTC está crescendo mais que ela no mercado…
quando as empresas vao aprender??? quando nos brasileiros deixarmos de ser otarios e começar a comprar coisas livres mesmo (chinesinhos…) assim os chineses vao fazer smartphones com android, 3G…. e vai por ai…
Até hoje ninguém aprende… lançam um IPhone Super-Hyper 5G e correm para fila de km para comprar… vive comprando motorola.. amigos.. Motorola é uma empresa, e por isso visa lucros.. não comprando nada dela, vai fazer com que ela procure o problema e passe a tratar a gente como merece..
Realmente #motofail.
As empresas sempres se organizaram para tirar dinheiro do consumidor (no bom e no mau sentido).
Antigamente era mais difícil o consumidor se organizar para evitar ser explorado, tinha que fazer campanha no mundo real, planfletagem, passeata, convencer alguém da mídia tradicional a fazer uma matéria sobre o caso…
Hoje fica muito mais fácil, não precisa nem levantar o traseiro da cadeira, basta lançar nas redes sociais e blogs muito acessados e fazer o maior bafafá!
Me lembro que deu certo com a ATI e seu driver para Linux. Depois no caso da Cicarelli, muito mais abrangente.
Acho que todo esse alarde deve causar alguma dor de cabeça e forçar alguma movimentação da Motorola Brasil.
Esperemos que a Nokia/Intel e seu MeeGo tenham atenção com seus futuros clientes (geeks ou não), pois qq deslize…
“Motorola reavalia atualização do Milestone”
Quinta-feira, 26 de agosto de 2010 – 12h27
http://info.abril.com.br/noticias/tecnologia-pessoal/motorola-reavalia-atualizacao-do-milestone-26082010-24.shl
Mais uma:
Via IDGNow
Motorola irá rever decisão sobre atualização do Android no Brasil
http://bit.ly/cIqHOw
Fico confuso com todo esse burburinho.
Segundo a Motorola menos de 10% dos usuarios do Milestone atualizaram da versao 2.0 para a 2.1.
Consideremos então que a galera que atualizou pertence a parcela NERD.
Esse é o grupo que deseja a atualização.
A postura da Motorola, embora desmotivante, é classica do capitalismo. Por nao ver retorno direto, prefere nao dispender tempo e dinheiro com a tarefa.
O problema é que a Motorola lançará atualização para o Milestone em outras regiões. Essa atualização permite ser instalada nos aparelhos nacionais sem dificuldades.
Concordo em genero, numero e grau que esteja na hora das empresas começarem a mimar o mercado brasileiro, mas nao sei porque ainda se dizem surpreendidos quando a Motorola faz uma manobra padrao demosntrando com clareza que sua tomada de decisão é falha.
Tenho um Milestone e admiro o aparelho, mas comprei ciente de que a fabricante é bastante infeliz em suas escolhas. Tanto que tem perdido afetos no EUA por bloquear a instalação de roms no Drod X, fator principal de sucesso do Droid original.
@EmanuelSan,
se eu fosse voce, depositava minhas esperanças em outras.
Nokia? Nao foi aquela que lançou um top de linha sem parceria com nenhuma operadora, nove meses depois do lançamento mundial e sem suporte ao idioma local(PT_EUR ao inves de PT_BR)?
Que saudades de quando eu era criança e Motorola era sinônimo de tecnologia de ponta em microeletrônica, das primeiras ignições eletrônicas automotivas, do 6800, 6809 e 68k…
É muito bom fazer um barulho e ficar indignado, eles não estão 100% errados, 10% atualizaram, parece falta de interesse, os menos de 10% fizeram barulho e conseguiram. Tem muita gente ai que tem o Milestone e não tem idéia do potencial do brinquedo, ontém mesmo eu peguei o de uma colega de trabalho que estava na 2.0 a fiz a atualização que é super simples e ensinei uns truques pra tirar melhor proveito o aparelho… que bom que eles voltaram atras na decisão, agora só falta uma data pra eu poder fazer a minha contagem regressiva….
@Symbiante, note que a Nokia já tinha feito a parceria com a Intel para desenvolver o MeeGo. Assim ela lançou aqui só para desovar os estoques (e sem querer investir muito nele). Mas o aparelho continua bom, como muitos disseram aqui no blog, e eu tenho um colega de trabalho que é só elogios ao N900 (que ele comprou no mercado livre R$ 500 mais barato).
Acho que, no sucessor do N900, a Nokia fará mais bonito ainda, pois está perdendo a chance de faturar e deixando um concorrente (Apple) crescer (e ainda trazendo os Androids na cola), os acionistas devem estar pegando no pé dos dirigentes da Nokia, por isso espero aparelho(s) muito melhor(es).
Quanto a Motorola, eu não tinha perdido as esperanças, tinha confiança que o bafafá que tomou conta dos vários blogs onde os usuários reclamavam (aposto que o call center das operadoras e o deles próprios deve ter pipocado também) conseguiria dobrar a decisão. Como disse, hoje em dia o consumidor têm recurso para organizar uma resposta em conjunto para alguma empresa que saia da linha.
Quantos aos outros consumidores, a maioria que não atualizou para versões mais novas: é sempre assim, existe uma massa que não “pensa”, não se informa, é ignorante em relação a tecnologia, que é facilmente manipulado e explorado pelas empresas (Microsoft, Apple, etc.), cabe aos que se importam com a situação, informá-los das bobeiras que fazem e tentar mudar o quadro, que, queira ou não, tb afeta a nós os in(con)formados.
Quantos aos outros consumidores, a maioria que não atualizou para versões mais novas: é sempre assim, existe uma massa que não “pensa”, não se informa, é ignorante em relação a tecnologia, que é facilmente manipulado e explorado pelas empresas (Microsoft, Apple, etc.), cabe aos que se importam com a situação, informá-los das bobeiras que fazem e tentar mudar o quadro, que, queira ou não, tb afeta a nós os in(con)formados.
Concordo com você plenamente.A maior parte da sociedade é muito grosseirona e egoísta. Ela pensa de forma simplória e reage somente quando mudanças óbvias acontecem.
A nossa sociedade se condicionou em não pensar em política,moral,ética e outras coisas globais. E as corporações adoram isso , assim elas podem maltratar trabalhadores e os consumidores nem vão dar a mínima.
E um pequeno complemento
Sendo assim ,a motorola não pode aproveitar da falta de preocupação das pessoas para tirar o direito delas .Isso é desculpa esfarrapada e injustiça.
De novo essa história que empresas “têm que ganhar dinheiro”. Que coisa chata, quem diz essa frase parece a querer impor por repetição. Empresas são entidades pertencentes a uma sociedade e têm que seguir as regras de convivência, inclusive porque são formadas por pessoas, que são o elemento mais importante da sociedade. Isso inclui, sim, além de ganhar dinheiro, respeitar as leis, comportar-se de maneira civilizada no mercado e atender aos consumidores de seus produtos ou serviços de forma justa e respeitosa.
E a Motorola continua dando “FAIL” nessa história primeiramente porque apenas disse que está “reconsiderando” sem dar prazos precisos nem promessas para a atualização. E em segundo lugar por dizer a MENTIRA que o Motorola Dext e o Motorola Backflip não funcionariam bem com o novo Android – o requisito mais importante nesse caso é a RAM, e o Dext e o Backflip têm exatamente o mesmo que o Milestone, que é 256 MB (e realmente esse é o mínimo para os android 2.x funcionarem bem, pelo que li).
Se eu tivesse um desses Motorolas que não vão ser atualizados, metia um processo na empresa porque há propagandas que dizem claramente sobre versões de atualizações.
Sobre o N900, o pessoal esquece que ele não é um celular. Ele é um tablet sucessor do N810 que tem a capacidade de fazer ligações. Inclusive no forum da nokia, eles colocam o N900 em uma categoria a parte (Mobile computers). Então eu acho sim que a Nokia é uma esperança para o pessoal que quer um telefone mais livre, pois o MeeGo promete muito. E a Nokia dá bastante liberdade ao usuário. No caso do N900, por exemplo, a Nokia sempre disse que o MeeGo poderá rodar nele, embora não dê suporte oficial (mas não faz nada para impedir o usuário de instalar).
10% atualizou ? mas isso na america latina e mexico, aqui no brasil é essa porcentagem? maior ou menor ?? analizando assim eu não atualizaria não… massss séria algo meio bobo não criar um forma de criar atualização mundial e não regional…
@self_liar: Sendo assim ,a motorola não pode aproveitar da falta de preocupação das pessoas para tirar o direito delas .Isso é desculpa esfarrapada e injustiça.
Hail self_liar, gods of gods. King of truth.
A Motorola só esqueceu de dizer que os usuários do Milestone que não sejam comprados pela Vivo só podem fazer a atualização do android para o 2.1 pelo método manual (usando o computador ligado ao celular pela usb).
Uma tentativa de upgrade direto do milestone com uma conexão wi-fi ou 3G ativa vai dizer que o firmware já está na última versão, sem dar a 2.1 como opção.
Por isso, somente quem está antenado nas notícias de sites especializados sabe da atualização para o 2.1.
O pessoal do #MotoFail está se organizando e as 10 horas em ponto iniciara uma “twitada” para colocar a campanha no top dos TTs mundiais. A campanha tem a finalidade de atrais os olhares da mídia internacional e exigir a atualização não só do Mileston, mas também dos demais aparelhos com Android 1.5. Entre as maiores demandas estão o Milestone, o Quench e o Dext. O objetivo, além de pedir a atualização é mostrar que não só o Brasil como toda a America latina são mercados importantes e que a cultura da Motorola, e de outras empresas, mude com relação a estes consumidores.