MontaVista Linux equipa painéis LCD dos novos trens da CPTM
Enviado por Julio Cesar Bessa Monqueiro (emaildojulioΘgmail·com):
“Recentemente a CPTM, empresa pública que opera os trens metropolitanos da Grande São Paulo, comprou vários novos trens da CAF para as linhas 11 (expresso) e 12, os famosos “série 7000“:
Estava eu na linha 12 (Safira), e verifiquei que os painéis LCD, que informam as próximas estações, os avisos, temperatura e hora, estilizado pelos designers da companhia, estavam com uma tela azul e um logotipo no canto superior esquerdo onde está escrito: “Powered by MontaVista Linux”. Ou seja: longa vida ao Linux embarcado.” [referência: mvista.com]
• Publicado por Augusto Campos em
2010-10-22
Não saíram as imagens que tinha postado.
A foto do 7000 é:
http://www.cptm.sp.gov.br/e_frota/frota/trens/7000L.jpg
A foto (de baixa qualidade) que tirei da tela foi:
http://img545.imageshack.us/img545/3023/imag013t.jpg
Desculpe, Julio, mas a segunda foto é de “bem baixa qualidade”, hehehe. Mas valeu pelo esforço. ;-)
Muito bom isto, pois mostrar que o Linux em si não vai morrer nunca.
Agora vê se consegue uma foto melhor da tela do terminal…
Mas, valeu assim mesmo.
Pude perceber que Linux está embarcando em tudo: DVD player (tb automotivo), Celulares, TVs, roteadores, controle aéreo, Câmeras de vigilância inteligentes etc…
Muito bom…
Lembrando: Software Microsoft no Setor Público, CONCESSÕES Públicas, Empresas Públicas, Estatais e ONGs também é corrupção!
Desculpa mesmo pela foto, hehe, mas é que a câmera do meu Nokia 2660 é extremamente ruinzinha, mas é o que tinha em mãos no momento. Minha esposa disse que eu parecia um louco tampando a luz do ‘teto’ com uma mão e tirando foto da tela com a outra, e ao mesmo tempo “surfando” no balanço, hehe.
Sobre tirar a foto novamente, acho difícil, pois em meses e meses pegando este trem, é a primeira vez que vejo essa tela (bom sinal), que deve ter aparecido por algum erro, talvez do aplicativo da CPTM. Vale lembrar que a tela não tem nem ao menos o cursor do terminal, ela é toda azul com este logo no canto (neste caso).
Apenas corrigindo uma informação, este modelo de trem também foi incluído na linha 7 – Rubi (a de Jundiaí).
Se eu não me engano, o Metrô de SP também usa Linux, não é? Parece que já ouvi falar algo do tipo.
Aqui em Fortaleza, algumas linhas de ônibus tem um sistema integrado, que fala sua rota, proxima parada, tempo estimado de chegada, etc.
E roda Linux :P
Nas TVs de alguns ônibus de SP (capital) também parece que roda Linux. Interessante isso. Vi a inicialização de algumas, não consegui ler por estar meio longe mas era a cara de uma inicialização típica em modo texto com aqueles “OK” ao lado dos passos.
Se não me engano, aquelas tvs nos trens do Metrô são Linux também.
Tem até moto elétrica utilizando Linux. Já nos próprios computadores do Metro de SP não é 100% de software livre.