mod_pagespeed: o que o novo acelerador web do Google pretende fazer no seu servidor
Há menos de uma semana o Google deu mais um passo na longa guerra contra a lentidão na web, lançando o mod_pagespeed, que deslocou o campo de batalha: agora a luta deixou de ser travada apenas nos navegadores dos desenvolvedores e testadores, e passa a ocorrer num ponto privilegiadíssimo: o servidor web, onde não há influência de lentidões e latências dos meios de acesso na hora de fazer a avaliação.
Ao contrário da extensão Page Speed, que roda no navegador do desenvolvedor e diz a ele onde ele poderia remover gargalos, o mod_pagespeed aplica as otimizações direta e automaticamente, processando as páginas que serão servidas aos usuários.
Se o seu conteúdo for hospedado usando o popular servidor web Apache, é provável que ele possa ser beneficiado imediatamente pelo novo módulo de otimização, embora considerações sobre uso de recursos (especialmente CPU, memória e disco) precisem ser realizadas criteriosamente, levando em conta a carga usual e os picos de serviço – ativações apressadas nos primeiros dias após o lançamento causara inúmeros problemas.
E no meu novo post no IBM DeveloperWorks eu procurei apresentar um pouco mais detalhadamente o que o mod_pagespeed faz.
Parabéns ao google pela iniciativa
Melhorando a velocidade está otimo.
Instalei aqui no meu servidor apache e meu site em joomla ficou com as imagens corrompidas todas deformadas… estranho
Eu instalei em um dia e desintalei no outro.
As páginas estaticas ficaram realmente mais rápidas, mas algumas páginas dinamicas travam (por exemplo: phpMyAdmin nem ao menos executa).