Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


MIT cria sistema de desenvolvimento que une Arduino a celulares com Android

Interessante reunião de modelos de desenvolvimento de hardware e de software, em trecho da nota do iG Tecnologia:

MIT e a universidade de Klangenfurt, na Áustria, desenvolveram uma plataforma capaz de interconectar, por Bluetooth, smartphones e dispositivos externos criados pelo próprio usuário. O projeto é baseado no Arduino e é voltado a celulares equipados com Android.

Criado há alguns anos como um componente de hardware “camaleão” e de baixíssimo custo, o Arduino (www.arduino.cc) é capaz de ser a base de muitos projetos Geeks: desde simples luzes piscando até robôs completos podem ser montados tendo o Arduino como base. Para programar esse hardware, existe um ambiente de programação (chamado de Arduino IDE) tão fácil de usar que não é preciso ter conhecimento técnico prévio para isso. De fato, o site oficial diz que a parafernália é voltada a hobbystas de eletrônica e artistas, gente que normalmente não tem nenhum treinamento de programação.

Com isso em mente, Bonifaz Kaufmann, um programador do MIT, resolveu criar uma ferramenta de programação para fazer com que celulares, e outros equipamentos móveis “pilotados” pelo Android pudessem interagir com dispositivos externos ao celular baseados no Arduino. Assim nasceu o Amarino. Conforme a página do projeto, o Amarino é hoje desenvolvido numa parceria do MIT com a universidade de Klagenfurt, na Áustria. (via tecnologia.ig.com.br)


• Publicado por Augusto Campos em 2010-06-18

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

Este post é antigo (2010-06-18) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.