Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Microsoft recomenda que usuários usem o Chrome para acessar novo Hotmail

Na atual ‘guerra dos browsers’, um lance menor mas curioso por envolver o que o IDGNow classificou como “recomendação”, pela Microsoft, de um navegador concorrente (e onde o código aberto exerce importante papel) porque os dela não estavam fazendo um serviço bom o suficiente para acessar seu próprio site.

Trecho do IDG Now:

Depois de registrar inúmeras reclamações sobre a nova versão do Hotmail, a Microsoft tem sugerido uma solução inesperada para seus usuários: que eles usem o navegador Chrome – desenvolvido pela rival Google – para acessar seu serviço de e-mails. As informações são do site britânico The Register.

Segundo a página, os usuários do novo Hotmail têm se queixado que, ao acessarem a ferramenta por meio de diversos browsers como Firefox, Safari e o próprio Internet Explorer (em diversas versões), eles simplesmente travam e são encerrados automaticamente. Além disso, há notícias de e-mails que desapareceram e impossibilidade de escrever novas mensagens por erros de script, entre outros bugs.

Diante dos protestos, e para dar uma solução temporária para os usuários, a fabricante do Windows declarou no fórum do Hotmail que “alguns clientes que têm usado o Google Chrome para visualizar suas contas do Hotmail não têm encontrado os problemas em questão”. (via idgnow.uol.com.br)


• Publicado por Augusto Campos em 2010-08-12

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    KDE (usuário não registrado) em 12/08/2010 às 2:11 pm

    [OFF]
    Augusto, não vai comentar o lançamento do KDE 4.5?

    Já foi lançado desde o dia 10…..

    geleiap (usuário não registrado) em 12/08/2010 às 2:11 pm

    Parece mentira uma coisa dessa!

    André Machado (usuário não registrado) em 12/08/2010 às 2:15 pm

    Uma solução muito mais simples é não usar o Hotmail.

    Tirando o fato de que é um serviço proprietário controlado pela maior vilã do software livre, por mais que a Microsoft se esforce para fazê-lo mais profissional, hoje é um fato: se colocou um e-mail deste provedor no currículo, ele vai direto pra lixeira.

    Vou ficar muito feliz de publicar uma notícia sobre o KDE 4.5, sim. O pessoal dos grupos de usuários de KDE geralmente me envia a nota pro público brasileiro sempre que tem lançamento, imagino que não demorarão a fazê-lo.

    Se você quiser antecipar o processo, mande por este formulário: http://br-linux.org/indicar

    Paulo Jr. (usuário não registrado) em 12/08/2010 às 2:33 pm

    É legal ver isso acontecendo, principalmente com os produtos da Microsoft. Me entristece ainda ver comentários errados sobre o código aberto. E essa do e-mail do provedor ir direto para a lixeira é nova pra mim.

    CarlosCaldas (usuário não registrado) em 12/08/2010 às 2:40 pm

    A MS é uma empresa muito grande e eles devem trabalhar com desenvolvimento de forma independente em diversos segmentos.

    O desenvolvimento do Hotmail deve ser independente do Internet Explorer que é independente do Windows e por ai vai…. O Hotmail estava com problemas e o pessoal do Hotmail simplesmente não quiz assumir uma culpa que é do pessoal que trabalha com o IE e deve ter dado essa sugestão pra mostrar que a culpa não é deles….

    “E essa do e-mail do provedor ir direto para a lixeira é nova pra mim.”
    Somos 2.

    Clésio Luiz (usuário não registrado) em 12/08/2010 às 3:18 pm

    Essa notícia me fez soltar um largo sorriso :-) Lembro que anos atrás, talvez por causa de uma vulnerabilidade crítica, eles se viram forçados a usar Linux nos seus servidores enquanto um patch não saia.

    robsonpc (usuário não registrado) em 12/08/2010 às 3:37 pm

    Lamentavel…o melhor é nem usar o hotlixo.

    Condector (usuário não registrado) em 12/08/2010 às 4:02 pm

    O lance do “e-mail” pro lixo, significa: se seu currículo tiver um e-mail do hotmail para uma entrevista de emprego para TI, geralmente é descartado direto.

    E o pior, que já fiz isso várias vezes… bom ou não, geralmente usuários deste serviço tendem a ser mais leigos (isso é um esteriótipo que foi criado com o tempo).

    Mas é tudo questão de visão.

    André Machado (usuário não registrado) em 12/08/2010 às 4:05 pm

    “E essa do e-mail do provedor ir direto para a lixeira é nova pra mim.”

    O que eu quis dizer com isso foi: se você estiver se candidatando a uma entrevista de emprego e colocar um e-mail do Hotmail como seu e-mail de contato no currículo, é muito grande a chance de o selecionador descartar o seu currículo. Eu fiz curso de práticas administrativas e sei como é. Não apenas hotmail, claro, mas aproveitei o gancho da notícia.

    self_liar (usuário não registrado) em 12/08/2010 às 4:23 pm

    Espero que isso não seja estratégia para desmantelar a concorrencia ,criando um falso alerta com os problemas do hotmail.

    E vai lá saber se isso é intencional .Alguém já viu o código para concordar ou discordar ?

    Alex Bars (usuário não registrado) em 12/08/2010 às 4:31 pm

    Eu tb!

    john (usuário não registrado) em 12/08/2010 às 4:32 pm

    Se eu colocar meu email
    john at linuxfan dot com dot br
    vc me dá emprego? Cada uma…

    Pedro (usuário não registrado) em 12/08/2010 às 4:34 pm

    Eu não contrataria uma pessoa que descarta curriculum simplesmente porque o e-mail da pessoa é do hotmail. Pra mim isso é pré-conceito ao extremo…

    Tenho amigos da área de TI super competentes que ainda utilizam e-mail do IG e BOL. Não consigo ver o que uma coisa tem haver com a outra….

    Igor Cavalcante (usuário não registrado) em 12/08/2010 às 4:46 pm

    É um momento oportuno pros outros serviços de e-mail.
    A notícia é boa lógico, não recomendar o internet explorer pela microsoft é sinal de que o chrome implementa coisas de uma maneira mais tolerável a erros de javascript.

    O chato é que o download de arquivos se repete quando usamos qualquer outro cliente que não o IEca.
    Muito estranho.
    Por isso não largo o GMail ( enquanto não houver outro melhor.. hehe )

    Eu nunca ouvir falar disto jogar na lixeira curriculos de profissionais de TI que tenham emails de contato do hotmail, ainda por cima ultimamente que está difícil arrumar profissionais de TI.

    Sobre a recomendação da MS estou imaginando que a empresa está querendo melhorar o seu browser para se adptar a internet ao invés do contrário onde a MS queria que a internet se adaptasse ao seu browser.

    A guerra dos browser ganhou outros ares onde os principais concorrentes não podem ser mortos facilmente.

    Magno Machado Paulo (usuário não registrado) em 12/08/2010 às 5:07 pm

    Provedor de e-mail não está diretamente relacionado à competencia do profissional, fato.
    Descartar um CV apenas por causa do provedor de e-mail utilizado pelo candidato à vaga é errado, fato.

    Mas infelizmente tambem é um fato que existe esse esteriótipo de que usuários de bol, ig, hotmail são leigos. Se isso será ou não levado em conta dependerá de quem for avaliar o CV. Eu, particularmente, prefiro não arriscar.

    Sobre a noticia… Se o hotmail não funcionasse apenas no IE, eu diria que era culpa do navegador. Mas nesse caso tá mais pra ser culpa do hotmail mesmo. De qualquer forma, sendo culpa do hotmail ou do navegador, é responsabilidade do hotmail funcionar de forma consistente em todos os navegadores suportados (eles que contornem os bugs que existirem), e avisar o usuário que o navegador utilizado não é suportado pelo hotmail, como o youtube faz com o IE6 por exemplo.

    Sobre jogar no lixo currículos com contato @hotmail.com….

    Essa história tem respaldo sim. Secretamente isso é feito por ai com mais frequência do que a maioria imagina.

    Sei que aqui na empresa não ocorre, mas eu conheço pessoalmente executivos de outras empresas de TI (algumas bem grandes) que confidenciaram essa prática.

    Preconceito: sim. Mas que é feito em larga escala, isso é.

    Valerio Dias em 12/08/2010 às 5:09 pm

    Ora, mas vejam só. Então em alguns “TIs”, o ditado “Não importa a aparência física, o que vale é a beleza do interior da pessoa” ganhou adaptações digitais AO CONTRÁRIO. Então o candidato que usa Hotmail é menos preparado que os que usam outros provedores. Só porque o cara usa Hotmail. Na boa, esse ódio aos empreendimentos da MS está virando uma doença, uma coisa de debilóide.

    ejedelmal (usuário não registrado) em 12/08/2010 às 5:16 pm

    Pô! Acabaram com a minha lata de lixo! Eu dependo dele para receber spam e me inscrever em sites de sacanagem…

    Valerio Dias em 12/08/2010 às 5:18 pm

    Poxa, não tem como editar as mensagens para quem se registra? Esqueci de colocar alguns “?” na mensagem.

    Ora, mas vejam só. Então em alguns “TIs”, o ditado “Não importa a aparência física, o que vale é a beleza do interior da pessoa” ganhou adaptações digitais AO CONTRÁRIO. Então o candidato que usa Hotmail é menos preparado que os que usam outros provedores? Só porque o cara usa Hotmail? Na boa, esse ódio aos empreendimentos da MS está virando uma doença, uma coisa de debilóide.

    Adilson dos Santos Dantas (usuário não registrado) em 12/08/2010 às 5:33 pm

    Essa história de preconceito em relação aos endereços de email me lembra muito bem um link do Gizmodo: http://www.gizmodo.com.br/conteudo/o-que-o-seu-endereco-de-email-diz-sobre-suas-habilidades-com-computador que classifica quem usa hotmail como:
    Ainda usa Compaq
    Se ferra como spyware
    Ainda acha que Orkut é a última onda.

    Claro que isso é humor. Mas tem gente que leva isso a sério.

    De qualquer jeito já uso email do meu próprio domínio a muito tempo, o que chama muita atenção de quem tem preconceito por endereço de email e evita o envio de msgs para lixeira ;)

    eliasdorneles (usuário não registrado) em 12/08/2010 às 5:47 pm

    imagino que o raciocínio seja que perder de contratar alguém bom é pior do que contratar alguém ruim.
    então a galera usa preconceito mesmo na seleção, e não tá nem aí…

    Valerio Dias em 12/08/2010 às 6:12 pm

    Deve existir “profissional” de TI ostentando e-mail de provedor sério que deve ser um m***@, pior que usuário leigo de Windows, com a diferença que o profissional estuda.

    Na boa, estou estarrecido. Estou chegando a conclusão de que concursos são as opções mais seguras de se conseguir emprego em qualquer área. O currículo passa a ser um mero importante detalhe.

    @Valério Dias

    Eu não diria que o currículo é só um detalhe. Ele é a peça mais importante quando o primeiro contato com o possível empregador não é feito pessoalmente.

    Ou seja, o currículo é a sua imagem frente ao empregador que está começando a lhe conhecer.

    E imagem tem correlação direta com aparência.

    Aparência é aquilo que “aparenta” ser algo e não o que é realmente.

    E veja bem: quando algo, na visão particular de um recrutador, “aparenta” ser ruim, raramente isso vai para frente na seleção.

    Outro fato: Hotmail, após toda uma história de mais de 1 década, passa a impressão para recrutadores de TI, de coisa não profissional.

    E convenhamos: o Hotmail é a maior dor de cabeça de qualquer empresa que administra servidores de email. A política deles é chata pra caramba e mesmo assim todos sabem na área, que o filtro anti-spam deles é uma peneira.

    Ou seja, o Hotmail historicamente é ruim sim. (tecnicamente falando sobre politica vs spam)

    Isso tudo colabora para a formação do preconceito contra quem usa um @hotmail.com como email principal.

    PS: Aqui na empresa o domínio do email do candidato não é critério formal ou informal para a seleção. Mas muitas, muitas mesmo usam isso como critério informal secreto.

    Tiago (usuário não registrado) em 12/08/2010 às 6:43 pm

    Cada dia é uma besteira maior que a outra. Eu só uso gmail como e-mail principal porque, unica e exclusivamente porque na época o hotmail me disponibilizava apenas 4mb de espaço e se eu quisesse 1G teria que pagar, enquanto o Gmail já me disponiblizada isso de graça.

    E outra, até onde eu saiba, o Gmail não é software livre, não tem código aberto e muito menos possui tutela de governo algum para ser melhor que o hotmail da Microsoft. Fora essas questões puramente técnicas, falando em segurança propriamente dita, Gmail e Hotmail são dois produtos de duas empresas privadas. E entre o Google e a Microsoft, acredito que a segunda seja mais sólida que a primeira.

    Então, não sei de onde tiraram essa idéia estúpida de quem usa hotmail é leigo.

    Valerio Dias em 12/08/2010 às 6:52 pm

    @André: o currículo representa a aparência do candidato. Ok. Agora, só porque o candidato tem lá uma “espinha” nada discreta (aqui, o Hotmail), isso significa o seu descarte? Que isso, cara? Tem profissional e profissional, o e-mail pouco importa. E depois, em que o e-mail de contato do camarada vai interferir no trabalho do cara?

    Depois dessa, não duvido nada de quem coloca no seu currículo “Conhecimentos em Windows Server” esteja correndo perigo de ser descartado de imediato. Aliás, deve ser até pior:

    - Tem conhecimento em Linux? Passa pra próxima fase.
    - Hummm… não tem conhecimento de Linux, mas tem “racha”? Passa pra próxima fase.
    - Usa Hotmail como e-mail de contato? SHIFT+DEL.

    @Tiago

    Só uma observação: ninguém disse que o preconceito contra o @hotmail.com tem relação com a MS usar software livre ou proprietário nele.

    Tão pouco falou-se aqui sobre se ele é mais ou menos seguro por ter ou não a tutela de qualquer governo que seja.

    O preconceito tem razões históricas como eu disse acima. (razões históricas com algum fundo técnico que ampliou esse preconceito)

    Tanto que se você fizer uma enquete entre formadores de opinião de TI e heavy users de email, a maioria vai dizer que só tem um @hotmail.com por que usou ele no registro do MSN muitos anos atrás ou porque usa ele para se registrar em sites pouco confiáveis que geralmente enviam lixo eletrônico.

    Ou seja, o pessoal de TI, em geral, usa o Hotmail como repositório de lixo. Não usa ele para nada sério.

    O preconceito não é só dos recrutadores. É da maioria do pessoal de TI, do baixo até o alto escalão.

    @Valério Dias

    Veja que eu só relatei o que ocorre no mercado. Não é minha opinião pessoal e tão pouco da empresa em que trabalho.

    Eu não usaria o domínio do email do candidato como critério de seleção.

    Mas isso é “secretamente” comum em TI.

    E outra coisa: Ninguém aqui falou que empresas de TI possuem preconceito contra Windows ou outros SOs que não sejam Linux.

    Isso que disse foi você.

    Valerio Dias em 12/08/2010 às 7:10 pm

    @Andre: eu entendi o que você disse. E sim, a parte do preconceito ao Windows fui eu quem disse. Sabe por que? Pelo que já li em outras notícias postadas aqui (não de autoria do Br-Linux, bem entendido), o pessoal de TI mais metido deve ter horror e preconceito ao Windows e a seus usuários.

    Perdão, mas essa do Hotmail como um dos pontos determinantes para o descarte de um candidato (bom ou ruim, como vai-se saber se não contratar?) foi um chute nas bolas. Preconceito puro (não me refiro a você, ok?). Enfim, seguimos a vida.

    Rod (usuário não registrado) em 12/08/2010 às 8:13 pm

    “hoje é um fato: se colocou um e-mail deste provedor no currículo, ele vai direto pra lixeira.”

    ———————————————–

    É até bom que o curriculo do cidadão seja descartado apenas pelo fato de ele usar o hotmail. Assim o poupa de se envolver com uma empresa que não é séria, além de preconceituosa..Não gosto de usar essa palavra tão banalizada, mas é a que melhor descreve tal atitude. Descartar o cidadão pelo dominio de email é uma das maiores “filha-da-putice” que eu já li dessas ditas “empresas” que o praticam. Só podia ser a classe empresaria podre tupiniquim. Nem se compara com a de países como os EUA, lá os metodos são mais eficientes pra contratar um empregado, lá não tem, por exemplo, essa psicologia barata de botequim que usam aqui, e que faz você interpretar um personagem que não tem nada a ver contigo para conseguir um emprego.

    hneto (usuário não registrado) em 12/08/2010 às 8:17 pm

    @Valério Dias

    Provedor de email não é “aparência” ou como “espinha” de alguém dentro da área de TI; é algo que está totalmente ligado com os interesses profissionais da área. É absolutamente normal acreditar que alguém que quer trabalhar na área deve ter pessoalmente interesses que a levem a entender um mínimo do que está se passando ao seu redor, ao menos alguns porquês e comos. Se não for assim, o sujeito ou só pode ser um robô que pode ser programado para trabalhar com qualquer coisa indiferentemente, ou então é um completo ignorante. Como é que alguém pode exercer bem alguma função se não tiver ao mínimo interesse em estar por dentro do que ocorre no dia-a-dia dentro daquela área, e também de conhecer a sua história recente?

    E se esse alguém tem esse interesse, vai inexoravelmente ter noção de diversos acontecimentos que moldaram a conformação da realidade deste setor como o vemos hoje. Um entre muitos outros exemplos é o histórico de vida funcional do Hotmail, e o que ele representa hoje. Quem realmente se interessa pela área, sabe os detalhes, que não vou citar aqui pois dariam um livro.

    Me parece que você não tem muita vivência na área para compreender alguns fatos, tais como este e como o “preconceito a Windows” que você cita. Isso não é crime e nem eu estou te criticando pessoalmente por isto, mas só alerto para o fato de que você está julgando algo como “preconceito” sem ter um domínio completo do assunto.

    A realidade é que alguém usar Hotmail não é um atestado absoluto de leiguice ou incompetência, mas é um indicador desta possibilidade, sim. Não por preconceito, mas pelo que acabei de dizer: quem é suficientemente competente para estar “por dentro” do meio-ambiente de sua área de interesse, fatalmente vai saber do que se trata.

    Rod (usuário não registrado) em 12/08/2010 às 8:29 pm

    @hneto
    “Me parece que você não tem muita vivência na área para compreender alguns fatos, tais como este e como o “preconceito a Windows” que você cita”
    ——————————————————————
    Esse critério é preconceituoso sim! E até ilegal, assim como espionar a vida do cara em redes sociais. Se você defende isso, é por que provavelmente é membro de umas dessas empresas “picaretas” , pois uma empresa que age assim, imagine do que é capaz de fazer lá na frente. A verdade é que as empresas nesse país usam metodos desumanos e ilegais “secretamente” para contratar alguem. Você é que não deve ter vivência na área rapaz, procure se informar de como, por exemplo, funciona uma empresa alemã. Lá nem sequer tem a tal “dinamica de grupo”, metódo muito usado por aqui para a contratação de empregados.

    BrunoFoca (usuário não registrado) em 12/08/2010 às 8:34 pm

    Para alguém que sem querer é chamado para umas 10 entrevistas por semana e namorando uma analista de RH e tendo uma irmã que é analista de RH eu diria que essa historia do Hotmail é Bullshit das grandes.

Este post é antigo (2010-08-12) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.