Mercado de servidores: Windows ganha no faturamento total e Linux, no crescimento do faturamento
Trecho do IDG Now:
Números da IDC para o 2.º trimestre de 2010 dão ao Windows 46,5% de participação em receita, enquanto Linux cresceu 30,1% na comparação com 2009.
A demanda por servidores Windows e Linux tem aumentado de forma acelerada, para prejuízo dos servidores Unix e de outras máquinas com arquitetura não-Intel, de acordo com a empresa de pesquisas de mercado IDC.
“A demanda por servidores Microsoft Windows foi afetada de forma positiva (no segundo trimestre de 2010) pela aceleração do mercado de servidores x86; as receitas de hardware cresceram 6,7% e o número de unidades entregues aumentou 28,2% na comparação anual”, afirmou a IDC.
Os servidores Windows giraram 5 bilhões de dólares em receita no trimestre, o que representou 46,5% da receita global com fabricação de servidores. Mas tanto o Windows como seu rival Linux podem ser declarados vencedores no período.
A receita com servidores Linux cresceu 30,1% entre junho de 2009 e junho de 2010, alcançando 1,8 bilhão de dólares neste segundo trimestre. “As máquinas Linux representam agora 16,8% de toda a receita com servidores; a participação supera a registrada no segundo trimestre de 2009 em 2,5 pontos porcentuais”, afirma a IDC. (via idgnow.uol.com.br)
Jurava que o Linux tinha uma fatia bem maior.
Muitos servidores que rodam Linux por ai são comprados sem SO e por isso não entram na estatistica, que só computam máquinas com SO OEM.
E entre servidores OEM, Linux está crescendo em velocidade muito superior e se mantiver esse ímpeto por mais 1 ano ou 1 ano e meio vai ultrapassar o Windows em faturamento no mercado OEM também.
Linux em servidores é a alternativa da moda.
Reparem q é FATURAMENTO, não QUANTIDADE DE SERVIDORES! E c/ Microsoft tudo é (bem) mais caro, em termos econômicos acaba saindo mais alto havendo um certo percentual de participação na quantidade de máquinas.
@MarceloDC, pois é. Quase 2 bilhões de faturamento pro Linux é um valor razoável, comparado aos 5 bilhões do Windows.