Meia-volta: Ubuntu 10.04 não vai mais colocar o Yahoo como busca padrão
Segundo o OMG!Ubuntu e este comunicado aos desenvolvedores, a decisão anterior de colocar o Yahoo como busca padrão no Firefox distribuído pelo Ubuntu não será colocada em prática na versão 10.04 LTS, que deve sair daqui a 3 semanas.
O Google continua com o posto, e as razões mencionadas incluem a experiência do usuário, as preferências dos usuários, e os custos e benefícios para o Ubuntu e os navegadores e outros projetos que compõem o Ubuntu.
Mas eu acompanho a hipótese levantada pelo OMG!Ubuntu, que não invalida as razões acima: os desenvolvedores podem ter percebido, via comparação de estatísticas, que boa parte dos usuários que instalaram as versões RC mudavam a configuração de volta para o Google. Já tinha até um vídeo em português explicando como fazer, que eu estava guardando para postar no dia 22, e agora vou tirar da agenda… (via omgubuntu.co.uk)
Além dos fatores mencionados, poder ser também por causa do acordo Yahoo-Bing.
De qualquer modo, eu prefiro o Google mesmo.
Ótimo, menos uma coisa a fazer para o script de pos-instalação.
Bem, detesto o bing, porém no celular estou usando-o como leitor de textos traduzidos. O google ainda não tem software de leitura para o meu celular/idioma.
Concordo com Cesar Gimenes. Hehehehhehehehe
Sem dúvida uma decisão acertada.
Agora na 10.10 poderiam remover todos e na 1a. abertura do browser perguntar. O IE8 JÁ FAZ ISSO!
Ué??? Mas não se tratava de uma decisão empresarial? A Canonical não iria receber dinheiro do Yahoo para essa troca no buscador padrão?
Agora não estou entendendo mais nada,há alguns meses saiu essa notícia e “choveu” de protestos revoltosos contra o Ubuntu por isso,eu defendi alegando que a Canonical iria lucrar com isso e reverter esse lucro para melhorias na equipe de desenvolvimento e ainda completei dizendo o quão era fácil mudar o buscador padrão caso o usuário não desejasse ficar com o Yahoo. Tanto blablablá pra nada.
E o que irão fazer com esta página? Quando ela irá mudar?: http://start.ubuntu.com/10.04/
@PoolS
Isso, sem duvida, é uma das coisas mais chatas do Internet Explorer. O pior que todo usuário clica sempre em “alterar depois”, ou algo assim, e a chata da mensagem aparece toda vez que o browser é aberto.
Espero que NINGUÉM copie isso.
Abs!
Olha… Pro “povão” (aqueles que nasceram usando IE 4, 5 e 6) isso não faz a menor diferença, pois, por constatação direta com pelo menos 10 pessoas, eles não usam a barra de buscas para pesquisas na internet. Ao invés disso, digitam na barra de endereços: ‘www.google.com.br’, e aí sim fazem a pesquisa.
Prestem atenção nestas pessoas e digam se isto é ou não verdade (até onde vi, na grande maioria dos casos é).
cara, na verdade prefiro entrar no site do google e digitar no campo de pesquisa a não ser que eu esteja no chormium que me da opção de fazer isso direto na barra de endereço.
Demorô!
Pois é, @Fellype, também acho que seja o assim. E acrescento que muitos usam quando não sabem ao certo o nome completo do site, tipo americanas, entram no google e colocam americanas na pesquisa. Não sabem eles que no FF bastaria digitar direto na barra de endereços, que tb funciona com palavras soltas, sacou @thiago?
Eu sou um dos que iriam reverter para o Google, mas, pensando no geral… na verdade, comecei a achar que até era uma boa coisa isso do acordo com o BING/Yahoo. Porque em última análise, a realidade é que assim a MS estaria pagando $ para a Canonical! Usar um buscador ou outro é uma escolha pessoal e pode ser mudada a qualquer momento, tanto que enorme parte dos usuários do Ubuntu já tinha deixado claro que iria reverter para o Google, além de que duvido que algum dia o BING chegue sequer perto do Google. Agora… ver a MS dando dinheiro para a Canonical, ou seja, a MS financiando o Software Livre… isso não tem preço!
@EmanuelSan Funciona com palavras soltas que é uma beleza! tu digita a palavra solta e ele soca uma extenção nela ¬¬
O Chrome que faz o serviço direito.
@Fellype, eu tenho minhas dúvidas. Desconfio que o crescimento do bing seja porque ele vem como default no campo de busca do IE 7 e 8.
@Thales, não sei se entendi direito sua crítica. Eu acho que o FF faz certo. Deixa eu explicar como ele faz, aí vc diz o que está errado.
Ao digitar uma palavra só, ele considera que é uma URL e vai buscar uma URL com a palavra. Ex.: eu digitei brasil e ele me trouxe e já abriu um artigo da Wikipédia sobre o Brasil. Caso eu tivesse digitado “brasil futuro” ele me retornaria uma página de pesquisa do Google com as duas palavras que eu digitei.
marcolalex,o Bing não cresceu tanto assim,tem praticamente os mesmos usuários do antigo Windows live search,a única coisa que mudou é que eles tiraram esse nomão comprido e simplificaram para “Bing” e investiram maciça publicidade nele,o fato de vir por padrão no IE não o ajuda muito,já que a maioria o usa apenas para digitar “Google” pra em seguida fazer sua busca.
MAs o bing cresce mes a mes, mais ou menos na mesma proporção do crescimento do IE8, que é o que vem com o Bing como padrão na busca. O Windows live search é computado separado porque é outra engine de buscas.
O cheque da Microsoft não tinha fundo, só isso !
O Mark sabe que todo usuário linux consciente não usaria um buscador INFERIOR e ajudando ainda por cima uma empresa que só sabe sabotar o linux.
O Bing está crescendo lentamente e mesmo assim,às custas dos usuários do Yahoo,porque a fatia do Google (70% nos EUA e 90% no Brasil) permanece intacta,tudo que é novo cresce por um determinado período e depois estabiliza,lembra-se do slogan da RedeTv:”a rede de tv que mais cresce no Brasil”,era verdade,era a rede de TV que mais crescia,porém baseados em números bem modestos,se tinha uma audiência de 0,5 num mês e alcançava 1 ponto no mês seguinte,significava crescimento de 100%,enquanto uma concorrente maior detinha 20 pontos e subia pra 22 pontos crescia então 10%,só que se ignoramos os outros números e a gente considerar somente a porcentagem,então fica parecendo que a pequena rede é um sucesso estrondoso e a concorrente maior está decadente,só que esse crescimento da pequena rede se estabiliza num certo momento e a partir de então não passa disso,tanto é que a RedeTV não usa mais esse slogan e está em quinto lugar,bem distante da líder,sei que o assunto aqui não é TV,mas foi só mesmo pra ilustrar o assunto principal.