Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


MeeGo: Nokia e Intel celebram bom começo para parceria em software

Trechos da nota do G1, que também apresentam a situação em que a Nokia se encontra:

A Nokia e a fabricante de chips Intel anunciaram nesta terça-feira (24) que sua joint-venture de software, vista como crucial para que a Nokia melhore sua posição na liderança do mercado de software, começou de maneira sólida.

“A decolagem vem sendo realmente positiva,” disse Mika Setala, diretor de parcerias industriais da Nokia. Em fevereiro, as duas empresas anunciaram o plano de criar a MeeGo, que fundiria a plataforma de software Maemo, da Nokia, à Moblin, da Intel, que também se baseia no software de fonte aberta Linux.

“A comunidade da MeeGo é ativa, vibrante,” disse Martin Curley, diretor da Intel Labs Europe. A Nokia espera que a MeeGo a ajude na batalha contra o iPhone, da Apple, e o Android, do Google, na liderança do mercado de celulares.

A Nokia ainda detém 40% do mercado de celulares inteligentes, em termos de volume – com o seu software Symbian –, mas perdeu a liderança entre os modelos mais caros para as novas rivais.

Na metade do ano passado, a Apple ultrapassou a empresa finlandesa como fabricante de celulares com maior lucro total, embora venda apenas um iPhone para cada 13 celulares que a Nokia comercializa.

O sistema operacional Symbian, da Nokia, ainda não atraiu forte adesão dos criadores de software — o que é crucial para a venda dos celulares mais caros, depois que a Apple e o Google começaram a mudar a maneira como os consumidores usam os celulares inteligentes.

O fracasso em lançar celulares inteligentes que propiciam margens mais generosas prejudicou os lucros e o preço das ações da Nokia nos últimos anos. (…) (via g1.globo.com)


• Publicado por Augusto Campos em 2010-08-24

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Paul (usuário não registrado) em 24/08/2010 às 6:46 pm

    Na metade do ano passado, a Apple ultrapassou a empresa finlandesa como fabricante de celulares com maior lucro total, embora venda apenas um iPhone para cada 13 celulares que a Nokia comercializa.
    O iPhone é um ótimo smartphone, sem dúvida, mas até minha vó sabe que a Apple cobra bastante pela marca e agradar aos usuários casuais.
    O Meego tem tudo para agradar à nós usuários mais “hardcores” (ou “nerds tetudos” como dizemos nos sites de games), porém pra decolar mesmo, precisa de um SDK tão amigável quanto o do Android (não conheço o SDK do Meego, portanto não posso opinar).

    Illidan (usuário não registrado) em 24/08/2010 às 8:24 pm

    Quem diria a Nokia chegar nesse ponto ae.
    Testei o MeeGo para pc, nao vi nada de mais, se a versão para smartphone não for diferente, concluo que o Maemo é bem mais agradavel.
    Sobre o symbian não tenho o que reclamar, gosto de todas versões.
    Espero que a Nokia não de nenhum tiro no pé.

    guilherme7tw (usuário não registrado) em 25/08/2010 às 11:15 am

    O MeeGo netbook não tem nada a ver com o MeeGo handset. O notebook é da parte Intel, tanto que ele é praticamente o Moblin aprimorado. Por enquanto no youtube existe alguns videos da versão liberada do MeeGo para testes no N900, e um video conceito de sua provável interface (a versão para testes no N900 é bem feinha).

    Bom, eu estou aguardando a estréia do MeeGo para decisão de meu próximo smartphone. O iOS 4 está bastante interessante agora com multitask, o Android sempre me atraiu, mas a orgia de versões me deixa com o pé atras, se fosse pra pegar um Android eu gostaria de um que seguisse o ciclo de atualizações do s.o. sem depender da boa vontade do fabricante (#motofail feelings). O N900 é interessante, mas depois de usar ele tive um sentimento de que não era um produto finalizado, um produto pronto.

    Então nada melhor q esperar até poder testar o MeeGo antes de gastar 1500 reais (ou mais) e me arrepender depois.

Este post é antigo (2010-08-24) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.