Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Mapa: Onde estão os 16.000km de fibra ótica (ainda) não utilizados no Brasil?

A rede de fibra ótica ociosa com mais de 16 mil quilômetros de extensão, que poderá ser reativada em breve como parte do Plano Nacional de Banda Larga, tem sido presença constante no noticiário de conectividade e inclusão digital – e o Gizmodo ontem satisfez minha curiosidade divulgando um mapa mostrando por onde ela passa.

Do Gizmodo:

(…) O backbone ótico da Eletronet conecta grandes capitais brasileiras, ligando extremos como Fortaleza a Porto Alegre, e cobre as regiões Nordeste, Sul e Sudeste, além dos Estados de Tocantins e Goiás.

A história por trás dessa rede você já conhece: ela foi construída pela empresa Eletronet, que decretou falência há anos — por isso a rede foi embargada pela Justiça e permanece inutilizada até hoje. Mas, no começo deste ano, a Justiça autorizou o governo federal a utilizar esses 16.000 km de fibra ótica para serviços de banda larga e inclusão digital.

A ideia do governo, segundo a Info, é juntar a rede da Eletronet com mais 5.000 km de fibra ótica utilizados por estatais como a Petrobras. E esses 21.000 km de rede devem receber investimentos públicos para fornecer banda larga a cidades fora do trajeto da fibra ótica, utilizando redes sem fio (via gizmodo.com.br)


• Publicado por Augusto Campos em 2010-03-02

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    mauricio ferreira (usuário não registrado) em 2/03/2010 às 5:06 pm

    conversa fiada!!! brasileiros estao acostumados a enganação, corrupção, todos dizem q sao espertos mais na verdados somos palhaõs burros!!! por acreditar nestas “conersa pra boi dormir”.

    Mauricio
    Tudo para concursos

    Marcelo Nascimento (usuário não registrado) em 2/03/2010 às 5:06 pm

    Estranho, o triângulo RJ, BH, SP está coberto pela rede de fibra ótica, tanto que o LNCC que fica em Petrópolis só foi inaugurado depois que esse anel ficou disponível. Ou será que são duas fibras em paralelo?

    Marcos Laredo (usuário não registrado) em 2/03/2010 às 5:39 pm

    Estes governantes imbecis e desonestos deixam os estados do norte do país sem acesso a internet.
    É: uma empresa que queira comprar um link de 2MB ( DOIS MEGAS ) no Polo Industrial de Manaus, paga a bagatela de R$20.000,00 (VINTE MIL REAIS)
    Enquanto usuários domésticos ficam pagando por volta de R$250,00 (DUZENTOS E CINQUENTA REAIS) por um link de 1Mb ou R$180,00 por um link de 100kb (pela JET).

    Daniel Stolf (usuário não registrado) em 2/03/2010 às 5:46 pm

    Só esqueceu de falar que a possível reativação da eletronet e da telebras está coalhada de corrupção, vai render 200 mi a uma empresa que investiu apenas 1 R$ e que já pagou 620K pela “consultoria” do Zé Dirceu.

    E quem disser isso é contra a universalização da banda larga, os pobres e os nordestinos. Praticamente um nazista.

    O PT em seu melhor…

    self_liar (usuário não registrado) em 2/03/2010 às 5:51 pm

    Acredito que não .Tem gente que manipulou as ações da telebrás .A midia corporativa e a elita não quer de jeito nenhum a democratização da informação. Eles querem de qualquer jeito transformar a internet em uma televisão a cabo .Cheia de censuras e bem cara.

    Becker (usuário não registrado) em 2/03/2010 às 6:01 pm

    @ Marcos – não ficou todo mundo querendo privatização??? É isso aí… aonde tem gente tem serviço ruim… aonde não tem quase ninguém… se vira nego! Culpa do governo mesmo – governo que privatizou tudo a preço de banana pros amiguinhos comprarem e criou uma agência reguladora que não regula nada…

    Daniel Stolf (usuário não registrado) em 2/03/2010 às 6:03 pm

    Aham… Só se for a elite sindical, porque a manipulação começou em 2003 e tem as digitais do Zé Dirceu por todo lado, a começar pelos serviços de “consultoria” prestados à empresa que detém parte da Eletronet.

    É impressionante, começou no governo Lula, tem o líder dos mensaleiros envolvidos, é com dinheiro exclusivo do governo (e não com parte dos sócios) que vão recuperar a massa falida da Eletronet, mas o cara vem falar que “tem gente que manipulou” e joga a culpa nas elites e nas empresas de tv a cabo (!!!!!).

    E para seu governo, quem quer censurar a tv a cabo é o governo petista. O próprio Marco Aurélio “top top” Garcia já disse ver as mesmas influências malignas da Quarta Frota em programas como Two and a Half Men.

    Mas vai lá… joga a culpa nazelites.

    self_liar (usuário não registrado) em 2/03/2010 às 6:27 pm

    Não sei o que acontece,mas acredito que o governo Lula quer democratizar a internet. E tem muita gente do governo contra isso.Que ao mesmo tempo são de empresas e ao mesmo tempo são do governo

    A telebras teve esses dias as ações infladas e manipuladas . Pena que ninguém percebe isso.

    http://colunistas.ig.com.br/luisnassif/2010/02/23/eletronet-a-denuncia-nao-se-sustenta/

    Daniel Stolf (usuário não registrado) em 2/03/2010 às 6:38 pm

    Todo mundo sabe que as ações da Telebrás foram infladas, todo mundo já viu. O que alguns teimam em não ver é ação organizada do PT e do Lula nesse sentido.

    O governo Lula quer universalizar a banda larga? Ou a companheirada quer enfiar faturar com uma desculpa?

    Sou a favor da universalização, só não aceito bandalheira como custo. Coisa boa não sai disso. Um dia forças reguladoras vão investigar quem faturou com essa hiper-valorização da Telebras, novas evidências vão aparecer (além dos “serviços” de Dirceu na Eletronet), mas nem isso vai servir para botar na cadeia os responsáveis.

    Afinal, botar bandido na cadeia é ser contra banda larga pros pobres né?

    Amazonida (usuário não registrado) em 2/03/2010 às 6:39 pm

    Na INFO de agosto de 2009 fala das 200 maiores empresas no Brasil na área de tecnologia. E quais empresas são as mais lucrativas? Entre as dez mais lucrativas estão quase todas as teles. Depois ficam mentindo dizendo que não a banda larga não é melhor e mais difundida por causa da carga tributária, como se fossem apenas as teles que pagam impostos no Brasil.

    Não ficando contente com a inércia da Anatel em fiscalizar a qualidade dos serviços, isso já é um absurdo, ficam querendo “melar” qualquer iniciativa que possa melhorar o quadro ou tornar o mercado verdadeiramente competitivo.

    Eu não defendo o PT nem Zé Dirceu, mas tenho acompanhado as notícias sobre o assunto há um muito tempo, e fica claro que desde que o Lula começou a querer forçar a barra para mudar alguma coisa, as teles iriam fazer qualquer tramóia para desviar a atenção. É burrice acreditar que as teles são santinhas, e querem abrir mão do gordo lucro que têm por um serviço de péssima qualidade.

    Daniel Stolf (usuário não registrado) em 2/03/2010 às 6:47 pm

    Ninguém é santo nessa história, mas é inegável que ninguém obrigou o PT a manipular ações na bolsa, nem o governo a bancar sozinho a massa falida da Eletronet, nem o Dirceu a prestar “serviços” por 620K. Não tem ação nenhuma das grandes “teles” aí. Daqui a pouco vão falar que foi uma armadilha montada pelos portugueses e espanhóis, esses ibéricos astutos.

    Isso para não falar no negócio BrT/Oi… se vamos falar de enfraquecimento de agências reguladoras e favorecimento a teles “particulares”, Lula foi campeão.

    O preço da banda larga popular é esse antro de corrupção? Vale a pena?

    Amazônida (usuário não registrado) em 2/03/2010 às 6:49 pm

    @Daniel Stolf

    Quando a gente critica algo com veemência, você tem todo o direito de fazer isso, é muito que se diga qual caminho seguir.

    As teles lucram muito, investem pouco e não prestam um serviço de qualidade. O serviço é melhor nos grandes centros.

    Qual a sua sugestão para melhorar a qualidade da banda larga nas cidades interioranas do norte e nordeste? Qual a sua sugestão para termos serviços tão baratos quanto na Coréia do Sul?

    Há anos eu venho lendo as notícias tecnológicas, e sempre há entrevistas com executivos das operadoras prometendo mundos e fundos e eu não vejo mudança real. Quando se mente repetidas vezes, há motivo para achar que agora estão falando a verdade?

    self_liar (usuário não registrado) em 2/03/2010 às 6:59 pm

    Ai vai uma declaração bem longa do josé dirceu sobre o assunto.

    Se queremos ser justos , é melhor então olhar os outros lados da moeda.

    http://colunistas.ig.com.br/luisnassif/2010/03/02/a-resposta-de-jose-dirceu/#more-50150

    erico (usuário não registrado) em 2/03/2010 às 7:01 pm

    Só para constar, desde o ano passado já existiam anuncio e comentários por parte do governo de uso dessa rede o que certamente provocou o processo que está em curso na comissão de valores mobiliários.

    Não tenho procuração do Zé dirceu ou para defender ninguém, mas o governo ganhou na justiça a posse da rede, da qual o governo é sócio, sem pagar nada ao empresário Nelson, que nada investiu na empresa.

    Amazonino o usuário não compra 2mb, e sim 150kb/s.

    Daniel Stolf (usuário não registrado) em 2/03/2010 às 7:01 pm

    Minha sugestão? Você faz parecer que eu sou contra banda larga para pobre!

    Primeiro: Ir atrás dos responsáveis pela bolha criada em torno da Telebras, que valorizou centenas de milhares de pontos percentuais (muito mais que o Google no mesmo período) sem ter produzido um único emprego ou fornecido acesso a um pobre coitado que fosse. Quer falar de lucro vs serviço fornecido? Compare a Telebras com as outras teles nesses últimos 7 anos!

    Segundo: A empresa acessorada pelo José Dirceu bancar parte da dívida com os credores para resgatar as redes de fibra óticas, como seria normal em qualquer sociedade no planeta. Ou o cara só fica com o lucro e o prejuízo é bancado pelos cofres do Estado?

    Terceiro: Desaparelhar a Anatel (mandar embora a companheirada) e retornar o seu poder de agência reguladora aos níves de antes de 2002.

    Ou vai falar que essa bolha acionária (que deve ter enchido o bolso de alguns com acesso a informações privilegiadas, o q), essa falcatrua em torno da Eletronet e o enfraquecimento da Anatel eram condições necessárias para universalizar o acesso à internet? Me responda essa pergunta.

    luiz (usuário não registrado) em 2/03/2010 às 7:12 pm

    Sempre q leio coisas da política brasileira me da uma ânsia de vômito.

    Weber Jr . (usuário não registrado) em 2/03/2010 às 7:28 pm

    Forma fácil de saber se essa recriação da Eletrobras é boa ou ruim:

    Avaliar a opinião das teles.

    Se elas são contra, sem participarem, qualquer um sabe que é excelente então.

    Fellype (usuário não registrado) em 2/03/2010 às 7:32 pm

    Se o poder de regulação da anatel voltar aos níveis de antes de 2002 os problemas do Speed vão se repetir e se alastrar para outras empresas de banda larga.

    @Weber Jr: tb acho isso.

    Na minha opinião, para que exista banda larga de verdade no Brasil o(s) governo(s) tem que investir no setor sim. Pois do modo como as privatizações das teles foram feitas (monopólio público -> monopólio privado) não há uma alternativa que faça, em um curto/médio prazo, haver concorrência suficiente para que o mercado se auto-regule, ou seja, que os preços caiam e a qualidade aumente.

    Amazônida (usuário não registrado) em 2/03/2010 às 7:43 pm

    @Daniel Stolf

    “Você faz parecer que eu sou contra banda larga para pobre!”

    Você está se auto-acusando. Em nenhum momento este foi o foco.

    Outra coisa: você não tratou de nenhuma das questões que coloquei. Repetiu três vezes com palavras diferentes a mesma coisa.

    Está mudando o foco.

    Apesar de ser leitor do Br-linux há anos, às vezes ainda mordo a isca…rs

    Elvis Ricardo (usuário não registrado) em 2/03/2010 às 7:49 pm

    Realmente e a região norte fica no zero… eu não sou natural da região norte, mas moro aqui faz dez anos… e apenas o que vejo é monopólio de empresas distribuindo internet a preços absurdos e com péssima qualidade !

    Amazônida (usuário não registrado) em 2/03/2010 às 7:56 pm

    @Weber Jr

    Boa, gostei. Concordo com o que disse.

    Dias atrás li uma reportagem numa revista de circulação nacional: “Amazônia conectada”. Tinha declarações do presidente da maior operadora de telefonia móvel do Brasil. No mesmo momento, e como moro na amazônia, não confunda com Amazonas, minha reação foi mostrar para várias pessoas e houve um misto de riso e indignação, pois para quem leu o artigo e mora noutro lugar nós somos privilegiados, até um dia vir passear e precisar enviar um simples email, sem anexo, ou então tentar enviar uma foto da sua viagem, na resolução mínima, depois de ficar esperando por vários minutos a pessoa vai se perguntar se não errou o destino, afinal ele está na “Amazônia Conectada”. É preciso rir para não chorar.

    André Bortolozzo (usuário não registrado) em 2/03/2010 às 8:04 pm

    “Terceiro: Desaparelhar a Anatel (mandar embora a companheirada) e retornar o seu poder de agência reguladora aos níves de antes de 2002.”

    Daniel Stolf, concordo que as denúncias sobre corrupção devem ser investigadas… Mas nota-se pelos seus comentários partidários que você quer apenas tornar política a discussão em certos aspectos e a citação acima demonstra bem isso. Mas antes que me acuse de qualquer coisa, já adianto que não voto no PT: só acho que aqui não é o melhor local para julgar partido A, B ou C. Até porque o governo anterior a este (PSDB) errou fortemente na área de telefonia.

    Mas vamos ao ponto: primeiro que os problemas, ao contrário do que tenta dizer, não começaram esses dias. Concordo que foi um retrocesso a união OI/Brasil Telecom… Mas seria interessante “não esquecer” que, durante o processo de privatização, houve favorecimento do grupo Telefônica.

    Em termos de agências reguladoras, estas nunca funcionaram… Problemas com a ANVISA, ANEEL e a própria ANATEL, por exemplo, já eram muito frequentes no governo anterior. Não é de hoje que vemos os problemas de telefonia (altas tarifas, serviços de péssima qualidade etc) e a sua não-atuação – já vem de teeeeeeempos que as queixas contra empresas de telefonia batem recorde no PROCON. Querer dizer que a qualidade dos serviços de telefonia caiu de um governo para o outro porque de uma hora para outra a agência foi aparelhada é no mínimo uma piada… Os problemas sempre estiveram nesse nível…

    Gostaria de lembrar que as agências reguladoras gozam de autonomia orçamentária e financeira, além de mandatos fixos para os dirigentes: em outras palavras, elas têm independência em relação ao poder público. Se há algum problema, acredito que seja muito mais do lobby de empresas (mais vale lembrar que os dirigentes, quando saem da agência, passam por uma quarentena). Mas, ainda que você pudesse dizer que a “petralhada” indicou o dirigente, gostaria de lembrar ainda que, antes de um dirigente ser nomeado, ele deve ser sabatinado no Congresso Nacional (se não me engano, especificamente pelo Senado), precisando de uma “boa maioria” para ser aceito (o que passa por outros partidos, incluindo o PSDB e DEM).

    Então, sugiro que não tornemos isso uma discussão política… Sugiro também que, antes de soltar comentários do tipo “mandar embora a companheirada”, procure entender melhor como funciona uma Agência Reguladora, procure saber como os dirigentes são indicados e aceitos, procure saber sobre os mandatos fixos… É isso…

    Caracas (usuário não registrado) em 2/03/2010 às 8:07 pm

    Caracas! Como um cara (Daniel Stolf) que acessa um site sobre Linux, que não é a coisa mais popular do mundo, o que mostra que o cara deve saber medianamente sobre internet/informática, ou seja, se quiser é fácil para ele buscar as informações corretas sobre um assunto atual, fica repetindo as mentiras do PIG (ver Wikipedia) sem o menor pudor.

    Acho que o Stolf do nome deve ser mesmo Astolfo, o porquinho bebê do Cocoricó!!

    Mauricio (usuário não registrado) em 2/03/2010 às 8:08 pm

    Alguem sabe como é que o governo vai fornecer o acesso?
    Ninguem mora debaixo da rede de alta tensão… Como é q

    Fernando Palho Ribeiro (usuário não registrado) em 2/03/2010 às 9:07 pm

    Pelo que eu entendi, vai ser assim o governo ira criar um MEga empresa de acesso a internet (Backbone da Telebras) e “empresas parceiras” irão ligar os backbones a casas dos “clientes” , como é uma empresa sem fins lucrativos o custo para as “empresas parceiras” sera menor do que as privadas e o eletrobras ira criar um teto do valor que os clientes irão pagar as “empresas parceiras”.
    Exemplo: a telebras entrega a empresa X um acesso dedicado e a mesma distribui via wireless wimax wifi plc ou outra sigla qualquer e a telebras taxa no seguinte X por mes para ter acesss a 1mb ( por exemplo), agora o seguinte quanto sera esses X hein…rsrs

    Fernando Palho Ribeiro (usuário não registrado) em 2/03/2010 às 9:10 pm

    Agora na boa dependendo desses X to abrindo hoje um provedor wireless profissional ( vide mercado livre ) ..hahahaha
    OBS: logico que a parte de algum deputado tem que estar separada.

    Fernando Palho Ribeiro (usuário não registrado) em 2/03/2010 às 9:15 pm

    Agora 29.90 por mes para ter 1mb (link estavel) por mes, sem precisar de telefone ou tv por assinatura, ira deixar muita gente irritada ( telecomica e netcambalacho).

    Daniel Stolf (usuário não registrado) em 2/03/2010 às 9:44 pm

    André Bortolozzo,

    Não é discussão partidária, é questão de seguir a lei. Favorecimento de partes, formecimento de informação privilegiada, essas coisas não ajudam pobre nenhum acessar internet, só rebaixam as leis e instituições do país.

    O plano talvez fosse bom sem esses indícios óbvios de corrupção? Talvez. Mesmo que fosse, essa badalheira não deveria fazer parte da equação, algo necessário para popularizar a banda larga.

    E não me venha falar de agências reguladoras e telefonia na época das privatizações. Na época, era o telefone que precisava ser universalizado e, se me permite dizer, foi um sucesso. A necessidade da banda larga, cujo serviço atualmente é caro e as vezes ruim, começou por volta de 2000, muito depois.

    André Bortolozzo (usuário não registrado) em 2/03/2010 às 10:14 pm

    Daniel Stolf, eu concordo com você no combate a corrupção… Mas isso não tira o mérito dessa idéia de uma banda larga estatal – já que o setor privado não está agindo como deveria, é a hora de o governo entrar como concorrente, fazendo com que as empresas privadas invistam e reduzam suas tarifas.

    Há corrupção? Então que seja feito um combate a corrupção. Aliás, corrupção não é algo que vem de hoje e nem algo exclusivo dessa área: há corrupção na área de saúde, na área de educação; entretanto, nem por isso deveríamos pensar em deixar de investir em saúde ou educação – mas tão somente combater a corrupção. Não podemos é perder o foco e desmerecer o projeto, que é muito interessante, devido a questões relativas ao meio, e não ao fim.

    Quanto ao sucesso da privatização na área de telefonia, tenho dúvidas… Se olhar fora do Brasil, percebe-se que o avanço da telefonia é algo que viria de qualquer jeito – e uma hora ou outra haveria a privatização. O ponto é que pagamos uma das maiores tarifas de telefonia celular DO MUNDO. Em relação aos aparelhos celulares, idem! Certamente ficou mais fácil para nós termos telefone fixo em casa, mas será que poderíamos falar o mesmo em relação a quem ganha um salário mínimo? Já verificou quanto corresponde, em relação ao salário mínimo, apenas a assinatura mensal de um telefone? Não considero isso um “sucesso”…

    Mas já que tocou em universalização do telefone… O momento agora é da universalização da internet e fica fácil de perceber que, se depender das empresas privadas, isso jamais acontecerá…

    Henrique Serrat (usuário não registrado) em 2/03/2010 às 10:30 pm

    Caramba. não tem cabeamento em vitoria-es, manaus como o colega ai falou, e tem em palmas-to. Uberlandia e Uberaba 2 cidades coladas 1 na outra, estão rodiadas de cabeamento…. brincadeira… Internet para Roubos, a maneira mais facil de roubar usando a internet.

    _alexandre_ (usuário não registrado) em 2/03/2010 às 10:31 pm

    @Daniel Stolf
    Vejo seu apreço pelos nordestinos e pelos pobres, mas sinto em informa-lo que o nordeste não elegeu lula só, nem os pobres!

    Aliais o Nordeste nunca vai eleger ninguem só, pois não tem votos suficientes para isso. Um exemplo: na eleição de 2006 a vantagem de 3 milhões de votos obtidas por lula no estado do Rio de janeiro supera o numero de votos validos no Piaui do Rio Grande do Norte Juntos!!! a mesma vantagem de votos foi obtida no estado de Minas Gerais… ou seja mas uns 3 estados do Norte do pais.

    Marcos (usuário não registrado) em 2/03/2010 às 10:46 pm

    Bom, algo que as teles argumentam que fariam as mesmas levarem serviços que prestem as pessoas, seria a liberação de licenças de tv a cabo sobre suas redes físicas pois pra isso teriam que construir redes de altíssimas velocidades e teriam que ter mais capilaridade, o que aumentaria a concorrência no setor de tv a cabo também.
    Mas mesmo que isto seja feito, eu duvido que chegue aos pobres…
    A solução seria as utilities investirem em backbones e backhauls neutros que qualquer empresa poderia usar, assim os preços iriam cair e haveria mais concorrência, parece que a Copel (empresa de energia elétrica) quer construir uma rede FTTH completa com capilaridade igual a da energia elétrica no paraná,
    para que qualquer outro empresa possa utilizar a rede pra prestar qualquer tipo de serviço, além de que já vai impulsionar a adoção do smart-grid em suas redes.

    marcosalex (usuário não registrado) em 3/03/2010 às 10:17 am

    “…deixam os estados do norte do país sem acesso a internet.”

    Nada impede de a partir da rede atual, expandi-la para as regiões Norte e Centro-Oeste. Mais barato do que fazer tudo do zero.

    O governo está certo nesse ponto, está investindo onde não há demanda suficiente pra atrair as empresas privadas.

    Todo mundo sabe que nossa telefonia está entre as mais caras do mundo e nossa qualidade entre as piores. Qualquer medida que possa ir em direção contrária é bem vista, independente do partido ou preferência política.

    Alexandre (usuário não registrado) em 3/03/2010 às 10:22 am

    Alguém acredita sinceramente que toda esta fibra ótica ainda está lá???

    Adilson (usuário não registrado) em 3/03/2010 às 10:47 am

    “Dirceu admite ter recebido R$ 620 mil de empresário”
    … “Nelson dos Santos, que comprou por R$ 1 o controle da Eletronet, empresa falida que tem o governo como sócio”
    … “A Eletronet opera uma rede de fibras ópticas de 16 mil quilômetros, presente em 18 Estados. O governo planeja usar essa infraestrutura em seu Plano Nacional de Banda Larga, que está para ser anunciado em breve, e prevê também a volta da Telebrás.”

    Preço da Eletronet: R$ 1
    Preço de fazer ela valer bilhões: R$ 620.000

    E tem gente defendendo o Dirceu…

Este post é antigo (2010-03-02) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.