Mandriva Linux 2010.2
A Mandriva anunciou o lançamento do Mandriva Linux 2010.2.
A nova versão inclui alguns componentes atualizados e uma série de correções em relação à versão 2010.1 lançada em julho. (via h-online.com)
• Publicado por Augusto Campos em
2010-12-23
Excelente essa versão. Já atualizei do 2010.1 para o 2010.2 pelo gerenciador de atualizações. Aproveitei também para instalar o KDE 4.5.4 com o auxílio desse endereço: http://not403.blogspot.com/2010/12/kde-454-available-for-mandriva-2010.html
Estranho,
Estou há anos como ‘Semeador’ (early seeders) e desta vez nem uma notícia sequer, e olha que esta semana entrei no site oficial da distro para buscar alguma notícia.
Bom vou correr à noite atualizar meu note (e preparar a agenda de férias para as atualizações dos amigos)!
O problema da Mandriva é que ela não disponibiliza a versão 64 bits em LiveCD para Donwload.
Quem quer ter o sistema em 64 bits, infelizmente tem que comprá-lo.
Triste.
Gosto que vez que sai um versão nova do Mandriva, sou usuário do Fedora, mas sempre que posso faço o download e testo as novas versões especialmente do Mandriva.
Parabéns a toda equipe e usuários Mandriva.
Parabéns Mandriva
@Maurício:
Dá para baixar gratuitamente o Mandriva Free 64 Bits o/
http://www2.mandriva.com/br/downloads/free/
@Mauricio – eu uso Mandriva 64 bits, e baixei do site. Hehehe…
Instalei o Mandriva na versão 2009.1 ou 2009.2, não lembro, 64 bits. E desde lá venho atualizando pelo update.
O Mandriva Free é x86/x86_64 (híbrido). A versão One é apenas x86. E a versão PowerPack vale o investimento.
Parabéns equipe da Mandriva Conectiva.
Eu baixei hoje essa versão, mas estou meio temeroso de instalar no lugar do opensuse 13, porque esse mandriva colocou o kde mais recente disponível, o kde 4.5.85 ou seja o 4.6 beta 2, eu tenho medo de beta mas vou queimar um cd amanha, afinal testar não arranca pedaço.
@Ronaldo, de vez em quando o Mandriva faz isso mesmo, lança algum pacote beta na versão estável. Isso já atrapalhou instalar algum aplicativo comercial porque exigia que eu atualizasse uma série de pacotes do Mandriva e quebrava dependências importantes. Mas acho que o Mandriva não é muito focado em uso corporativo, tanto que trocamos a distro na empresa.
Outra coisa que eles podiam fazer era um liveDVD, pra caber mais coisas, além do mais quantas pessoas possuem leitor de CD?
@Marcos Alexandre
Eu acho temerário isso de colocar versão beta ou a de final zero do KDE, eu adoro o KDE, mas reconheço que ele so presta nas versões com final .4 ou .5 quando ja corrigiram a maioria dos bugs.
Esse defunto recusa-se a deixar o caixão fechar….
@Ronaldo,
Eu fiz a atualização para o Mandriva 2010.2 e o KDE se manteve em 4.4.3, eu atualizei para o 4.5.4 segundo meu 1º comentário.
O Mandriva cooker sim é 4.6b2, pelo menos ainda não testei com uma mídia do 2010.2 para ver se o KDE que vem é o 4.6b2.
Este boato saiu em um forum, mas não passa de um boato, como foi falado no mesmo.
Acabei de instalar o 2010.2 do zero e a versão do KDE é 4.4.3, ou seja, nem para a 4.5 foi atualizada ainda.
Na nota oficial de lançamento fala que nas próximas semanas podem ocorrer uma atualização do KDE e do OpenOffice, mas não falam em versões.
Na verdade a versão 2010.2 é apenas uma iso com todas as atualizações feitas na versão 2010.1.
O Mandriva sempre preza pela estabilidade e não por novidades.
Acabei de instalar o 2010.2 do zero e a versão do KDE é 4.4.3, ou seja, nem para a 4.5 foi atualizada ainda.
Concordo com você quando diz que a Mandriva preza pela qualidade, realmente o KDE 4.5 ficou um LIXO. Melhor esperar o que virá no 4.6.
Se tem uma distro estável é a mandriva. Por exemplo, o LXDE ainda está sem lixeira pois a versão da 2010.2 é a 0.5, só na cooker já é 0.9(lubuntu10.10,fedora14). A propósito, instalei a 2010.2 e está tudo bem, fora isso estou usando a cooker a uns 6 meses – tem atualização toda hora, mas é mais estável que muito linux por ai. Nos últimos dois anos o Mandriva está sempre com pacotes mais antigos – como supracitado – em relação a outras distribuições; no entanto, mais estáveis.
No momento, o Gerenciador de pacotes me fornece os seguintes dados:
KDE na 2010.2 – kdebase 4.4.3 7mdv2010.1
KDE na COOKER – kdebase 4.5.85 1mdv2011.0
Se o beta estiver apenas no cooker, tudo bem. O cooker é pra isso mesmo, eles podem testar o novo kde antes mesmo dele sair pra que fique estável na distribuição e até contribuem pro desenvolvimento dele.
Mas as versões lançadas precisam ter versões mais estáveis sim, não sei como está hoje, mas no passado já lançaram betas de programas e bibliotecas chave. Espero que tenham aprendido com isso.
Baixei os torrents da nova versão (2010.2)
Fica um alerta: a versão GNOME possui tamanho de 703MB, algumas mídias conseguem gravar essa quantidade de dados outras não.
Nesse caso, se for usar essa versão não esquecer de simular a gravação antes (como fiz no K3b).
A mídia KDE4 está com 692MB (OK).
Bom Mandriva, boas festas.
Pois é eu, eu queimei a língua, eu confundi o cooker, mas nesse caso então nem vou instalar, eu estou esperando ou opensuse ou o mandriva lançar uma versão final com o kde 4.5 pra cima, porque tem uns efeitos de blur e outras coisas no kwin. Essas duas distros são as que eu me dei melhor, o kubuntu eu baixei mas tem uns bugs tosko, o fedora spin do kde não ativa os efeitos aqui, fala que a placa não suporta, sendo que qualquer distro aqui ativa os efeitos ate em live cd.
O jeito é aguardar as próximas versões.
Parece estar muito boa mas não largo o meu Fedora por nada.
@Ronaldo,
O Mandriva não lançou o KDE 4.5 oficialmente, mas é possível atualizar sem problemas.
@Renyer,
Como percebi, você usa Fedora. Tenho a versão 14 (KDE). Ele também conseguiu subir o vídeo, mas por padrão o touchpad no meu notebook não funcionou. Você poderia me indicar se há um pacote a ser baixado? Tipo aquele gerenciador chamado Synaptics? Agradeço.
Outra questão interessante a saber, vingará o Mageia? A equipe havia anunciado que haveria compatibilidade de atualização do MDV para o Fork.
Será que se tornará outro PCLOS ou manterá a proximidade com o MDV?:
Na verdade, a única imagem hibrida(que tem tanto i586 como x86_64) é a ‘dual’ – Por padrão, ela instala kernel x86_64, você deverá escolher com qual kernel quer instalar na tela inicial do instalador.
Mas, a versão Free(DVD) existe em i586 ou x64, assim como o powerpack.
Já o One(LiveCD) tem apenas em i586.