Mandriva: Diretoria expõe nota oficial, controle passa para os russos, e Mageia passa de 50 colaboradores
A situação da Mandriva, confirmada inicialmente por um relato da Assembleia Geral da companhia e o subsequente anúncio da criação do fork ‘Mageia’, com participação dos desenvolvedores demitidos, ambos publicados no sábado aqui no BR-Linux, continua a se desenvolver rapidamente.
A primeira notícia nova a respeito que chegou ao meu conhecimento foi a nota da O’Reilly sobre a mudança no controle da empresa, que passa a estar nas mãos de um grupo russo – ou seja, o investimento anteriormente divulgado por parte dos russos tem proporções maiores do que havia sido mencionado, e o peso da intenção deles de ter uma distribuição desenvolvida na Rússia para competir com o ALT Linux (entre outros) deve ser adequadamente considerado.
A mesma notícia também aponta um número interessante: o fork Mageia, que divulgamos no sábado, já conta com a adesão de mais de 50 ex-funcionários e colaboradores da Mandriva, trazendo sua experiência e conhecimentos sobre a estrutura da distribuição.
E a outra novidade da segunda-feira é a nota oficial da diretoria da Mandriva, afirmando que “a Mandriva está viva e sempre estará viva para todos os envolvidos nela (comunidade, empregados, consumidores, fornecedores, etc.)“, e que a Mandriva se recuperou de uma situação difícil – que bom! – confirmando a ajuda de um novo investidor (não mencionado) e a existência de um novo foco estratégico.
A nota também fala em números: a Mandriva hoje conta com 12 desenvolvedores (7 no Brasil e 5 na França), mais 4 terceirizados, e pretende expandir drasticamente as atividades de pesquisa e desenvolvimento com a inclusão de 15 profissionais na Rússia. Além disso, ela tem “incontáveis” colaboradores comunitários, pretende expandir para até 20 (no ano que vem) o número de desenvolvedores no Brasil, e está em busca de mais terceirizados.
Além disso, a nota dá a impressão de que os desenvolvedores acima mencionados estarão com a agenda bem cheia, pois fala em melhorias na loja on-line da Mandriva, atenção aos Tablets (Intel e ARM, apoio ao Meego, desenvolvimento de uma nova interface em Qt), uma estratégia interna para a nuvem, a distribuição para servidores, o Mandriva Pulse, o Powerpack, os desktops corporativos, a versão com suporte de 3 anos, a distribuição voltada à educação e a intenção de ser a melhor distribuição KDE do mundo, em negrito no comunicado.
A comunidade de usuários também é mencionada de forma bastante específica, inclusive com a adoção da figura do “gestor de comunidades” (como existe no Ubuntu, Fedora e outras) contratado pela companhia, mas mantendo a governança independente e a disponibilidade de estrutura mantida pela empresa. Mas há expectativas também: a empresa vai encorajar a comunidade a desenvolver versões da distribuição com outros ambientes que não o KDE – Gnome, LXDE, XFCE e E17 são mencionados especificamente.
Complementando o texto, uma missão é apresentada para a companhia: ser a distribuição para todos (empresas e indivíduos, iniciantes e avançados) de toda a Europa e do BRIC. Boa sorte!
A melhor distribuição KDE do mundo já É. E também a Distribuição que tem um centro de controle muito bom.
“uma missão é apresentada para a companhia: ser a distribuição para todos”… Isso me parece bastante aquele slogan do Ubuntu para seres humanos. Não? :-)
Mas boa sorte à todos que participam, de forma direta ou indireta, do desenvolvimento da distribuição e sistemas à ela integrados.
Para mim que uso Conectiva/Mandriva há 8 anos , ela já é a melhor distro do mundo, o melhor KDE e o melhor centro de controle. Espero que continue assim !
A Madriva só tem que investir mais em propaganda, pois já faz um ótimo trabalho com sua distro, parabéns aos desenvolvedores.
Eu não uso o Mandriva, uso o Ubuntu e Debian. Mas eu apoio e fico feliz com a revira volta do Mandriva. Precisamos de distribuições sólidas e seguras, porque nesses anos pra cá só tem vindo distribuição de “fundo de quintal”.
Uso o Ubuntu, mas já usei Conectiva, Mandrake e Mandriva. Torço pelo sucesso.
Depois da tempestade vem a bonança,sou usuário Ubuntu,mas nem por isso eu ficaria feliz pelo fim de uma grande distribuição como o Mandriva,depois dessa crise toda,a empresa responsável pela distribuição está se restruturando e fazendo um grande planejamento de gestão de negócios,que reviravolta!!! Avante Mandriva,o pior já passou e de agora em diante é só alegria!!!
Vocês estão presenciando o nascer de uma gigante distribuição, não apenas tecnicamente,pois nesse aspecto, ela já era gigante, mas um conjunto de ações que levarão o Mandriva a um patamar não alcançado por ninguém até então. Eu sempre me perguntei: Por que o Mandriva não é a distro número 1? Já que tem todas as condições técnicas para ser! Por que faltava uma visão de futuro e investimentos. Mas ainda bem que “faltava”. Sabe o que é bom? O principal mercado da mandriva é o mercado brasileiro, foi publicamente reconhecido pela diretoria.
A movimentação dos amantes do software livre desde o último sábado em torno da questão MANDRIVA/MAGEIA atestam o potencial que temos e o modo “sui generis” com que lidamos com as distribuições.
Não é um simples relacionamento fabricante/usuário. É uma coisa que vai muito além! Quem acompanha as listas de discussão tem visto a solidariedade dos diversos setores e a vontade de ajudar.
Viva o Software Livre!
Até agora não vi uma proposta que possa fazer o Mandriva gerar mais dinheiro.
@Marcos Alexandre
A Mandriva vai ser agressiva no mercado OEM, hoje a Mandriva tem acordo com a Philco e Positivo, mas quer simplesmente dominar o mercado OEM e colocar as distro xing-ling pra fora do mercado, o que é bom para o Linux.
Quando ingressei na faculdade de tecnoogia em processamento de dados eu conheci e gostei muito de utilizar o Conectiva Linux, uso OpenSUSE mas até hoje tenho saidades!!!rsrs..
Ainda existe algum lugar onde eu possa fazer o download da ultima release do Conectiva Linux?
Avante Mandriva!!!!!!!
Forte abraço a todos.
Skavurska!!!!!!!!!!!!!!
@Leandro Hamid
Você ainda pode baixar as isos da última versão do Conectiva em
ftp://ftp.conectiva.com.br/pub/conectiva/10/
Mas, sinceramente, eu acho que não vale a pena; os arquivos de 2004 e a distro já está mais do que defasada.
Absurdo essa afirmação de que eles tem a intenção de ser a melhor distribuição KDE do mundo.
A mandriva já É a melhor distribuição KDE do mundo.
E olhe que eu uso Ubuntu/Gnome.
Boa sorte para a “nova” empresa e para o mageia e que exista uma comunicação ativa entre os dois trabalhos.
@André Machado
Muito obrigado pela indicação, eu vou baixa e instalar par mata a saudade, nada de mais importante.
Obrigado.
Tanto para se fazer e tão pouco tempo…
Comprei uma máquina básica da HP para ser firewal e proxy server de um cliente. Comprei pelo preço, muito baixo (R$499,00 com teclado e mouse) já que precisava de uma máquina básica mas com garantia. Ao retirar da caixa não pude conter o sorriso… Powered by Mandriva! Fiquei muito feliz pois tenho em casa um note com Mandriva 2010 para a patroa brincar na internet e sou “amigo” dela desde os tempos do Mandrake.
Liguei na tomada, no monitor, apertei o botão e… Não funcionava… Carregava o Mandriva 2009 mas travava. Já estava quase colocando a máquina de volta na caixa para trocar e um colega me sugeriu que eu tentasse instalar o CD de Debian5 que eu havia preparado para o proxy…
Instalei e funcionou. Ou seja, o Mandriva vinha OEM mas sequer estava configurado para o hardware. A HP colocou o Mandriva lá só pra vender a máquina com SO. Nem configurado estava, provavelmente deveria ser uma imagem padrão copiada em massa para o HDD… Isso é a primeira coisa que se deveria pensar em corrigir. Fazer um OEM sério, funcional e que possibilite que a máquina possa entrar em configuração ao sair da caixa.
As pessoas tem q ter paciência e acompanhar o que acontece, a Mandriva esta a caminho de um novo renascer. Para mim a Mandriva Linux já era a melhor ditro KDE desenvolvida e que cumpre muito bem este papel de facilitar a vida do usuário.
E o Mandriva Control Center é o carro chefe desta conquista concerteza.
A comunidade Mandriva agora tem mais motivos por ser orgulhar desta Distro e continuar a lutar por ela.
Antes eu achava que a melhor distro com KDE era o opensuse, mas agora vejo que é a Mandriva, quase nunca vejo aquele aviso de bug, claro também que isso é por causa da equipe do KDE em corrigir falhas.
E o que eu disse antes se cumpriu, um Mandriva comunitário realmente era o que se precisava.
Boa sorte para Mandriva!
“a intenção de ser a melhor distribuição KDE do mundo”
Perdeu pontos comigo.
@Fabio Luiz (falcon_dark)
Os OEMs da Mandriva seguem um processo de certificação e otimização do sistema, tudo para garantir total compatibilidade do Mandriva Linux com os dispositivos. Sugiro enviar um e-mail para comercial@mandriva.com.br informando onde e quando comprou o seu equipamento.
Torço bastante pelo sucesso do Mandriva e tomara que eles consigam criar um modelo sustentável como vem conseguindo a Canonical com o Ubuntu, mesmo que algumas medidas tomadas gerem criticas da “Comunidade”, como a decisão recente de criar o Ubuntu Software Center.
Não basta o projeto ser livre, tem que ser sustentável, afinal manter uma equipe de desenvolvedores de ponta como os do Mandriva não sai barato.
Bom saber que o Mandriva continua, já estava chateado pensando em formatar o PC de casa e trocar de distro, afinal, o boato eram sobre o fim da distro mesmo. Boa notícia, logo na hora em que fiquei satisfeito pela distro reconhecer meu novo tablet de primeira.
Será mesmo que são ou serão a melhor distro KDE do mundo? Acho que o KDE vive por si e se adequa bem em qualquer distro. O que seria a melhor distro KDE? Ter o melhor tema? Aguardemos para ver.
Eu disse em vários posts que tudo podia acabar mas a essência “Mandriva”, não.
Uso Ubuntu que para mim está entre as melhores distros com gerenciador Gnome, e tenho o Mandriva KDE que também não abandono por nada.
Mandriva, SUSE, Ubutu já são figuras carimbadas no mundo Linux, só os forks jṕa dominam o mundo há muito tempo. É um coisa sem fim…
Para quem é entusiasta do Mandriva (agora Mageia) seria interessante dar uma espiada na história da distribuição Alt Linux.
Não vou emitir nenhuma opinião firme agora, mas estou prevendo (especulando) uma fusão em breve.
@Bremm: Mandriva não é Mageia agora, Mandriva continua Mandriva, Magéia é uma futura distro baseada no Mandriva Linux.