Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Mageia: Novidades e data de lançamento do primeiro alfa

Enviado por Filipe Saraiva (filip·saraivaΘgmail·com):

“O time de tradução para português do blog oficial da distribuição Mageia, fork do Mandriva iniciado por vários de seus ex-desenvolvedores, traz um texto para nosso idioma com muitas novidades.

Além da previsão de lançamento da primeira versão alfa, o post informa sobre como é o processo decisório da comunidade, como será o layout de repositórios, build system, qual software servirá como controle de versão para a distribuição e mais.

Também há uma lista das equipes de contribuidores e suas funções. Se você se interessou, fique à vontade para ajudar.” [referência: blog.mageia.org]


• Publicado por Augusto Campos em 2010-12-01

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Curioso (usuário não registrado) em 1/12/2010 às 9:32 am

    O Mandriva tem sem dúvida nenhuma, ja fiz muitos testes, o melhor reconhecimento de hardware das distribuições Linux. Até uma placa de TV que tenho que não consegui fazer funcionar em nenhuma distribuição, o Mandriva reconheceu sozinho.

    Sem falar que a distribuição tem uma ótima integração com o KDE, e tem o MCC que facilita e muito o gerenciamento da distribuição.

    O Mandriva, pelo menos para mim, é a distribuição mais fácil de instalar e usar, mais fácil até mesmo que o Ubuntu.

    Se o Mageia seguir este caminho tem tudo para ser uma ótima distribuição.

    Denis (usuário não registrado) em 1/12/2010 às 9:52 am

    Se “marketing” ainda faz parte do “negócio”, deviam pensar melhor em como o nome da distribuição pode soar “estranho” em certos idiomas…

    Valdomiro (usuário não registrado) em 1/12/2010 às 11:03 am

    Mas, o nome pode soar lindo em outros idiomas também. É difícil escolher um nome “inétido” em um idioma que não possa ser cacofônico em outro. Corre-se o risco de até ser um termo chulo para algum povo. Lembremos do Fedora (uma espécie de chapéu) que embora não seja chulo, para nós assemelha-se a fedorento ou fedor.

    Por mais estranho que seja, depois nos acostumamos! ;)

    @Valdomiro, se eles alegam que o Brasil é um dos principais mercados, deveriam se preocupar com um nome melhor por aqui.

    @Curioso, no meu computador também o Madriva sempre foi o que melhor reconheceu o Hardware e tem uma performance muito melhor e mais leve que o Ubuntu. O único ponto é que a instalação do Mandriva tem alguns passos adicionais, nada que seja crítico mas pra um leigo o Ubuntu praticamente instala sozinho.

    Quanto a qualidade técnica o Mandriva não deve nada às grandes distros, o problema dele é mais marketing e um modelod e negócios sustentável.

    spunkiie (usuário não registrado) em 1/12/2010 às 11:31 am

    Mandriva nunca foi decente. Mageia no mínimo vai ser deScente.

    Magno (usuário não registrado) em 1/12/2010 às 8:09 pm

    @marcosalex

    Você tem razão! Para mim, usar o Ubuntu é frustrante por não permitir esses passos à mais já na instalação (agora já acostumei). Que venha o Mageia! Quanto mais sabores de Linux melhor :-)

    Curioso (usuário não registrado) em 1/12/2010 às 10:14 pm

    Creio que com o surgimento do Mageia o Mandriva vai perder forças, pois houve um fork no seu desenvolvimento. Espero que não.

    Esta divisão de muitas distribuições diminui a força do Linux.

    O próprio Mandriva anunciou que vai lançar até o fim do ano a versão 2010.2, sendo que ja estou usando a 2011. Isto mostra que na própria distribuição a divisão.

    Ou seja o Linux é muito fragmentado, o que dificulta a sua adoção como Desktop.

    tenchi (usuário não registrado) em 1/12/2010 às 11:23 pm

    Mageia não é aquele humorista cego? Ops, aquele é Magela :-)

    @Curioso, pois é. Como o Mandriva não acabou, o público dele que já não era grande vai se dividir entre ele e o Mageia.

    E até agora não vi nenhum movimento de mudança pra atrair novos usuários pra nenhum dos dois, pelo menos no Brasil. Espero que consigam na Russia ou em outros países pra fortalecê-los e compensar com sobra o que vão perder na divisão.

    pimentel (usuário não registrado) em 2/12/2010 às 3:29 pm

    Eu não tenho a mínima vontade de testar esse “mageia”,tenho medo de me apaixonar pela distribuição até um dia me deparar com a noticia que a mesma se encontra com o pé na cova por falta de recursos,com direito a me apontarem como culpado por não ser programador para ajudar no desenvolvimento ou por não ter doado dinheiro.

    Uma falha que eu vejo no Mandriva é que você precisa configurar os repositórios depois dele instalado,nada muito complicado,mas quem não é muito íntimo a instalações de sistemas pode se espantar,no Ubuntu não precisa configurar,pois os repositórios já vem configurados.

Este post é antigo (2010-12-01) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.