Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Macbuntu: visual do Mac OS X – fácil de configurar – no Ubuntu

Os anos passam e cada vez fico menos convencido da validade dos argumentos a favor do mimetismo de ambientes como apoio a estratégias de migração e similares – afinal, as similaridades no visual e configurações logo encontram seu limite.

Mas há situações em que imagino que possa fazer sentido imitar o visual de outro sistema: por exemplo, por preferência estética ou, especialmente, para pregar uma peça em algum colega bisbilhoteiro.

Seja qual for a razão pela qual alguém poderia preferir que o ambiente do Ubuntu replicasse visualmente a configuração default do Mac OS X, entretanto, o Macbuntu (apresentado neste artigo do LifeHacker) parece fazer um bom trabalho na sua instalação e configuração – e conta com opção de desinstalação facilitada, também. (via lifehacker.com)


• Publicado por Augusto Campos em 2010-10-18

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    ioca100 (usuário não registrado) em 18/10/2010 às 3:15 pm

    Recado do tio Jobs: deixa-nos em paz! Isto é : Não nos imitem, aprimorem o gnome 3, que já tem o Exposé .rsrs.

    Vinícius (usuário não registrado) em 18/10/2010 às 3:58 pm

    Eu sei que é muito subjetivo e pessoal, mas noticiam esses temas como se o visual do Mac fosse lindo. Só eu acho esse cinza horrível? Acho o visual padrão do Ubuntu 10.10 muito bom.

    Tiago (usuário não registrado) em 18/10/2010 às 4:04 pm

    A razão para fazer isso é simples: quer ter uma Mac mas não tem dinheiro para comprar!

    Ou seja, coisa de pobre

    Tiago (usuário não registrado) em 18/10/2010 às 4:10 pm

    Vinícius
    Eu gosto muito do visual do Mac. Bem melhor que o laranjado ou o marrom escuro do Ubuntu. Mas não que o Ubuntu seja feio. Acontece que a interface do Mac é muito harmônica, então se você colocar um verde cocô de vaca no Mac, ainda assim ele vai ficar bonito.

    Para se ter uma idéia, o thema apresentado não ficou igual. Fica parecido. E Não fica tão bonito quanto no Mac justamente porque não ficou tão harmônico como no Mac.

    Suhanko (usuário não registrado) em 18/10/2010 às 4:28 pm

    Coloquei para experimentar e gostei. Achei o cinza agradável e o menu ficou bem interessante.
    A questão do “porque” e “quem” não tem nada a ser relacionado com dinheiro ou não.
    Eu gostei do visual mas o mac não me atende nas minhas tarefas de lazer e trabalho.

    Tales A. Mendonça (usuário não registrado) em 18/10/2010 às 4:39 pm

    Estava escrevendo um artigo completo sobre o macbuntu, mas agora que vi essa notícias acabei desistindo. Na verdade o macbuntu é um projeto bem legal, ele não implica apenas na aparência, mas também tenta se comportar como o MacOSX.

    Adilson Santos da Rocha (usuário não registrado) em 18/10/2010 às 4:50 pm

    Agora só aguardar o tema do Windão 7 é assim, com toda grande distribuição lançam a distro e logo alguém lança um tema pra distro ficar parecida com o MAC
    Qual seria o uso efetivo disso?

    Alan de Oliveira Silva (usuário não registrado) em 18/10/2010 às 4:52 pm

    Textado e Aprovado

    MaisUM (usuário não registrado) em 18/10/2010 às 5:09 pm

    Olha, eu tenho os 3 S.O na minha maquina (Windows, Mac e Linux) e eu acho uma perca de tempo esse negocio de usar o tema de um S.O em outro. Sou da seguinte opinião, se for pra usar o tema do Mac nos outros S.O, usa logo o hackintosh então e seja feliz. Nada como usar o S.O quer for com seu ambiente padrão, seja ele windows, mac, linux (Gnome, KDE, L17, LXDE, XFCE e cia), Haiku OS, AmigaOS e etc…

    revol (usuário não registrado) em 18/10/2010 às 5:09 pm

    Entrou para o Linux, não se deu bem como Administrador e nem como Programador, o que lhe resta?

    Customizar desktops! Hehe. Abraços.

    Suhanko (usuário não registrado) em 18/10/2010 às 5:21 pm

    “Perda de tempo”
    “Perca” é imperativo.
    O comentário do revol foi o mais inútil e descabido. Justamente por ser programador e administrador de sistemas Linux é que não me serve o Mac, ou seja, o visual e comportamento das janelas só estarão presentes no meu desktop através destas personalizações.

    E não entendo porque só através dessa personalização que tenho o recurso de menu de janelas na barra. Isso já deveria existir por default há muito tempo, pois livra uma boa porcentagem vertical da tela. Removendo o menu da base, fica um espaço enorme!

    o (usuário não registrado) em 18/10/2010 às 6:10 pm

    “PERCA” é uma espécie de peixe

    http://pt.wikipedia.org/wiki/Perca_%28peixe%29

    Parem de dormir nas aulas de português e leiam mais livros, não apenas leitura pela internet !

    Prevent Senior (usuário não registrado) em 18/10/2010 às 6:44 pm

    Mudanças na interface sempre agrafdam muitas pessoas, eu achei que ficou muito bacana, embora eu não irei usar…rs

    self_liar (usuário não registrado) em 18/10/2010 às 6:45 pm

    Não considero uma perda de tempo ,mas estamos dando a impressão errada para as pessoas quando clonamos o MacOS.

    O tema do MacOs é bonito,mas não podemos pensar que estamos correndo atrás do MacOS e que linux é uma coisa de segunda mão. GNU/Linux se preocupa com a liberdade,ele não quer copiar sistema operacional nenhum sem nenhum motivo que não seja a liberdade.

    Turambar (usuário não registrado) em 18/10/2010 às 7:38 pm

    Eu uso Mac OSX, além de Linux em casa. Na empresa, somente Linux.

    Sinto uma falta absurda de algumas coisas quando chego no trampo, cedinho, pra trabalhar… Coisas bobas, tipo o Exposé, apontar o mouse pro canto da janela e minimizar tudo, acostumei com os menus lá em cima, com o dock, etc..

    A moral da história é que usando o Macbuntu eu me senti no melhor dos dois mundos.

    Usa quem quer. Além de ser divertido de mostrar pros amigos, mas sempre alertando para o fato de ser Linux.

    Ah, e mais: Eu sei que dá pra ativar os recursos que eu mencionei aqui sem clonar todo o resto. Eu sei.

    Wendell (usuário não registrado) em 18/10/2010 às 7:56 pm

    Uso os dois sistemas, o Mac e o Ubuntu. O MacOS realmente é muito bonito. Esse visual no Ubuntu no entanto não se compara ao original, mas da para se ter uma noção de como é o sistema da maçã. Para o Ubuntu, prefiro customizar a nova interface Radiance, que na minha opinião ficou muito bonita e usá-la com o Dock ou mesmo o AWN. Porém gosto é gosto e cada um customiza seu desktop da forma que lhe convém.

    andreluiz_net em 18/10/2010 às 8:53 pm

    Uma das coisas que mais me agradou qdo comecei a usar GNU/Linux foi a liberdade de configurar meu ambiente de trabalho como bem entendesse, acrescentando os recursos que mais me interessasse, mesmo estando tais recursos presentes em outros SO’s.
    Mas concordo o @self_liar: jamais devemos esquecer o sistema que estamos usando(e no meu caso particular, penso) pq estamos usando. Uso GNU/Linux pelas diferenças e não pelas semelhanças!

    Curioso (usuário não registrado) em 18/10/2010 às 9:39 pm

    Apliquei o tema e ficou muito bom, desde os sons, icones, cursor, …

    As janela que não mudei.

    Empresas como Apple fazem produtos com designers profissionais, e isso tem muita diferença.

    Eu recomendo este tema, muito show.

    zer0c00l (usuário não registrado) em 18/10/2010 às 9:44 pm

    Chuta que é macumba! Viva o Mac!

    Profeta do Caos (usuário não registrado) em 18/10/2010 às 10:08 pm

    O Linux tem vontade de ser Mac quando crescer? (risos)

    Shikasta (usuário não registrado) em 18/10/2010 às 10:20 pm

    O Linux tem vontade de ser Mac quando crescer? (risos) [2]

    DeathCrawler (usuário não registrado) em 18/10/2010 às 10:33 pm

    Que coisa horrível, cinza feio e sem vida…

    Fico com meu Equinox, não gosto nem do cinza do próprio MacOSX, imagine uma cópia mal-feitinha.

    Eu pessoalmente não aguentaria ficar muito tempo com o MacOSX, fico vendo as fortes náuseas que terei por não trocar o tema frequentemente, além de não gostar exatamente, não rola mais.

    @Shikasta, assim que o Mac mudou sua base para Unix ouvia-se dizer “o Mac é o Linux que deu certo” :-)

    Eu nunca usei um Mac, mesmo por não ter dinheiro pra comprar um Mac. Conheço vários que usam Hachintoshes, mas se eu não gosto nem de usar Windows (graças à Afrodite há anos que não vejo um) pirata, quanto mais um Mac pirata.

    Não vou mentir: por não ter usado, não sinto falta. Há anos que o Linux, em seus mais variadas variações variantes me atende muito bem.

    Mas algumas coisas do Mac são muito boas. A principal delas tem décadas de idade: o menu global. Minha nossa, como isso é interessante e economiza espaço em tela (eu deixo esta barra oculta pq o monitor é pequeno), além de deixar a aparência das aplicações mais “clean”.

    Na verdade eu copio tbm coisas do Windows7, como a taskbar com o ícone somente, com as miniaturas e tal.

    Coisas que não gosto no Mac (talvez seja por traumas devido ao uso dos clones) é a barra de icones, o tal do dock. Não vejo graça.

    Ah, outro recurso que não vivo mais sem é o efeito exposé. Simplesmente a coisa mais útil dos ambientes gráficos.

    Quero que se lasque: se o negócio é bom e eu tenho como usar em meu sistema, eu uso.

    E isso tudo no KDE, que é, ao meu ver, o ambiente mais personalizável existente.

    Mas sei que continuará a aparecer pessoas como o Tiago que diz que quem usa Linux é pobre pq não tem dinheiro pra comprar outros SOs. Não tiro a razão dele. Eu prefiro gastar dinheiro comprando outros tipos de software, tais como jogos ou mesmo fazendo doações para projetos que admiro, do que comprando licenças de sistemas operacionais!

    Gosto do Linux pq nele (assim como na maioria dos unixes livres) vc pode deixar o sistema com a cara que quiser, e não só com aquela que o fabricante do sistema quer q o sistema tenha.

    Pena que essa liberdade é vista como um impedimento para alguns.

    Ah sim, acho o visual acqua do Mac horrível. E acho horrível tbm quando toolkits no Linux, como gtk e qt, tentam imitar este visual. Fica pior.

    Linux não tem identidade visual, meus caros. Esta é a verdade. Pode ser que a Canonical adote um padrão de interface no Ubuntu, mas este poderá ser diferente no Fedora ou no CaveiraLinux. E é bom que seja assim.

    Querer padronizar o Linux numa cara só seria fazer como a Apple, onde o “Pense diferente” significa na verdade “Pense como nós” – e ame nosso líder.

    willian (usuário não registrado) em 19/10/2010 às 8:18 am

    Por isso que eu prefiro o kde

    Cristiano Ricardo Peixoto Pena (usuário não registrado) em 19/10/2010 às 8:54 am

    Temas de sistemas operacionais !!!!

    Tem gente que gosta. Tem gente que odeia e acha que está desvalorizando o Linux.

    Bom, não tenho nada contra, e aliás, gosto muito de usar o meu linux com temas do windows. Antes usava os que imitavam o XP, agora uso os que imitam o Win7.

    Uso o visual porque gosto da estética, e os ícones porque melhora a usabilidade do sistema para mim.

    Alias, gosto do Linux e o Firefox exatamente porque são extremamente maleáveis quanto a aparência. E isso chama-se democracia. Use o que quer, com a aparência que quiser.

    Já comentei que uso o Firefox com o tema do OutlookBlue né? Pois é. Cada um com o visual que gosta.
    No fundo, o que importa mesmo, é a funcionalidade.

    Tiago (usuário não registrado) em 19/10/2010 às 9:27 am

    @tenchi

    Eu ia começar essa thread xingando. Mas acho melhor não. Bom, devido ao erro de interpretação de texto(dei uma amenizada aqui), vou explicar:
    Eu não disse que quem usa linux é pobre. Eu disse que quem faz coisas como macUbuntu é pobre.

    Tem uma diferença muito grande nisso. Porque, quem copia, além de pobre, não possui inteligência para criar. Há anos, eu venho falando aqui: tempos que parar de copiar e começar a criar. Já virou mantra. Não adianta falar mais. Já falei demais num outro tópico sobre o mesmo assunto. Eu sou extremamente contra a esse tipo de cópia. Sou tão contra que a isso que nem o KDE e nem o Gnome me deixam satisfeitos, uma vez que são cópias do Windows e do Mac respectivamente. E assim, não basta mudar a cara do sistema, tem todo o comportamento do ambiente. O KDE se distanciou muito do windows quanto ao desk, mas o comportamento permanece o mesmo, ou seja, continua cópia. Sou contra.

    E outra, moderaram os dois cometários meus. O primeiro eu até esperava. O segundo foi radicalismo mesmo, porque foi algo bem construtivo.

    Essa é minha opinião. Da mesma for que “pobre” não pode comprar um tênis Nike Shox por 600 reais, compra uma imitação na feira por 60 reais. Por que é a mesma coisa? Porque ao invés de investir num sistema que admira, tenta copiá-lo. Sabe o que pior, ainda tenta justificar usando o argumento da liberdade. E é uma coisa deletéria mesmo fazendo a mesma coisa em cima do windows. E outra, paguei R$ 79,00 pela cópia original do Mac OS X Leopard, enquanto paguei R$ 570,00 pelo windows. O Mac não foi caro. E os mesmos que criticam o preço do Mac compram Sony Vaio ou HP Env e colocam linux. Espera, tanto os Vaios quantos os Envs são mais caros que os Mac e são piores, estão reclamando sobre preços por que?

    Sabe, seria muito melhor gastar todo esse esforço criando coisas novas para o linux. Copiar, eu sou contra.

    Agora, vai me moderar novamente só por eu ter uma opinião contra a esse tipo de atitude? Ou por que eu tive que explicitar a deficiência em interpretar textos? De qualquer maneira, nenhuma das duas hipóteses se justifica.

    Só para finalizar, @Cristiano Ricardo Peixoto Pena se a pessoa gosta, não tem problema usar o tema. É gosto pessoa de cada um, usando no seu computador pessoal. O que eu critico é o tempo gasto para fazer isso e publicar isso. Nesse caso, seria melhor gastar recursos em coisas nova.

    ioca100 (usuário não registrado) em 19/10/2010 às 9:49 am

    @Tiago, eu disse a mesma coisa logo na primeira resposta, só que você dourou a pílula,por outro lado,você está querendo ser o dono da verdade.Pobre também tem o direito de ser feliz, graças ao bom D-us tenho condições de possuir Mac, mas uso o Ubuntu e gosto mais do tema Ambiance + gnome-shell.
    Abs.

    Ambrosio (usuário não registrado) em 19/10/2010 às 11:01 am

    Coisa de ubunteiro!

    Curioso (usuário não registrado) em 19/10/2010 às 12:07 pm

    Se temos opções vamos usa-las e não discutir.

    Que bom que o Linux oferece a possibilidade de personalizarmos os nossos Desktops.

    Futebol, Religião, SO, Distribuição Linux, Tema do Desktop,… não adianta discutir.

    Leonardo (usuário não registrado) em 19/10/2010 às 2:59 pm

    Deixa eu falar uma coisa.
    MAC la fora ou aqui no brasil é muito mais caro que um desktop normal, isso “aguça” o “querer” das pessoas, ai que a Apple ganha, e claro eles tem todo um cuidado em tudo, não vou negar isso, então realmente, MAC pelo menos aqui para nós no Brasil é um “sonho de consumo”.

    Até é bonito o desktop, mas usaria em casa, não no escritório, acho que o kde 4 ou mesmo o gnome muito melhor e mais usável :D
    Sweet.

    A razão para fazer isso é simples: quer ter uma Mac mas não tem dinheiro para comprar!

    Ou seja, coisa de pobre

    - Tiago

    Confesso que agora, relendo, generalizei demais o seu comentário (mesmo ainda o achando errôneo).

    Vc diz que quem quer ter um computador com o visual do Mac quer ter um Mac. Bem, eu não quero ter um Mac, mas acho vários elementos do Mac (já citados anteriormente) muito interessantes e os uso no meu computador, que não é um Mac.

    Confesso que atualmente não pretendo investir num computador da Apple, e nem pretendo num futuro próximo, pois os computadores do tipo PC rodando Linux que adquiri até agora me atendem muito bem, obrigado.

    Creio que pessoas que usam Linux normalmente são mais esclarecidas com relação à questões sobre o que é um sistema operacional e para que serve. Logo normalmente sabem a diferença entre um Linux (GNU/Linux ou qualquer distro que seja), portando entendem que a mudança no visual não tornará o Linux um Mac, mas com uma aparência (mas não os recursos, como vc bem disse) somente, de um Mac.

    Por experiência própria creio que estas personalizações do Linux para ficarem parecidos com outros sistemas não funciona. Sempre ficam inferiores, e nisso concordo com vc.

    Mas discordo ao dizer que GNOME e KDE são imitações do Mac e Windows, respectivamente.

    Há muitos recursos presentes no GNOME e KDE que são clássicos do Windows e do Mac. Mesmo estes copiam entre si e copiam de outros!

    Não há como simplesmente quebrar o paradigma de interface gráfica assim de uma hora para outra nos ambientes Linux. Na verdade existe, mas há sempre rejeição por parte dos usuários!

    Exemplos disso são os inúmeros projetos de interfaces alternativas em sistemas baseados em Linux, tal como Sugar (do OLPC), que foi criticado por muitos por não se parecer com o Windows.

    Há vários outros ambientes, como o gnome-shell, que simplesmente acharam ruim por quebrar um pouco a maneira como acessamos os aplicativos.

    Se vc analisar bem, vai ver que o conceito do Mac hoje é o mesmo que do Mac há 10 ou 20 anos atrás. Mudaram os efeitos, mudaram as cores, mas o princípio permanece o mesmo.

    Não minto que o KDE mesmo tem vários elementos parecidos com o Windows, e eu mesmo não sendo usuário do Windows, já fui por muito tempo e sei admitir as qualidades deste. Mas se vc não conseguiu, quando usou, deixar o KDE com a aparência que melhor lhe agrada, ficando com uma cara chapada do Windows, aí vc não pode colocar a culpa do seu “trauma” nos outros.

    Ok, vc pode ter quantos sistemas operacionais quiser instalados no seu computador, mas da mesma maneira como vc acredita haver pessoas que se acham superiores às outras por terem o sistema operacional X ou Y instalador em seus computadores, pode existir uma chance de vc um dia se tornar (ou mesmo ser atualmente) um destes.

    Ah sim, não moderei seu comentário. Só modero comentários positivamente quando a pessoa diz algo realmente inteligente e modero negativamente quando é algo escrito com a intenção de ofender. Discordâncias não me afetam. Pelo contrário, até acho interessante, pq vejo q vc é uma pessoa realmente esclarecida.

    self_liar (usuário não registrado) em 19/10/2010 às 4:46 pm

    Acho que temos que acabar com o preconceito de ideias.Todos podem copiar ideias .Não ligo se as pessoas acham o Kde um clone do MacOs ou windows 7.

    O que importa é que se a idéia for boa e convencer o usuário a conhecer mais a liberdade do software ,então sempre é positivo a cópia.

    Acho chato um tanto esta história de cópia, como se alguém fosse dono das idéias.

    Sincero (usuário não registrado) em 19/10/2010 às 9:46 pm

    @vinicius eu tb acho esse cinza medonho

    Sincero (usuário não registrado) em 19/10/2010 às 9:55 pm

    @tenchi engaçado as duas coisas que vc acha ótimo no Mac (menu Global e Exposé) são exatamente as duas coisas que eu acho mais irritantes nesse SO. Pelo menos para mim são fontes de um incomodo insuportaveis (não são os unicos para ser sincero)

    Sincero (usuário não registrado) em 19/10/2010 às 10:08 pm

    Ops na pressa cometi erros imperdoáveis de digitação (e atentados ao português)
    Engraçado*
    fontes de um incomodo insuportável* (no singular) ^^

Este post é antigo (2010-10-18) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.