Luminance 2.0.1: fotografias HDR no Linux
Enviado por Julio Cesar Bessa Monqueiro (julioΘgdhpress·com·br):
“A fotografia “HDR” (abreviatura de “alto alcance dinâmico” em inglês) engloba diversas técnicas de trabalho com formatos de imagem especializados, capazes de lidar com níveis extremos de brilho e sombra que vão além do que é possível armazenar em formatos mais comuns como TIFF e JPEG e do que monitores de CRT e LCD são capazes de exibir.
![luminance tonemapping.jpg - fonte: Introdução Luminance 2.0.1, uma ferramenta para fotografias HDR (http://www.guiadohardware.net/artigos/luminance hdr/)](http://img.efetividade.net/img/xtra/luminance-tonemapping.jpg)
O principal aplicativo de HDR para os usuários do Linux no desktop é o Luminance HDR, e ele não está nessa posição por acaso: hoje são raros os programas de HDR no Linux, e o quadro atual é ainda pior do que há anos atrás. Uma atualização recente do Luminance trouxe melhorias na usabilidade, mas o programa ainda tem muito o que evoluir.”” [referência: guiadohardware.net]
Eu usava ele no tempo que se chamava Qtpfsgui. :-)
http://www.flickr.com/groups/qtpfsgui
Ubuntu 38,7%
O problema dos contrastes extremos tb tem muito a ver c/ os CCDs e sensor imagem CMOS. Não seria isso q acaba prejudicando mais ainda os posteriores? (formato armazenagem e telas).
O Gimp não faz isso não?
Se não me engano, a câmera Sony DSC-H5V faz esse efito. Ela tira 3 fotos com exposições diferentes e faz a montagem. As fotos ficam boas.