Lista dos “nomes científicos” dos sistemas operacionais
Enviado por André Machado (andreferreiramachadoΘgmail·com):
“Se você estudou Biologia, deve saber que todos os seres vivos são conhecidos universalmente por seus nomes científicos, um binômio em latim que identifica um espécime universalmente como, por exemplo, Felis catus, o gato doméstico.
Assim, hoje, eu tive a ideia de criar um sistema de nomes científicos (fictícios) para os sistemas operacionais atuais. A lista, evidentemente, está bastante incompleta, mas fornece uma boa visualização das origens e grupos das distribuições GNU/Linux e dos outros sistemas.” [referência: keepgeek.com.br]
• Publicado por Augusto Campos em
2010-05-15
quem fez a lista foi o mussum alive?
Podia ter feito em txt ou html para visualizacao em celular ao inves de colocar um odt.
Ia dar uma olhada na lista, mas precisa baixar um arquivo .odt. Não tenho nenhum pacote Office instalado, então não posso visualizar a idéia do amigo André Machado.
Precisava arranjar uma desculpa qualquer pra usar o formato .odt? Na próxima faça uma apresentaçãozinha animada em flash, quemn sabe…
Também não pude ver… Se o Google Viewer suportasse odt…
Ainda bem que a gente não depende só do Google, o Zoho Viewer suporta ODT.
Embora fosse muito mais prático o rapaz ter disponibilizado a lista em html.
Falta do que fazer !!!!!!!!!!!!
Embora seja uma tremenda falta do que fazer tem seus méritos. Uma coisa em Biologia é a filogenética, é o estudo das relações de parentesco entre os organismos usando características ancestrais e derivadas. Acontece que no mundo Linux se tem um filogenética muito bem documentada de como o sistema surgiu e como se modificou em várias formas possíveis. Existem inúmeros mapas de parentesco entre as distribuições por aí. Mas se um trabalho mais profundo for feito, usando fragmentos de código e mais elementos do sistema forem analisados, o resultado seria mais do que interessante e com implicações para desenvolvedores e para o OpenSource. Me toquei destas implicações quando notei que ele agrupou o Mac OSX junto com os Unixes ao mesmo tempo em que separou o MAC OS original em um outro grupo, é exatamente assim que ficaria na filogenética. Adorei essa lista ;)
Colocar o troço em ODT é o fim do mundo.
Por que fim do mundo? E o discurso de incentivar formatos livres? Quem não tem o Open Office, que é livre, é uma ótima oportunidade pra instalar, daí aproveita e testa.
“Quem não tem o Open Office, que é livre, é uma ótima oportunidade pra instalar, daí aproveita e testa.”
E quem não usa uma suíte Office no dia-a-dia? Vai instalar só pra ler um arquivo?
Povinho que reclama de falta de opções em código aberto, e reclamam quando disponibilizam em ODT … vai entender …
E fazer um .pdf é luxo?
AI MEU DEUS! Quando a gente bota um formato universal como PDF o pessoal do software livre reclama que não estamos suportando o ODT e os outros formatos livres, e quando usamos um formato livre reclamam que o formato não é suportado. TENHAM A SANTA PACIÊNCIA!!
Mas, felizmente, o co-editor Edigard disponibilizou a lista em HTML. Vou colocar um link lá agora. O endereço é: http://www.keepgeek.com.br/wp-content/uploads/2010/05/Nomes-científicos.html
E por favor, deem sugestões.
@rafael
Você capitou a idéia. Também há mais detalhes, por exemplo: se você perceber, verá que o nome científico do Ubuntu é Unix (Linux) africanus e não Unix (Linux) debian africanus, como era o esperado. E por que isso? Simples: se adotássemos a segunda nomenclatura, ao nomear o Big Linux, por exemplo, teríamos dois epítetos, o que não está de acordo com o padrão internacional. Logo, podemos concluir que o Ubuntu está, de fato, tornando-se um sistema independente.
Gostei bastante da idéia da Wiki, mas temos que nos organizar: criar um catálogo de sistemas operacionais como se fossem um ecossistema. Seria algo bem interessante e conto com a ajuda de todos.
@renato
Não, isso é latim, o idioma que originou o Português, o Espanhol, o Francês, o Italiano e vários outros.
Esses otários que estão reclamando do formato ODT aposto que deveriam adorar se fosse em docx ou que o texto fosse gerado por um programa que precisasse de .Net.
Esses otários que estão reclamando do formato ODT aposto que deveriam adorar se fosse em docx ou que o texto fosse gerado por um programa que precisasse de .Net.[1]
@renan
A pergunta correta é: quem (hoje em dia) não usa uma suíte Office no dia-a-dia?
andre, eu
se precisar de algo, uso latex ou markups pra web (html, markdown..)
e quando encontro um arquivo assim, google docs ou conversores pra pdf ou html
mas não é o fim do mundo :)
eu acho que o debian gnu/hurd é mais derivado do debian do que derivado do gnu
mas o problema é: software possui muito mais transferencia horizontal de codigo fonte ( http://en.wikipedia.org/wiki/Horizontal_gene_transfer ) do que organismos vivos, na prática
e kde poderia ter o nome ‘engrenagem’ ou ‘mecanismo’, ou ainda ‘dragão’ (bom, esse era o logo do 3.x, nao sei agora)
outra coisa: unix está muito mais pra um filo do que pra um genero
mas ficou legal =)
http://pt.wikipedia.org/wiki/Transfer%C3%AAncia_horizontal_de_genes a wiki-pt tem um artigo pequeno porem legalzinho
“A pergunta correta é: quem (hoje em dia) não usa uma suíte Office no dia-a-dia?”
Quem produz documentos basicamente com LaTeX e usa um Google Docs pra planilhas, por exemplo.
Parabéns pelo excelente comentário, DF, totalmente construtivo e que foi de suma importância pro andamento da discussão. E parabéns também pro André, autor da lista apoiando tamanha trollagem.
Não é porque você usa “uma suíte office” no dia-a-dia que você pode concluir que “todo mundo” usa também.
Pesquisem sobre o “Office Open XML” pra depois criticar o formato (e não, não é porque ele é fechado).
Só falta falarem pra não usar PDF porque é fechado também.
É incrível a capacidade das pessoas de falar besteira.
“É incrível a capacidade das pessoas de falar besteira.”
É incrível a capacidade de certas pessoas de reclamarem de tudo que é diferente daquilo que eles estão acostumados a fazer/usar. Como vocês queriam que eu fizesse uma tabela colorida como aquela em TXT?
Gente, segundo Freud isso aí é formação reativa, ou seja, vocês que não usam OpenOffice falam mal do formato porque estão louquinhos para usá-lo. Sinto muito, mas a maioria dos usuários não quer ficar digitando códigos esdrúxulos no Vi para fazer algo que eles podem fazer com um clique. Se eu disponibilizasse essa lista em DOC, viriam os stallmistas aqui dizer que o formato é proprietário; agora, se eu disponibilizo o documento em um formato reconhecido pela ISO, vocês reclamam do mesmo jeito!
Será que vocês ainda não perceberam que:
1. Se eu disponibilizei no formato ODT é porque eu uso OpenOffice?
2. Já existe uma versão em HTML disponível?
e, mais importante do que isso,
3. Se o formato é livre e a lista está em uma licença Creative Commons, vocês podem convertê-la para o formato que quiserem e disponibilizá-la para download neste formato que acham mais adequado?
É muito provável que quem reclame do formato seja igual a um famoso cartunista da cena de software livre nacional que paga pau pros SL mas publica, no Twitter, uma foto de seu computador com teclado da Microsoft. – Sim, estou falando de você!!
E eu vou pensar duas vezes antes de criar outra coisa perfeita, inovadora e criativa, fruto de minha inesgotável sapiência e anunciá-la a vocês.
Agora, comentários pertinentes ao assunto do post eu vi poucos…
Uy! Ela ta nervosa!
@André Machado:
Tenho um teclado da Microsoft em casa, bem melhor que esses baratinhos da vida. Pelo menos nessa área, a MS não tenta “abraçar e estender” muito o padrão dos teclados IBM PC:
http://en.wikipedia.org/wiki/IBM_PC_keyboard
E, além disso, a MS é uma ótima empresa na área de hardware =D
aiaiai…
1 – o google docs importa ODT. Eu mesmo já subi várias vezes ODT. não um visualizado, mas um editor.
Assim como o zohoo e povavelmente outros.
2 – Um blog de SL com tanta reclamação de ODT é o ó.
3 – A lista é legal. Não é falta do que fazer, assim como por exemplo não é um monte de coisas pouco úteis mas interessantes e divertidas.
4- Mesmo os trolls que lêem o br-linux mas continuam usando os seus sistemas proprietários Windows ou MacOS X apesar de tudo podem baixar de graça e instalar lado a lado com a sua cópia de MS Office pirata o BrOffice
http://www.broffice.org/download
E, além de tudo isso, o documento ODT já foi indexado e está no cache do Google para quem não tiver o OO instalado ver como HTML. Pra que tanta tempestade em copo d’água?
@André Machado: calma! Isso é o preço do sucesso. Isso é sinal que o pessoal ficou louco pra ler a lista.
Resumindo: sua idéia foi muito boa.
@André Machado: só mais uma sugestão. Faça a tabela em inglês e um post, também em inglês, no seu site. Valerá a pena.
Nunca rir tanto com esse artigo, a parte mais engraçada foi do Unix Felix da Apple.
@ini
An English version is coming soon next week!