Linux também nos televisores LG
Enviado por André Felício (andreΘfelicio·com·br):
“Adquiri um televisor grande como parte da preparação para a copa e para minha surpresa ela roda Linux: kernel 2.6, busybox, lzo, uClibc, e para GUI gráfica Nanox. E para quem for perguntar onde estao os fontes: a LG fornece desde que você envie um e-mail para ela. Quem quiser conferir, olhe no manual na página 49. O manual pode ser consultado no link a seguir.” [referência: lg.com]
• Publicado por Augusto Campos em
2010-05-29
Obrigado por compartilhar.
Quando tenho a opção do Software livre dou preferência a ele.
massa =) agora ninguém pode me dizer que eu não posso compilar o kernel da minha tv xD ueaehieahu vou comprar uma dessas !
Olha, gente, eu não me arriscaria a comprar uma tv desta marca, aliás, produto nenhum. O atendimento é pra lá de péssimo, eles lançam produtos com defeito de fabricação (sabendo) e não tomam nenhuma providência (dêem uma googlada e irão achar). Não se iludam com essa empresa não. Quanto ao linux, ponto pra ela, mas é sabido que vendem porcaria no Brasil (coisa que eles não fazem nos eua).
Não só a LG mas Samsung e Sony também usam Linux em muitas de suas TVs. Quanto à LG, concordo om os colegas. Fujam. Já gostei da marca mas hoje em dia a decepção com a qualidade e pós-venda é decepcionante especialmente celulares.
TVs Sony, Samsung também rodam Linux. Já faz um tempo considerável (a minha é de 2 anos atrás e roda linux)
Bom, esse negócio de marca X não presta e marca Y é pior ainda é bastante questionável.
Claro que pode existir um tipo de equipamento de dada empresa que não esteja lá muito bom e realmente seja furada adquirí-lo, mas dizer que tudo que tal empresa faz é no mínimo um exagero.
Exemplo disso é que eu tenho 3 monitores LG que uso diariamente sem problemas, o mais antigo tem 2 anos ou pouco mais. Lá no trabalho deve exisitr ao menos umas 50 máquinas com monitor desta marca também sem problemas.
Por outro lado meu gravador de DVD LG já chegou em casa com defeito e eu só descobri isso alguns anos depois quando ganhei outro da mesma marca e tinha o mesmo defeito.
Defeito de fabricação pode ocorrer em qualquer lugar e em qualquer marca. Cabe ao comprador saber que se ele tiver qualquer problema e que a fabricante não queira resolver, existe o código de defesa do consumidor e que deve ser usado ao seu favor.
Não estou defendendo a LG, não – não tenho qualquer vínculo com ela e nem pretendo ter, apenas sou um usuário satisfeito de monitores LG
Tenho uma TV de plasma dessa marca e o meu notebook, um R410 que estou teclando agora com o Ubuntu, também é. Ambos os aparelhos são ótimos e nunca deram problema, no entanto já vi vários depoimentos negativos na Internet sobre a garantia da LG. Nunca precisei da assistência técnica, espero não ter problemas quando isso ocorrer.
ficando só na questão ‘linux”, porque afinal não existe controle de qualidade 100% EM NENHUMA MARCA!….o que tá embarcado na tv é passivel de alteração? dá para o usuário atualizar? tem ao menos as especificações? nem que seja pra assistência técnica?…
Percebemos, cada vez mais, que a constante divulgação das informações estimula a padronização do sistema de participação geral.
Sinceramente… grande coisa. Mais um fabricante sugando.
Tão usado por estar pronto, por ser estável, etc.
Não por ser linux ou software livre ou licensa tal.
Não entendo porque alguns elogiam essas notícias de aparelho x usando linux. Se eles usam, é porque traz vantagens econômicas (excessões é claro).
Se der pra fazer um firmware customizado usando os fontes, talvez tenha sentido essa adoção pra alguns.
Eu mesmo não sei de nenhuma contribuição da LG com software open source, ou para comunidade open source (ou seja se existe ainda não ouvi falar).
E os notebooks que vi até hoje da dita cuja, só vi com Windows.
“Eu mesmo não sei de nenhuma contribuição da LG com software open source”
Só o fato de estar usando, já é uma contribuição.
Até o Stallman defende que ninguém é obrigado a contribuir com código ou dinheiro.
@Marcos
Pois é. Tem gente que não fica feliz nem quando usam Linux.
Poxa. A LG usa Linux e isso virou uma coisa ruim agora?!
Vai entender.
Eu torço para que, cada vez mais, mais e mais empresas usem e contribuam com o linux.
E acho que a tendẽncia é irreversível, principalmente agora em que é moda uma empresa processar a outra por violações de patentes. Usando um sistema aberto e de desenvolvimento cooperativo, essas chances são minimizadas.
A samsung usa linux, tenho uma serie 6, mas não arrisquei instalar o samygo.
samygo.sourceforge.net
SamyGO is a project for reverse engineering Samsung TV’s Firmwares which is partially Open Sourced.
A minha LG é dessa. Até agora nunca travou. Chegou a aparecer a tela azul da morte, mais era falta do sinal da NetCombo rsrsrsr.
Ah, acho lindo os terminais do Banco do Brasil, com o pinguim sorridente. “terminal Linux”.
Sabiam que os ladrões estão desistindo de roubarem os caixas eletrônicos ao verem o TUX?
[]´s
Quando comprei o meu televisor de plasma da LG, há mais de 1 ano, verifiquei no manual que ele utilizava Linux e vários outros SL/OS (Nanox, Busybox, etc.). Quanto a qualidade dos produtos LG, acho que é bem razoável. Até hoje não tive problemas com os produtos da marca que prejudicassem a imagem dessa empresa.
Got root? :-P