Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Linux Mint diz não ao Unity e ao Gnome-Shell

Clemente Lefebvre, desenvolvedor do Linux Mint – distribuição baseada no Ubuntu – concedeu uma entrevista falando sobre como o Mint irá agir em relação à recém-anunciada adoção do Unity em substituição ao GNOME-Shell no próximo Ubuntu.

E embora ele não tenha explicado como isso vai ser feito, a decisão em si é simples de compreender: o Mint não vai aderir nem ao Unity e nem ao GNOME-Shell: daqui a uns 6 meses, quando o Mint 11 sair, seu desktop deve ser basicamente o mesmo de hoje.

Já sobre o ainda mais recente anúncio do interesse do Ubuntu em trocar o X pelo Wayland, o desenvolvedor foi menos refratário: lembrou que é uma mudança a longo prazo, portanto é perfeitamente possível aguardar para ver como a situação no Ubuntu se desenrola antes de pensar em como isso vai se refletir no Mint. (via omgubuntu.co.uk)


• Publicado por Augusto Campos em 2010-11-09

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Wilfredo (usuário não registrado) em 9/11/2010 às 3:35 pm

    Excelente notícia. Agora os usuário do Ubuntu têm a escolha de aderir às novas mudanças ou continuar próximo ao atual estilo. Mudei de distro na hora certa!

    Reikainosuke Nekomata (usuário não registrado) em 9/11/2010 às 3:46 pm

    Alguém sabe a quantas anda o projeto Wayland atualmente? Será que tem possibilidade de superar o X.Org mesmo?

    Junin (usuário não registrado) em 9/11/2010 às 3:48 pm

    Oloko qual é o problema do Unity e o GNOME-Shell?
    Ambos são bonitos e muito elegantes, único empecilho (e bota empecilho nisso ) é a aceleração por hardware que é obrigatória.

    Illidan (usuário não registrado) em 9/11/2010 às 4:12 pm

    Aceleraçao por hardware obrigatoria nos dois? Se afirmativo que sindrome “windows aero” ein =/

    Ednei P. de Melo (usuário não registrado) em 9/11/2010 às 4:27 pm

    “Aceleraçao por hardware obrigatoria”

    Em plena era GPGPU, porquê não usar os recursos gráficos dos IGPs?

    Peterson Espaçoporto (usuário não registrado) em 9/11/2010 às 4:28 pm

    Não é obrigatório. É bompara uma melhor experiência =)

    Marcos (usuário não registrado) em 9/11/2010 às 4:31 pm

    Computadores de 10 anos pra cá já possuem quase todos aceleração de hardware, pelo menos pra 2D. Mais antigos que isso, dificilmente instalariam um Gnome ou KDE mesmo.

    O problema é os benditos drivers pra Linux que explorem o potencial da placa de vídeo do usuário.

    Mas é positivo a decisão sim, já que agora quem tem problemas de aceleração de hardware pode contar com uma boa distribuição, sem que os usuários de placa de aceleração sejam penalizados.

    Bremm (usuário não registrado) em 9/11/2010 às 4:48 pm

    O problema com o Netbook Remix/Unity combinados com GPUs de procedência “duvidosa” é que complica na hora de usar. Felizmente há (ainda) um fallback no UnR que “manda” o usuário para um Gnome “basicão” (sorte de quem tem chipset SiS ou VIA/Chrome).

    Foi o que aconteceu aqui quando instalei o UnR no desktop da minha cobaia mãe. Tive de rodar o jockey e instalar o driver blob da Nvidia para poder usar o mutter (que diga-se de passagem é “bonitinho mas ordinário”, pois trava sem avisar e só resolve-se o problema reiniciando-se o gdm ou forçando-se um reboot).

    Se a coisa continuar nesse pé, vou acabar instalando o Kubuntu Netbook (Remix também?). Só ainda não fiz porque ao pedir para instalar ele quer trazer o HAL junto (coisa que até o Xfce resolveu na versão 4.8-pre, deixando o HAL de lado em detrimento do gio-gvfs).

    foobob (usuário não registrado) em 9/11/2010 às 5:07 pm

    melhor shell ainda é o bash…

    jose (usuário não registrado) em 9/11/2010 às 5:19 pm

    Acho que vocês não usam Sis 671… se usassem teriam um bom motivo pra partirem pro Mint ou usar só o KDE… :(

    Marcio (usuário não registrado) em 9/11/2010 às 5:38 pm

    Unity nao eh pra desktop… eh pra notebook.

    Marcio (usuário não registrado) em 9/11/2010 às 5:38 pm

    Corrigindo…. “eh pra netbook”.

    rodrigo saraiva (usuário não registrado) em 9/11/2010 às 5:38 pm

    Q cambada. Reclamam do Gnome q não evolui.
    Reclamam qdo ocorre evolução.
    Tem hardware ruim? Vai trabalhar pra comprar um melhor, ou não usa ambiente gráfico.
    Deixa a única distro linux preocupada em evoluir tecnologicamente pra competir com windows e OSx continuar seu bom trabalho…

    jose (usuário não registrado) em 9/11/2010 às 6:27 pm

    @Rodrigo, eu trabalho, e muito, muitas vezes mais de 10 horas por dia, e o notebook que comprei tem o hardware ruim, nem por isso vou deixar de usar ambiente gráfico, a distro que mais se preocupa em evoluir tecnologicamente é a Fedora, que traz enormes avanços da Red Hat, que é a unica empresa que distribui linux que pensa em tecnologia, a Canonical com o Ubuntu é a mais preocupada com o Usuário Final, e em sua competição com Windows e Mac OS X, o foco dela não é tecnologia, o foco de mercado dela é outro… Cambada … bem, acho que o termo é inadequado, sua observação é escrota nisso, no mundo livre quando voce fala de alguem que critica muito voce não a manda trabalhar, voce pede que ela contribua com código ou dinheiro ao projeto. se voce ainda não entende os conceitos de SL volta pro Windows

    jose (usuário não registrado) em 9/11/2010 às 6:29 pm

    @Marcio fiquei sabendo que eles vão adaptar o Unity pro desktop… não sei se vai ser exatamente igual a versão que vimos nos netbooks…(to procurando o link de referencia)

    Guilherme (usuário não registrado) em 9/11/2010 às 6:38 pm

    @jose

    A menor preocupação de um ser que compra um hardware desse deveria ser qual desktop ele usa. Problemas bem maiores existem pra se preocupar.

    benjamim (usuário não registrado) em 9/11/2010 às 6:40 pm

    Pessoal, aceleração gráfica é o mínimo que se pode esperar em pleno 2010. Sorry mas gpus da SIS/VIA são péssimas até mesmo em ambientes sem efeitos especiais.

    Ronaldo (usuário não registrado) em 9/11/2010 às 7:33 pm

    Quando se diz que é obrigatória a aceleração por hardware quer dizer uma placa de vídeo separada, ou um chipset onboard dos recentes ja resolve?

    antonio (usuário não registrado) em 9/11/2010 às 7:46 pm

    maldito capitalismo!!!!! essas putarias forçam o mercado evoluir (gastar). quando forca alguem a comprar algo que ela já tem simplesmente pq o mercado quer, é uma forma desleal de ganhar dinheiro.

    ioca100 (usuário não registrado) em 9/11/2010 às 7:53 pm

    @Antônio, volte para a caverna, hehehe.

    ioca100 (usuário não registrado) em 9/11/2010 às 7:54 pm

    A revolução Markcista começou: http://cdimage.ubuntu.com/daily-live/current/

    Marcio Torres (usuário não registrado) em 9/11/2010 às 8:08 pm

    Qual diferença faz, essa afirmação ? Linux Mint ? …

    Jeremias (usuário não registrado) em 9/11/2010 às 9:18 pm

    Quero testar o Unity que será lançado com o 11.04, pois com certeza será otimizado para os desktops, mas se o resultado não for legal, migrarei para o Mint, e testarei o Fedora que com certeza virá com o Gnome Shell…

    Livre1 (usuário não registrado) em 10/11/2010 às 12:16 am

    Tem chances de eu mudar para ele.

    Ubuntu sem Gnome sei não, esse Unity não parece muito legal.

    lekegf (usuário não registrado) em 10/11/2010 às 1:02 am

    Minha opinião é que cedo ou tarde as distros que não atualizarem seu ambiente gráfico serão esquecidas junto com o Gnome 2x, a evolução é algo inevitável. Vide KDE e seu Plasma Desktop.

    Igor Cavalcante (usuário não registrado) em 10/11/2010 às 2:24 am

    Parece que finalmente o mint vai deixar de ser um ubuntu com alguns pacotes pré-instalados pra ter um pouco de personalidade

    Wilfredo (usuário não registrado) em 10/11/2010 às 2:52 am

    Só falta ele ser marrom e laranja. Visual esse do qual sinto falta, confesso.

    Marcos (usuário não registrado) em 10/11/2010 às 7:47 am

    “Parece que finalmente o mint vai deixar de ser um ubuntu com alguns pacotes pré-instalados pra ter um pouco de personalidade”

    @Wilfredo, é só trocar o tema.

    Lucaugusto (usuário não registrado) em 10/11/2010 às 10:41 am

    @Junin
    um ambiente bonito e elegante não basta, ao menos não para mim.

    O que eu quero é um ambiente funcional, leve e estável, e com certeza nem o Gnome-shell nem o Unity estão sequer perto disso… se a Canonical continuar com estes planos, com certeza partirei para outra… quem sabe algo com KDE (desativadas as frescuras, claro)

    marcelo Ulianov (usuário não registrado) em 10/11/2010 às 11:14 am

    O Mint é uma ótima distro, muito prática. É minha distro de uso diário, e estou muito satisfeito. E não, não se trata somente de um Ubuntu personalizado.

    rodrigo saraiva (usuário não registrado) em 10/11/2010 às 5:24 pm

    @Jose
    Meu querido, em primeiro lugar, gostaria de esclarecer o meu termo cambada, que não considero ofensivo. Uso linux a muitos anos e Ubuntu desde a versão 5.04. Desde a versão 8.10 nem tenho mais partiçãozinha windows na minha máquina como muitos fazem. O cambada foi no sentido de ‘definir’ o pessoal que usa linux que estão sempre em discussão de isso é melhor, aquilo outro é melhor, etc., etc. Nunca vi uma cambada discutir tanto por pontos sem sentido. Linux te permite usá-lo como quiser. Eu mesmo já usei Ubuntu rodando Enlightment. Meu, instala o negócio e configura o ambiente gráfico que você quiser. Se a distro não tá agradando, troca, etc.
    Outro ponto, sei bem o que é software livre, o que é contribuir com código, essas coisas. Sou analista de sistemas e trabalho desenvolvendo sistemas pra Internet desde 1997. Trabalho com PHP, Python, ColdFusion.
    Mais outra coisa, não fosse a Canonical, o Fedora não teria se desenvolvido tanto como está hoje. Sem competição, não há evolução.
    Agora uma coisa não tenho como amenizar pra você. Não sei com o que você trabalha. Mas se trabalha com tecnologia e compra um notebook com hardware ruim meu filho, não há sistema operacional, distro, ou ambiente gráfico que vá resolver pra você. Não tem jeito…

    Renato (usuário não registrado) em 11/11/2010 às 10:34 am

    O sr. “rodrigo saraiva” tá meio “tolerância zero”… não é assim que se fala meu amigo…
    Você tem que evoluir. Hoje você trabalha… amanhã pode estar desempregado…
    cambada é a mãe.

Este post é antigo (2010-11-09) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.