Linux Mint 9
Enviado por Ricardo Martiniano da Silva (ricardomartinianoΘgmail·com):
“A versão 9 do Linux Mint, denominada de Isadora, já está pronta para download. O sistema é baseado no renomado Linux Ubuntu e atualmente encontra-se em terceiro lugar de popularidade, perdendo apenas para o Ubuntu e Fedora, segundo o DistroWatch. Já que ele é baseado no sistema da Canonical, alguns podem vir perguntar “Qual a vantagem de utilizar o Mint ao invés do próprio Ubuntu?”. A explicação é bem simples: (…)” [referência: espacoliberdade.blog.br]
• Publicado por Augusto Campos em
2010-05-19
Eu fico com uma pulga atrás da orelha quando dizem que este mint é a terceira distro mais popular baseada em linux.
Bom, acho que ela tem o mérito por estar na terceira posição (DistroWatch). Basta pensar que ela é baseada no Ubuntu (que é a primeira), e que pelo pouco que sei dela, ela fornece um ‘out-of-box’ melhor que o do ubuntu, com codecs já instalados por exemplo. Eu mesmo irei instalar ela no pc de meus pais…
Sem falar que o ranking do Distrowatch é o número de ‘hints’ na distro, o que eu acho que não indica de forma absoluta a popularidade ou não de uma distro.
@Igor
Não dizem, ela de fato é a terceira de acordo com o Distro Watch.
Mesmo ocupando esse lugar de destaque, eu nunca tinha ouvido falar dela.
Conheci ela por acaso, dando uma olhada no Distro Watch… vi que ela estava no segundo lugar (na época) e achei estranho pq estava na frente de outras tradicionais e conhecidas.
Aí foi questão de tempo de ter ela instalada e não me arrependo =)
Isadora ;)
@Bruno
O Out-of-box do Mint é realmente melhor que o Ubuntu. Ele vem um pouco melhor preparado ao usuário final do que o Ubuntu. Não sei até que ponto a popularidade de uma distro pode ter sua colocação da Distrowatch como critério, mas que o terceiro lugar é uma posição invejável, ninguém pode negar!
Além disso tem um visual muito melhor que o do Ubuntu ”é isso que não consigo entender” para mim o Ubuntu não deveria entregar o sistema com papel de parede degradê e sim com imagem do codinome de cada versão,agora é aguardar o lançamento do big linux 5.
Já não basta terem feito uma derivada(Ubuntu) e depois fazerem a derivada da derivada.Eu já me sinto meio débil mental usando o Ubuntu(eu me sinto, não é nada a respeito dos usuários do Ubuntu), imagino então como deva ser esse Linux Mint
O Mint foi feito para os mais leigos em Linux já que vem com um
visual que tenta ser agradável e usar um menu iniciar semelhante ao
XP, além de jar vir com codecs e plugins necessários para internet
e um próprio gestor de atualizações mais eficiente do que do próprio
Ubuntu…
Mas acho que logo logo as distros baseadas em Ubuntu vão cair, já que o novo Ubuntu 10.04 surpreendeu todos com a facilidade e quebra
da burocracia em instalar os codecs e plugins…
Eu uso Ubuntu e realmente ele está tentando competir direto com Mac Os X e Windows, a comunidade Linux que se cuide pois o Ubuntu não está brigando para ser o melhor Linux e sim para ser o melhor sistema operacional…
As outras distros estão preocupadas em derrubar o Ubuntu, mas esquecem de medir esforços para que seus sistemas sejam tão fáceis
e amigáveis quanto ao Ubuntu…
Ou seja, ela vem com codecs proprietários instalados.
eu particularmente acho isso muito discutível, porque primeiro ocorre sem nenhuma informação adicional ao usuário de que ele está usando soft proprietário e segundo, se até no windows o usuário tem que baixar codecs então isso não é um critério lá muitop útil para avaliar usabilidade.
Quanto à distro em si ela é muito boa, a versão 8, comunitária, lembra um pouco o 09.04, o que é bom porque ele é muito melhor e estável que a versão de outubro passado do ubuntu.
Eu uso o Linux Mint 8 LXDE numa máquina velha. Esta versão com o LXDE é muito leve e surpreendentemete bem acabada. Antes eu usava o Xubuntu, que além de mais pesado, nem se compara em termos de acabamento.
Recomendo para quem quer testar.
É a excelência em Sistema Operacional.
@Pedro
Um Sistema operacional pode ser sim para alem de débeis mentais, e o mesmo sistema tb pode ser escolhido por Geeks por N fatores, as vezes, qd descobrimos um monte de coisas, cansamos delas tb; não é sempre q quem sabe escovar bites esteja afim de escova-los. E q é preciso entender de uma vez é q, como vc não entende nada de biologia (exemplo), um biólogo não precisa saber nada de funcionamento de SO para se beneficiar com tudo q o sistema possa oferecer naum, assim como vc se beneficia do conhecimento de ramos q vc não tem noção e já encontra tudo pronto. As coisas tem q ser úteis – em se tratando maquina então!?
Sou usuário do Debian Lenny.
@Alvin
Hoje eu me sinto assim mas acho bom o Ubuntu ter existido pois foi nele que eu tive minhas segundas experiências em Linux(as primeiras foram em Slackware mas foi por tão pouco tempo que nem adiantou muita coisa).Porém, hoje eu não vejo muita graça no Ubuntu e também me sinto um pouco preso nele e seu gerenciador de pacotes(não vou muito com a cara do apt). E além de tudo isso eu não curto muito usar distros derivadas, sempre dou prefência às distros-mãe ou distros independentes.
No início o Mint era desdenhado como um mero “Ubuntu + codecs”. Mas a distro cresceu muito, hoje ela tem um gerenciador de atualizações mais confiável que o do Ubuntu (como o colega já falou aí acima), tem vários programinhas prá melhorar a usabilidade, um pequeno repositório próprio, artwork superior (cor padrão: verde forte) e vários outros toques que fazem a diferença. Uso desde as primeiríssimas versões e nunca me arrependi.
Atenção: essa versão nova do Ubuntu (e consequentemente do Mint) tem um bug que deixa a splash screen com baixa resolução se você instalar o driver proprietário da NVidia. O resultado é horrível. A solução está aqui: (estranhamente, prá mim o que funcionou foi a segunda alternativa. O autor diz que a tela ficaria preta, mas ficou com o logo do Mint mesmo, muito legal. A primeira alternaativa também funcionou, mas as letras na tela de menu do GRUB ficaram pequenininhas, quase ilegíveis).
http://news.softpedia.com/news/How-to-Fix-the-Big-and-Ugly-Plymouth-Logo-in-Ubuntu-10-04-140810.shtml
baseado no renomado Linux Ubuntu
pqp quanta soberba
@Carlos
Para você o Ubuntu não é renomado? Para mim é sim. Ser o SO Linux mais utilizado entre os usuários finais não é para qualquer um. Falou em Linux fácil de se usar, lembra-se primeiramente do Ubuntu.
Abraços
To usando o Mint aqui no notebook. É uma excelente distro. Recomendo. O que to usando é o Mint 8 Fluxbox CE, mas instalei E17 nele.. Estou customizando aos poucos
Tambem to usando o Mint faz tempo, e varios amigos Windowzers que mostrei gostaram muito. Pois os refinamentos facilitam muito. Alem de os temas serem muito bonitos e bem acabados.
Instalei em varios pcs que antes usavam Windows, e todos os usuários estão felizes :)
clone do clone
Sim, tanto o Mint como Ubuntu são distros bem amigáveis e simples de usar. Já faz 6 anos que uso apenas GNU/Linux. Comecei com Conectiva 10 e Kurumin, me apaixonei pelo Debian, testei várias outras distros, não gostei das versões do Ubuntu anteriores ao Feisty Fawn, mas me apaixonei pelo Feisty e usei a mesma instalação sem nunca formatar meu notebook antigo, sempre dando upgrade no Ubuntu, do Feisty (7.04) que instalei em 2007 até o Jaunty (9.04) em 2009, quando infelizmente o meu notebook foi roubado. A falta de um CD do Karmic e a longa espera pelo Lucid, me fez apagar o Jaunty que estava no meu notebook novo, que infelizmente tem uma placa da SiS, e instalar o Mint que havia pego apenas para fazer testes. Instalei a versão do Mint com Fluxbox porque uso o E17, então para mim é desnecessário uma distro com Gnome ou KDE instalado, se no final vou usar outro WM. A versão com Fluxbox me atraiu pelo fato de vir com vários programas mais leves como, por exemplo, o mousepad como editor de textos e o Sylpheed como cliente de e-mail.
Recomendo o Mint… Minhas únicas infelicidades são a placa da SiS que não me permite usar os efeitos 3D do Ecomorph (fork do Compiz para E17) e a versão do E17 que está nos repositórios atualmente, que é a mais instável que já usei…
Abraços
do Terrinha
Nusssa!!! esse Linux Mint é realmente muito bom…
Eu usava o Ubuntu mas decidi experimentar o Mint e ja era, paixão a primeira vista….
Esse Isadora é muito louco, bem melhor que o Helena.
Eu tinha problemas com vídeos em HD no Helena e no Ubuntu, mas no Isadora eles arrumaram tudo..
E ainda esta mais bonito…
Show!!!!
Passei a usar linux a coisa de 1 mes (incentivado pelo meu garoto que usa desde 95) e fiquei bem impressionado com os “Ubuntus” todos, mas foi com o mint que mais me identifiquei! Provavelmente pela facilidade de uso visto que meus dedos ainda nao desacostumaram com o seven! Parabens ao pessoal que desenvolvem essas maravilhas!
@heleno
Seja muito bem vindo ao mundo do linux. É realmente fascinante não só o sistema, mas toda a filisofia ao seu redor. Aproveite-a ao máximo!!!!!!