Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Linux IRC Day no Brasil: pré-anúncio

Enviado por Orlando Xavier (orlandoxavier·shΘgmail·com):

“Linux IRC Day: será um dia (ainda não definido) em que usuários Linux poderão se reunir e debater sobre o Linux e Software Livre em geral. O encontro será realizado no canal de IRC #Ubuntu na rede VirtuaLife. Muito provavelmente, a maioria dos caros leitores já acessaram o IRC, mesmo que tenha sido há um bom tempo. :-) Querendo não generalizar, para quem não sabe, o IRC é um tipo de bate-papo que reúne várias pessoas em diferentes “salas”, mais conhecidas como “canais”. A ideia do Linux IRC Day veio de meu querido amigo Olívio Farias, apoiada por mim, Orlando Xavier, e pelo meu nobre amigo Richardson Porto. Queremos acumular o maior número de usuários possível, para que tenhamos um debate mais agradável e consistente, o qual será devidamente moderado por uma equipe de voluntários. Em breve teremos mais detalhes sobre o planejamento da equipe, data, hora e mais detalhes sobre o evento. Fiquem atentos para novas informações. Até mais. :)” [referência: orlandoxavier.org]

• Publicado por Augusto Campos em 2010-03-09

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Marcelo Kalib (usuário não registrado) em 9/03/2010 às 11:09 am

    Que coisa mais sem futuro eim?!
    O irc já é lotado de gente todo santo dia.. porque ter um dia para isso? Coisa de quem não tem o que fazer mesmo.. aiai…

    Tinha que ser coisa do #ubuntu… hehehe

    zer0c00l (usuário não registrado) em 9/03/2010 às 11:11 am

    Novatos… Estou todo o dia no freenode.

    Lucas Timm (usuário não registrado) em 9/03/2010 às 11:23 am

    @ Marcelo Kalib

    eurri, huahuahua

    @ zer0c00l

    [2]

    Pasmem Pereira (usuário não registrado) em 9/03/2010 às 12:03 pm

    Virtualife? onde fica isso?
    pq o pessoal não vai pra freenode e para de chorar?
    o #ubuntu-br da freenode deve ter mais gente que a virtualife inteira.
    Isso é coisa de gente que quer ser community leader e nem sabe inglês.

    Kurt Kraut (usuário não registrado) em 9/03/2010 às 12:22 pm

    As redes brasileiras de IRC como a VirtuaLife perdem progressivamente o sentido de sua existência desde o início da década. Hoje, quem procura a internet para bater papo ao vivo prefere outros meios e protocolos que têm recursos multimídia e facilidade de uso em detrimento de uso. Isso deixou as redes brasileiras com mais gestores e operadores do que usuários, uma tribo com mais caciques do que índios.

    Na busca de um público que ainda se interesse em usar o IRC e recuperar algum market share estão fazendo agora essa iniciativa sem data e sem hora marcada para captar novos usuários. Mas como fora muito bem dito, é capaz de um único canal na Freenode ou na OFTC onde as comunidades de software livre já se concentram terem mais usuários que a VirtuaLife.

    Portanto, o projeto tem mais um caráter de ‘marketing de guerrilha’ do que evento comunitário. E como disse o ‘Pasmem Pereira’, isso tira qualquer significância da atividade. Duvido muito que os usuários e militantes de software livre se interessem no tal ‘evento’.

    Lucas Fernando Amorim (usuário não registrado) em 9/03/2010 às 12:26 pm

    @zer0c00l [3]

    Yuri (usuário não registrado) em 9/03/2010 às 12:26 pm

    Virtualife? é piada né? pessoal todo da area de software livre já esta na rede FREENODE, existem os canais #ubuntu-br #slackware-br #archlinux-br entre outros cheio de pessoas.

    Allan Taborda dos Santos (usuário não registrado) em 9/03/2010 às 12:40 pm

    Ouvi falar que os moderas do Freenode são tiranos.

    MDK (usuário não registrado) em 9/03/2010 às 12:55 pm

    Uma boa ideia é fazer a reunião no Chatroulette… de vez em quando vc encontrará algum louco que usa linux (muito de vez em quando…)

    Lucas Timm (usuário não registrado) em 9/03/2010 às 1:04 pm

    @ Allan

    Um deles sim. Você ainda lembra da história né…

    Illidan (usuário não registrado) em 9/03/2010 às 3:17 pm

    @ Allan

    Que é isso? Moderadores tiranos?
    Nunca que há alguem tão mesquinho a ponto de se aproveitar de ser moderador ¬¬

    Eu não diria “tiranos”, e sim “abusados”.
    É o único problema da rede, em minha opinião.
    O IRCd de lá também não condiz com nossas espectativas.

    @Pasmem Pereira
    A questão não é ser “community leader”, apenas queremos um local nacional, brasileiro, o que a FreeNode não é. Por isso escolhemos a rede VirtuaLife.com.br, por ser a maior rede nacional em atividade

    @KurtKraut
    Sim, isso é uma espécie de união: discutir sobre SL em uma rede nacional. Notei que depois do falecimento da Brasnet, você ficou um pouco desgostoso com o IRC brasileiro. Mas não faça comentários infelizes acusando de ser Marketing.

    Acho que o problema do brasileiro é não dar valor às coisas que tem. :-)

    Eu não uso IRC tem mais de uma década, qual cliente IRC o pessoal recomenda?

    Allan Taborda dos Santos (usuário não registrado) em 9/03/2010 às 5:36 pm

    XChat ou Pidgin, não necessariamente nessa ordem.

    Lucas Timm (usuário não registrado) em 9/03/2010 às 5:48 pm

    @ Orlando Xavier

    E eu acho que o problema do usuário Ubuntu é querer reinventar a roda. :-)

    norton (usuário não registrado) em 9/03/2010 às 6:14 pm

    Sobre cliente irc o que recomendo é o irssi. Mas usar a rede Virtualife para alguma coisa é brincadeira. Essa é uma rede sem seriedade se quer dos ircops.

    corvolino (usuário não registrado) em 9/03/2010 às 9:22 pm

    Isso tá mais para flame day. Fazer ‘evento’ Linux acontecer em canal do #ubuntu é muito tenso. Se não gostam da freenode faz o evento na oftc.

    Sugiro organizar isso melhor,senão vai aumentar o epic fail :)

    elias (usuário não registrado) em 9/03/2010 às 11:13 pm

    virtualife? hm.. o.o

    eu nem sabia que isso ainda existia XD

    isso me lembra a epoca da brasnet e brasirc

    :~

    hoje em dia eu só vejo futuro na freenode

    se vc for no #ubuntu da freenode, tem 1000, 1200 pessoas, e eh mto raro ver um kick ou um ban

    e mto raro ver alguem com +o

    pq será?

    em muitas redes, vc vai ver canais divididos na panelinha.. n digo que seja o caso da virtualife

    mas sei la, uns 10 ops, 15 voices, 100 usuarios comuns, digamos

    esses canais, curiosamente, vao estar cheios de bots com autokicks, autobans.. os proprios ops vao ter aliases pra facilitar o kick e o ban

    com mensagem auto-gerada, o.o

    eu adoraria que outras redes seguissem esse tipo de coisa: http://freenode.net/channel_guidelines.shtml , mas é difícil ._.

    e por fim, nao me incomodo disso de ‘nao ser brasileiro’. eu acho o nacionalismo em si uma grande bobagem. a freenode é um projeto internacional, com participação de brasileiros inclusive.

    @Lucas Timm

    O que você tem contra usuários Ubuntu?
    Usar Ubuntu é errado? Querer fazer coisas em um outro estilo é errado?
    Não entendi sua posição!

    @elias

    Concordo com você. Esse é um dos defeitos, porém, como haverá uma evolução sem usar o serviço?
    O que nos fez tomar esta decisão, como já disse anteriormente, foi o fato de ser a maior rede brasileira em atividade.

    stefan (usuário não registrado) em 10/03/2010 às 10:12 am

    É simples, irc brasileiro teve poucas vertentes realmente profissionais. Estas foram destruídas pelos “hackers” com idade mental inferior a 14 anos. Hoje em dia, muitas das redes nacionais são mantidas por dinheiro ou servidores ilícitos.

    Concordo com o pessoal de que não tem necessidade de se utilizar qualquer rede brasileira hoje em dia, sendo que temos a Freenode, projeto de cooperação internacional, que como alguém aqui falou, conta com ajuda de alguns brasileiros.

    elias (usuário não registrado) em 10/03/2010 às 12:26 pm

    @stefan

    muitas vezes a idade ‘física’ (?) é também inferior a 14 anos. :D

    @orlando

    bom, ok. eu admito que não sei a quantas anda a virtualife. vou visitar algum dia :)

    Lucas Timm (usuário não registrado) em 10/03/2010 às 1:32 pm

    @ Orlando

    Já disse o que eu acho, ou você quer que eu desenhe? :-)
    Você me atacou como brasileiro, eu te ataquei como usuário Ubuntu.

    @ Elias

    Há anos não entro nos canais de Ubuntu, devido um fato desgastante ocorrido na Freenode (Isso é, babacas com status de IRCop). Mas, há testemunhos de amigos meus que contam de um usuário Arch ser *BANIDO* do #Ubuntu-br por sugerir uma recompilação de kernel…

    @Lucas Timm

    Viu só, Lucas?
    Imagine uma grande concentração de pessoas num canal com uma administração dessas!
    Definitivamente, não sei se o evento daria certo sendo na Freenode.
    Vamos analisar as opiniões e fazer o que for melhor para o evento.
    Abraço!

    Lucas Timm (usuário não registrado) em 10/03/2010 às 7:10 pm

    @ Orlando

    “Imagine uma grande concentração de pessoas num canal com uma administração dessas!”

    A concentração já existe, e provavelmente supera em várias vezes a quantidade que vocês conseguirão na VirtuaLife.

    “Definitivamente, não sei se o evento daria certo sendo na Freenode.”

    Imagino que não dê certo em rede nenhuma.

    “Vamos analisar as opiniões e fazer o que for melhor para o evento.”

    Te desejo boa sorte (sem ironia) :-)

    “Abraço!”

    Idem

    Olívio Farias (usuário não registrado) em 14/03/2010 às 2:53 pm

    Bem, estou aqui para apoiar.
    Assim como vocês deveriam fazer o mesmo.
    Pois é um “evento” para trocar idéias, falar com velhos amigos de IRC e por ai vai.
    Já que não tem como ter essa “liberdade” na freenode.
    Pois 90% dos canais são voltados para suporte.
    Justamente por isso tivemos a idéia de fazer em outra rede, para sair um pouco desse meio “sério” que é a freenode e se animar mais, falando mal do “Janelas”, trocando idéias sobre várias distribuições que nem todos conhecemos, até quem sabe conhecer pessoas de sua própria cidade para fazer reuniões, grupo de estudo e claro, quem sabe surgir um grande evento na cidade.

    Esse é meu pensamento, espero que respeitam pois respeito a opinião de todos que comentaram e entendo alguns dos comentários.

    Enfim, vamos mostrar que os Linux users são “organizados” e “unidos”.

    Abraços e Fiquem com Deus.

Este post é antigo (2010-03-09) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.